Finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2018: Marcos Gonçalves Filho, maranhense, 16 anos

Marcos Gonçalves Filho é um dos mais jovens finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2018. O maranhense de 16 anos não esconde o ousado sonho de chegar ao grid da F1

Marcos Gonçalves Filho é um dos mais jovens finalistas da histórica 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. Aos 16 anos, o piloto tem o sonho ousado de chegar, um dia, ao grid da F1.
 
O piloto do Maranhão conquistou a vaga para final em casa, durante a Copa Petrobras Norte-Brasileiro de Kart. Marcos quer representar bem o seu estado e está animado para as disputas no desconhecido traçado da Granja Viana. 
 
Gonçalves, de 16 anos, fará sua estreia na grande final da Seletiva de Kart Petrobras. O piloto sabe que, se conquistar o título, poderá dar um grande passo em sua carreira. 
Marcos Gonçalves Filho se classificou no Maranhão (Foto:Fabio Oliveira)
Ficha Técnica:
 

Nome: Marcos Gonçalves Filho

Data de nascimento: 15/02/2002
Local de nascimento: São Luís (MA)
Ano de estreia no Kart: 2014
 
Principais resultados:
 
– Campeão maranhense de kart
– Vice-campeão maranhense de kart
– Vice-campeão do norte brasileiro de kart 
– Primeiro lugar na categoria PKB no Norte-Nordeste
 
Como foi a etapa em que você conquistou a vaga para a final? 
 
A etapa foi muito disputada, principalmente com os pilotos que disputavam a vaga da Seletiva. Na primeira bateria não estava muito rápido, mas consegui pontuar bem. Já na segunda, o kart estava rápido, já que foram realizados alguns ajustes no kart e, com isso, consegui ficar entre os ponteiros do grid de 26 karts, somando pontos e pegando a terceira vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras. 
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva?
 
Estou aprendendo mais sobre a parte mecânica porque vai ser necessário para a Seletiva. Estou conhecendo mais o kart. No final de setembro fui para São Paulo para conhecer a pista da Granja Viana, onde vai ser a final. 
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo? Onde espera chegar nos próximos cinco anos? 
 
Meu objetivo é um dia chegar à F1. E, se eu ganhar a Seletiva Petrobras, seria um grande passo para este sonho. 
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
 
Ainda nem pensei sobre isso, primeiro estou pensando em fazer uma ótima corrida e representar bem o Maranhão. 
 
Quais competições disputou em 2018?
 
Em 2018, não disputei muitos campeonatos, apenas o Campeonato Maranhense de Kart e a Copa Petrobras Norte-Brasileiro de Kart. 
 
Tem participações anteriores na Seletiva de Kart Petrobras? Se sim, em que ano e qual colocação ficou?
 
Não tenho outras participações. Esse ano eu atingi a idade necessária para a participação na Seletiva, será minha primeira vez. 
 
O que significa a Seletiva de Kart Petrobras para você? 
 
Significa muito, pois é um passo grande pra ingressar no mundo do automobilismo e, se eu ganhar, vou ter muita chance de entrar em uma categoria do automobilismo.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.