Paturle, Okada e novato Grosskopf dominam etapa de Vespasiano e garantem vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras

A etapa da Seletiva de Kart Petrobras disputada no Kartódromo RBC, em Vespasiano (MG), classificou dois mineiros e um brasiliense. Um dos classificados, Lucas Grosskopf, fará sua estreia na final da Seletiva

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Em um sábado (19) de sol e calor em Vespasiano (MG), o Kartódromo RBC foi palco da definição de mais três vagas para a final da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. O mineiro Gabriel Paturle saiu na frente na briga por um lugar entre os finalistas e, após vencer a corrida inicial, foi o primeiro a carimbar o passaporte para a final. Na corrida complementar, a disputa foi bem acirrada. Lucas Grosskopf saiu de décimo, chegou em quarto e garantiu sua vaga. O último a se classificar foi o brasiliense Lucas Okada, que somou mais pontos nas duas baterias. A próxima etapa classificatória será em 23 de setembro, na Aldeia da Serra (SP), dentro da Copa SP Light de Kart.  

 
Vale lembrar que podiam concorrer às vagas os kartistas inscritos na categoria Super Sprinter e que estivessem dentro dos critérios da Seletiva de Kart Petrobras (com idade entre 15 e 18 anos). Na corrida 1, os dozes melhores marcaram pontos. Paturle (kart #80) largou em segundo e soube arriscar para buscar a ultrapassagem e assumir a ponta, liderar a disputa, vencer e assim garantir a vitória e a vaga.
 
"Estou muito feliz com esse resultado. Foi um presente de aniversário. Será minha segunda vez na final e agora estou mais experiente. Aprendi muito ano passado, e a expectativa é ir bem melhor. A vaga aqui foi tranquila a primeira bateria, mas me esforcei muito e treinei bastante durante a semana para poder melhorar cada vez mais o kart e deu certo", disse o jovem que completou 17 anos no último dia 13.
Gabriel Paturle #80 comemora a vitória e a vaga (Foto: Flávio Quick)
Na segunda e derradeira disputa do dia, os dez melhores marcaram pontos. O grid foi definido com o resultado da corrida 1 e os cinco primeiros invertendo suas posições. Lucas Grosskopf (do kart #42), mesmo em fim de semana complicado, fez uma bela apresentação. Após largar apenas na décima colocação – posição em que chegou na primeira corrida -, completou a segunda prova em quarto. E, como os que chegaram à sua frente estavam fora dos critérios da Seletiva e Paturle já estava classificado, ele fixou seu lugar na grande final.  
 
"Foi um fim de semana difícil, tive alguns problemas. Larguei em último na primeira bateria e busquei a reação. Eu estava há um ano parado e voltei agora às competições. É muito gratificante ganhar a vaga para a final da Seletiva. Era um sonho para mim disputar a final, acho que todo kartista quer participar disso, que é algo grandioso e espero que dê tudo certo. Estou confiante", contou o piloto de 17 anos, natural de Patrocínio (MG) e que irá disputar a final pela primeira vez.
Mineiro Lucas Grosskopf #42 participará da final pela 1ª vez (Foto: Flávio Quick)
O último a se garantir entre os finalistas foi Lucas Okada. Depois de Paturle, foi Okada que mais conquistou pontos na soma das duas baterias. O jovem do Distrito Federal, dono do kart #16, somou 15 pontos ao final das disputas e ainda anotou a volta mais rápida da corrida 1, o que lhe garantiu um ponto extra.
 
"Consegui me recuperar e conquistei os pontos e a vaga. Nas corridas, eu busquei alcançar o máximo de posições possíveis. Sabia que tinha alguns à minha frente que não estavam disputando a vaga. Eu já participei da final Seletiva e fiquei em terceiro ano passado. E agora a expectativa é melhorar e buscar o título, vou trabalhar pra isso", contou Okada, natural de Brasília, de 17 anos.
Lucas Okada #16 em ação em Vespasiano (Foto: Flávio Quick)
O campeão da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras vai faturar R$ 85 mil, o vice-campeão leva R$ 8 mil e mais um piloto será premiado, com os três participando de um programa de orientação, que inclui teste com monoposto de base na Europa, treino em carro de turismo no Brasil, experiência em simulador de F1 entre outras coisas que podem aparecer no caminho.

Pilotos já classificados (seis das 12 vagas):
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)
Gabriel Paturle (MG)
Lucas Grosskopf (MG)
Lucas Okada (DF)

O calendário da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 22 de julho – Penha (SC) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 19 de agosto – Vespasiano (MG) – Taça Minas Gerais de Kart 
3ª Etapa – 23 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 14 de outubro – João Pessoa (PB) – Copa Brasil de Kart

PADDOCK GP #91 RECEBE TUKA ROCHA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.