Finalistas da Seletiva Petrobras 2016: Victor Schoma, paulista, 15 anos

Ao contrário da maioria de seus adversários, Victor Schoma ainda não sabe ao certo em qual categoria quer correr no futuro. O paulista quer, antes de tudo, se profissionalizar e dar sequência à carreira com a premiação da Seletiva

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nesta sexta-feira (18) o GRANDE PRÊMIO completa a apresentação dos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2016 com Victor Schoma. O paulista alcançou a fase decisiva do torneio logo em sua primeira participação e, aos 15 anos, busca a profissionalização no automobilismo.
 
Ao contrário de vários finalistas da Seletiva de Kart, Schoma ainda não foca em apenas uma única categoria no futuro. Mais do que competir em alto nível, o paulista quer se profissionalizar – e a vitória no mais famoso campeonato de kart do Brasil certamente ajudaria nisso.
 
Victor se classificou para a final através da etapa de Teresina, no Piauí. O adolescente venceu uma corrida “bem tranquila”, em que o maior adversário acabou sendo o forte calor da região. Além do preparo físico, Schoma acredita que o lado psicológico e até a alimentação podem fazer a diferença na briga pelo título.
 
Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
 
Ficha Técnica
 
Nome: Victor Schoma
Data de nascimento: 09/08/2001
Local de nascimento: São Paulo
Ano de estreia no Kart: 2014
 
Principais resultados: 3º lugar Sul-americano de Rotax em 2014, Vice-campeão sul-americano, Campeão Norte Brasileiro Junior, Representante Brasil no troféu Academia em 2015, Vice-campeão GP RBC em 2016.
 
O que fez em 2016: Troféu Academia, Copa SP Light, Copa SP KGV, TOP Kart Brasil, Campeonato Brasileiro de KarT, Copa Brasil Sul-americano Rotax 
Junior 125.
 
Participações anteriores na Seletiva: Primeira vez
Victor Schoma (Foto: Flavio Quick)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Como foi a etapa em que você ganhou a vaga para a final?
A etapa em que eu ganhei a vaga para a Seletiva foi em Teresina, no Piauí. Minha maior dificuldade foi enfrentar o calor, por não estar acostumado com tais temperaturas, mas tirando isso, foi uma corrida bem tranquila, mas bem competitiva também, e o que mais me deixou satisfeito, além de ter conquistado a vaga para a final da Seletiva, foi o tanto que pude aprender lá, foi realmente uma corrida de bastante aprendizado.
 
Como você está se preparando para a final da Seletiva? 
Minha preparação vai desde os treinos com o próprio motor que será usado na final da Seletiva, e as corridas que antecederão a mesma, até minha preparação física na academia, psicológica e também com a minha alimentação, que vejo como muito importante também.
 
Qual é o seu objetivo no automobilismo?
Meu maior objetivo no automobilismo é sem dúvidas vir a ser um piloto profissional. É um caminho árduo sei bem, mais que enfrentaria sem problemas.
 
Quem é seu ídolo no automobilismo e ou no esporte em geral? 
Meu ídolo no esporte é o Ayrton Senna, tenho uma grande admiração por ele tanto, pela pessoa que foi, quanto também pelo grande piloto que era.
 
Quem é sua referência nas pistas? 
No kart minhas referências são os europeus, acho que a forma que eles trabalham e a técnicas utilizadas nas pistas são muito boas, então tento aprender bastante. E, no automobilismo no momento tem alguns pilotos na F1 que me encantam bastante pela frieza e inteligência.
 
Qual o plano para a temporada 2017? 
Para 2017 pretendo me graduar e fazer algumas corridas aqui no Brasil e outras nos EUA e Europa. Eu ganhei dias de testes na F4 italiana e F3 Brasil.
 
Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?
Se eu for campeão, primeiro quero aprender muito com os prêmios que serão além da verba, e com o dinheiro eu investiria na minha carreira.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.