Piloto da Academia Shell Racing, Petecof consolida evolução e conquista primeira vitória no Europeu de Kart da FIA na Itália

Gianluca Petecof vai repetindo na Europa a trajetória de sucesso trilhada nos kartódromos do Brasil e dos Estados Unidos. No último fim de semana, o paulista de 14 anos levou a melhor perante 70 inscritos na categoria OK e garantiu a sua primeira vitória no forte Campeonato Europeu de Kart, competição promovida pela FIA, durante a etapa de Sarno, na Itália. A vitória representa também o maior entrosamento com a Tony Kart

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Consolidado como um dos grandes nomes do kartismo brasileiro na atualidade, Gianluca Petecof vai trilhando pouco a pouco seu espaço em meio aos melhores pilotos do mundo na Europa. Membro da Academia Shell Racing, o paulista de 14 anos disputou no último fim de semana (20 a 23 de abril) a primeira etapa do forte e tradicional Campeonato Europeu de Kart (CIK) promovido pela FIA. Gianluca, que compete na categoria OK, enfrentou nada menos que 70 pilotos e garantiu a vitória em uma das corridas classificatórias no kartódromo de Sarno, na Itália.

 
A vitória também representa um entrosamento cada vez maior de Gianluca com a Tony Kart, a marca mais tradicional do kartismo mundial e que desde 2017 é a equipe do brasileiro nas competições ao redor do mundo. A conquista, ainda mais em uma categoria que compreende a presença de pilotos mais velhos e com mais experiência que Petecof no kartismo, reflete o crescimento do piloto, que conseguiu se colocar no pelotão da frente durante todo o fim de semana no kartódromo italiano.

Mas os preparativos para a etapa do Europeu de Kart começaram bem antes. Gianluca esteve pela primeira vez na Formula Medicine, um verdadeiro instituto de preparação física e mental e que é considerado referência mundial no esporte a motor, localizada em Viareggio, na Itália.

 
Inscrito com o kart #141 da Tony Kart no fim de semana em Sarno, Petecof começou bem sua jornada na Itália ao se colocar no rol dos dez primeiros nos três treinos livres da sexta-feira: décimo na primeira sessão, quinto na segunda e na terceira. Para conseguir alocar todos os pilotos na pista, a organização do Europeu de Kart dividiu os competidores em três grupos, com Gianluca acelerando no segundo.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Gianluca Petecof disputou a primeira etapa do Campeonato Europeu de Kart da FIA. E venceu uma das classificatórias (Foto: Joan Codina)
O sábado marcou o warm-up, a tomada de tempos e também as corridas de classificação. Petecof garantiu o décimo lugar do seu grupo, sendo o 23º na classificação geral entre 70 inscritos. Aí foram disputadas as baterias classificatórias entre sábado e domingo. Nas provas de sábado, Petecof teve de lidar com dois toques em disputas por posições, lutando contra os campeões mundiais Tom Joyner e Pedro Hiltbrand, terminando em 11º, 12º e abandonando outra prova. 
 
Mas Gianluca deu a volta por cima no domingo pela manhã e, depois de fazer uma grande largada e passar nove oponentes, conseguiu alcançar a vitória na derradeira bateria classificatória do fim de semana em Sarno, a sua primeira no Europeu de Kart.
 
O regulamento determina que os pilotos com menos pontos perdidos avançam para a grande final. No Europeu de Kart, o piloto que vence uma bateria classificatória zera a pontuação, que aumenta dependendo da colocação do competidor em cada prova. Por conta dos toques e problemas nas outras baterias classificatórias, Petecof marcou um total de 59 pontos, ficando em 35º lugar. O brasileiro ficou a apenas um ponto da zona de corte, que classificou os 34 primeiros para a final em Sarno.
 
No fim das contas, a vitória na grande final ficou com o francês Théo Pourchaire, com o britânico Clément Novalak em segundo e David Vidales Ajenjo completando o rol dos três primeiros colocados.
 
Mesmo tendo ficado fora da final por apenas um ponto, Petecof destacou o crescimento refletido em uma competição importante como o Europeu de Kart. “Foi ótimo poder ter vencido minha primeira classificatória esse ano na Europa, em uma categoria tão disputada que é a OK”, declarou Gianluca em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO.
Pouco antes da etapa de Sarno, Petecof realizou preparação física e mental na Formula Medicine, na Itália (Foto: Formula Medicine/Divulgação)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“O fim de semana em Sarno foi bastante complicado: no sábado tivemos vários incidentes, inclusive não terminando uma das provas, mas seguimos evoluindo e, no domingo, largando de décimo, consegui recuperar várias posições e vencer com um ótimo ritmo, mostrando a velocidade que tínhamos. Por conta dos incidentes no sábado, ainda sim ficamos a apenas um ponto de entrar na final, mas esses momentos fazem parte do automobilismo”, comentou o jovem piloto.

Petecof também destacou o trabalho em conjunto com a Tony Kart e a preparação feita desde antes do fim de semana da etapa do Europeu de Kart em Sarno. “O trabalho e entrosamento com a Tony Kart têm sido ótimos! Depois desse ponto positivo na primeira etapa do Campeonato Europeu, seguimos fortes e confiantes para a segunda etapa, que será na Espanha. Nas últimas semanas também fiz algumas sessões de treinamento na Formula Medicine, o centro de treinamento físico e mental para pilotos mais desenvolvido hoje em dia. Foi muito legal poder conhecer como eles trabalham, e ir evoluindo nesses aspectos também.”

“Agora o objetivo é melhorar o máximo possível ao longo da temporada, para disputar vitórias aqui na Europa, representando a Academia de Pilotos Shell Racing”, finalizou.

 
A próxima etapa do Campeonato Europeu de Kart da FIA acontece entre os dias 9 e 11 de junho no kartódromo Fernando Alonso, em Oviedo, na Espanha. A expectativa de Petecof é avançar ainda mais, alcançar a final nas Astúrias e buscar um lugar no pódio.
 
PADDOCK GP #75 DEBATE: FERNANDO ALONSO VAI SE DAR BEM NA INDY 500?

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.