Sertões tem irmãos Baumgart favoritos nos carros, enquanto concorrência tenta engrossar

Os irmãos Marcos e Cristian Baumgart despontam como os grandes candidatos a mais um título no Sertões na disputa dos carros. Desta vez, a prova não conta com Guilherme Spinelli e Lucas Moraes no grid, mas há outros concorrentes de peso, como Zé Hélio Rodrigues e Marcelo Gastaldi

A Giaffone Racing, em conjunto com a CBMM, conseguiu deixar pronto o primeiro UTV híbrido para a largada do Sertões 2021 (Vídeo: Divulgação CBMM)

A luta pelo título do Sertões de 2020 ainda está na retina e foi polarizada entre os irmãos Marcos e Cristian Baumgart, da equipe X Rally. A batalha em família teve como protagonistas as picapes Toyota Hilux V8 IMA, alugadas junto à preparadora belga Overdrive e com as quais Nasser Al-Attiyah e Fernando Alonso disputaram o Dakar daquele ano. Neste ano, com a versão atualizada dos brutos da marca japonesa, novamente os irmãos Baumgart despontam como francos favoritos a mais uma taça do maior rali das Américas na edição que começa com o prólogo nesta sexta-feira (13) na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte.

Juntos, os Baumgart venceram quatro das últimas cinco edições do Sertões. Três delas por Cristian e seu navegador, Beco Andreotti, enquanto a taça do ano passado ficou nas mãos de Marcos e o copiloto Kleber Cincea.

KLEBER CINCEA; MARCOS BAUMGART; SERTÕES; CARROS;
Kleber Cincea e Marcos Baumgart defendem o título do Sertões em 2021 (Foto: Cadu Rolim/Shez)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A edição deste ano vai contar com dois grandes desfalques na luta pelo título dos carros: Lucas Moraes, campeão da edição de 2019, está fora do grid deste ano, assim como o pentacampeão Guilherme Spinelli, que disputou o Dakar de 2021 com um Mini da equipe alemã X-Raid.

Entretanto, mesmo com notáveis ausências, há outros nomes de peso que prometem dificultar a luta dos irmãos Baumgart rumo a mais um título do Sertões.

Quais as melhores e as piores duplas da Fórmula 1 em 2021? Este é o tema do Paddockast #116. Ouça

Enorme campeão do Sertões nas motos, com cinco títulos, Zé Hélio Rodrigues já há algum tempo integra o grid da prova dos carros. Na sua 26ª participação na prova, o piloto vai competir a bordo do ‘buggão’ batizado como ‘Javaloko’, produzido pela Giaffone Racing. Zé Hélio vai correr ao lado do seu novo navegador, Ramon Sacilotti, nome de tradição do Sertões nas motos e irmão de Moara Sacilotti.

Sylvio de Barros, outro habitué do Sertões, vai disputar a prova deste ano também com um Toyota Hilux IMA pela equipe X Rally tendo como navegador Rafael Capoani. E Julio Capua será mais um a competir com um modelo vitorioso da marca japonesa, tendo ao seu lado o veterano copiloto Edu Bampi.

SERTÕES; SERTÕES 2020; ZÉ HÉLIO RODRIGUES; BUGGY;
Zé Hélio Rodrigues é concorrente de peso na luta pelo título dos carros (Foto: Ricardo Leizer/Mídias Sertões)

Cabe destaque também a Marcelo Gastaldi. O piloto, que em janeiro deste ano disputou o Dakar, na Arábia Saudita, e teve uma grande estreia, vai novamente acelerar o Buggy Century CR6, desenvolvido na África do Sul e dotado de motor Chevrolet V8. O modelo conduziu a dupla formada pelo piloto Guerlain Chicherit e o navegador Alexandre Winocq à vitória no Rali Rota da Seda, em julho, na Rússia.

A 29ª edição do maior rali das Américas já é conhecida por ser o Sertões 100% sertão, uma vez que o roteiro da prova será todo no Nordeste, com largada pela primeira vez no Rio Grande do Norte e passagens também por Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, com chegada na Praia dos Carneiros, em Tamandaré.

O Sertões 2021 tem início nesta sexta-feira, 13 de agosto, com o prólogo, e será desenrolado ao longo de nove etapas, com 3.616 km de percurso total e 2.202 km de trecho cronometrado, as especiais do rali.

O Sertões 2021 terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

COMO SERIA A LARGADA GP DA HUNGRIA DE F1 SE HAMILTON ENTRASSE NOS BOXES? (Vídeo: GRANDE PRÊMIO)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.