Do kart à Stock Car, Academia Shell Racing vive fim de semana especial com vitórias e 100% de pódios

A Academia Shell Racing atuou em três frentes no último fim de semana de velocidade no automobilismo brasileiro e obteve êxitos na Copa SP Light de Kart com Gabriel Crepaldi e festejou pódios e vitórias na Stock Car e também na Stock Light, em Campo Grande

No caminho certo. A cada dia o projeto da Academia Shell Racing, nascido em 2015, mostra seus resultados dentro e fora das pistas, não apenas com a conquistas de vitórias e pódios, mas também com o êxito na formação de grandes talentos para o automobilismo brasileiro. O balanço do último fim de semana foi de muito sucesso nas três competições que o maior projeto de desenvolvimento de pilotos do esporte a motor nacional esteve no grid. No kart, Gabriel Crepaldi brilhou na categoria Júnior na disputa da Copa SP Light. Em Campo Grande, Raphael Reis venceu mais uma na Stock Light, enquanto Gaetano di Mauro, como convidado, faturou um pódio. E na corrida 2 da Stock Car no Mato Grosso do Sul, no último domingo (19), Ricardo Zonta terminou na pista como vencedor, enquanto Átila Abreu completou o pódio.
 
Crepaldi desponta como um dos grandes acertos da Academia Shell Racing e, logo no seu primeiro ano como membro do time, vem conseguindo resultados importantes. Não foi diferente neste fim de semana no Kartódromo da Aldeia da Serra e, no último sábado, o piloto de 15 anos venceu uma prova e terminou em segundo em outra bateria nas duas corridas disputadas, mantendo a liderança do campeonato.
Gabriel Crepaldi faturou mais uma vitória no ano na categoria Júnior (Foto: Bruno Gorski)
Enquanto Crepaldi festejava uma campanha de muito êxito em São Paulo, no Mato Grosso do Sul a Academia Shell Racing tinha outros tantos motivos para comemorar. De volta ao grid da categoria de acesso à Stock Car como convidado, aproveitando o intervalo de competições da Porsche Carrera Cup, Di Mauro fez uma prova bastante consistente, chegou a andar em segundo e levou o carro #11 ao terceiro lugar, faturando um pódio na disputada corrida 1 da Stock Light.
 
“Foi um bom sábado, sem sombra de dúvidas. Conseguimos atingir nossos objetivos, tive um bom equipamento, venci mais uma vez e ampliei a liderança. Estou muito satisfeito e ainda mais otimista para a próxima semana, quando vou disputar o Campeonato Sul-Americano pela categoria Codasur Júnior no Rio Grande do Sul”, comemorou o jovem.
 
As atividades em Campo Grande entre sexta-feira e sábado tiveram um convidado especial. Ainda de férias dos trabalhos da F4, Gianluca Petecof esteve nos boxes da Shell V-Power e acompanhou as atividades da Stock Car e da Stock Light. No domingo, o paulista de 15 anos embarcou de volta para a Itália para a retomada das atividades visando a reta final da temporada em Maranello, base da Academia de Piloto da Ferrari.
No topo do pódio: Reis venceu mais uma na Stock Light (Foto: José Mário Dias)
E se o sábado já havia sido especial para a Academia Shell Racing, o domingo foi ainda mais marcante. Primeiro, pela segunda vitória na temporada 2018 da Stock Light alcançada por Raphael Reis. O brasiliense largou na primeira posição e venceu de ponta a ponta, de quebra marcando a melhor volta da corrida. Com o resultado, o piloto, que passou a integrar o projeto a partir deste ano, sustentou a vice-liderança do campeonato, 25 pontos atrás do líder.
 
“Foi uma grande corrida, conseguimos sair daqui com mais uma vitória, a segunda no campeonato, e demos mais um passo nessa disputa pelo título. Vamos tentar chegar a São Paulo, última etapa da temporada, com chances para buscar esse campeonato”, destacou o vencedor de domingo na Stock Light.
 
Gaetano também destacou seu retorno ao grid da categoria de acesso à Stock Car. “Fiquei muito feliz em voltar à categoria pelo convite da equipe e mostrar que o trabalho está sendo bem feito, e queria agradecer à Academia Shell Racing”, afirmou Di Mauro, que em setembro vai disputar o Mundial de Kart na Suécia.
Ricardo Zonta festejou a vitória na Stock Car em Campo Grande (Foto: José Mário Dias/Shell)
Para fechar um domingo dourado, a Shell V-Power faturou um pódio duplo na segunda corrida do fim de semana da Stock Car no Mato Grosso do Sul. Ricardo Zonta triunfou pela primeira vez na temporada, enquanto Átila Abreu completou o pódio em uma jornada que teve como destaque o forte ritmo dos carros da equipe chefiada por Thiago Meneghel durante as duas corridas do fim de semana. Os dois pilotos figuram no rol dos dez primeiros do campeonato: Zonta é o sétimo colocado, com 95 pontos, e Átila é o nono, com 92.
 
Zonta destacou o trabalho feito na segunda prova e também comemorou por ter sido um dos vencedores do Fan Push, citando o botão de ultrapassagem extra como um dos fatores que o ajudou a triunfar em Campo Grande.
 
“A corrida foi brilhante. É claro que houve alguns toques, consegui escapar e seguir. Meu carro estava espetacular. Na primeira corrida, se não tivéssemos demorado um pouquinho no pit, perdemos 2s, teríamos terminado entre os dez primeiros colocados. Mas a segunda corrida foi brilhante, tentei abrir o máximo possível. Meu carro realmente estava muito bom e sobrando pushes”, comentou.
 
“Agradeço aos que votaram em mim no Fan Push, ajudaram muito! O Fan Push faz diferença sempre, poder usar o push por três voltas seguidas ajuda muito. No fim eu consegui abrir. Estou feliz demais. Ganhar corrida é a melhor coisa que há”, vibrou o dono do carro #10.
 
Átila descreveu sua campanha no domingo com o foco claro em somar o maior número possível de pontos e até de vencer a corrida 2, o que quase aconteceu, não fosse a confusão com o safety-car que marcou a disputa.
Átila Abreu faturou mais um pódio na temporada 2018 da Stock Car (Foto: José Mário Dias/Shell)
“Tínhamos uma estratégia clara de terminar entre os dez primeiros na corrida inicial, com uma tática de combustível e de pneus para se posicionar bem para ganhar a segunda. Foi isso o que fizemos. Fiz uma largada muito boa na primeira corrida, passei quatro caras por fora na freada do grampo. Daí vim crescendo, avançando, e cheguei a estar em sexto, mas abasteci um pouco demais e perdi uma posição por causa disso, mas me coloquei como uma das melhores estratégias para a corrida 2”, pontuou.
 
“O [Vitor] Genz segurou muito bem na segunda prova, mas daí eu e o Rubinho conseguimos escapar, nós o surpreendemos e fizemos uma corrida à parte. Os carros estavam muito parecidos. Quando tem um carro parado, falei com a equipe e iríamos parar. Quando faltavam duas curvas, a equipe mandou que eu não parasse, e o Rubinho entrou. Logo que ele entra, dá o safety-car, e apensei que ele tinha ganho a corrida porque entrou no momento certo, mas ele abortou e uma galera entrou”, explicou.
 
“Depois do pit-stop, consigo voltar à rente, mas o Rubinho me pressionou até ter um problema. Daí, para minha surpresa, puniram uns e outros não, e eu cheguei em terceiro. Fiz meu trabalho e o que eu podia, fiz o que tínhamos programado. Vou continuar fazendo o meu trabalho para ganhar as corridas”, complementou.
 
 
As marcas de um projeto vencedor
 
Vicente Sfeir, gerente de Motorsport e Patrocínios da Raízen, empresa responsável pela marca Shell no Brasil, destacou o legado do projeto da Academia Shell Racing e dos êxitos já conquistados ao longo de 2018, não apenas em âmbito nacional, mas também no exterior, tendo em Gianluca Petecof o expoente de um novo trabalho nos monopostos na disputa das F4 Alemã e Italiana. 
 
Além da jornada de crescimento cada vez mais evidente de Petecof neste ano de transição do kartismo para os carros propriamente ditos, Sfeir listou as conquistas recentes de Crepaldi e de Felipe Baptista, que em julho conquistou o título da forte e tradicional categoria Graduados, sendo o mais jovem de todo o grid. Vicente também ressaltou o trabalho que é feito com jovens pilotos para desenvolvê-los como talento nas pistas e cidadãos fora delas.
Vicente Sfeir destacou a jornada vencedora da Academia Shell Racing (Foto: José Mário Dias)
“Acho que tem se tornado frequente os finais de semana com vitórias e boa performance para a Academia Shell, mesmo em diferentes categorias e diferentes níveis de dificuldades. Desde o Gianluca, em seu primeiro ano na F4 Italiana e Alemã, correndo contra pilotos experientes em monoostos, assim como o Gabriel Crepaldi no kart, se consolidando como o melhor piloto do país na categoria Júnior e o Felipe Baptista, piloto mais novo do grid da Graduados, colhendo ótimos resultados”, ressaltou.
 
“A conquista dos títulos e das vitórias mostra que o programa de desenvolvimento de jovens talentos tem se consolidado. Então, é uma enorme satisfação colher esses resultados e, principalmente, ver que estamos no caminho correto, conquistando resultados positivos em diferentes categorias.”, comemorou Vicente.
 
Sfeir, por fim, comentou a evolução nítida alcançada pela Shell Racing tanto na Stock Light como também na Stock Car, o que pode ser visto pelos resultados recentes nas duas categorias mais importantes do automobilismo nacional.
 
“Tivemos o Raphael Reis conquistando mais uma vitória e a presença do Gaetano di Mauro na Stock Light, mostrando que são grandes pilotos. No início do ano, tivemos alguns problemas na Stock Car, o que nos trouxe muitas dificuldades na disputa do campeonato, mas sabemos do potencial do carro e dos pilotos. Quando temos uma oportunidade, conseguimos conquistar os melhores resultados. Por isso, é uma enorme satisfação poder colher os frutos de algo que estamos plantando há algum tempo. É um trabalho de longo prazo, os resultados não aparecerão do dia para a noite, mas estou muito contente com o rendimento do meu time”, comemorou o executivo responsável pelo principal projeto de desenvolvimento de pilotos do Brasil.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.