Após julgamento, STJD desclassifica Zonta e declara Cacá vencedor da corrida 2 em Campo Grande

A vitória de Ricardo Zonta na confusa e polêmica corrida 2 da etapa de Campo Grande, disputada em agosto, foi perdida após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva realizar o julgamento. A CBA comunicou nesta quarta-feira que Cacá Bueno é o novo vencedor. O resultado, contudo, não afeta na luta pelo título, entre Daniel Serra e Felipe Fraga

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

A confusa e polêmica corrida 2 da etapa de Campo Grande da temporada 2018 da Stock Car, disputada em 19 de agosto, teve seu resultado alterado depois do julgamento do recurso por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Ricardo Zonta, da Shell V-Power, venceu a prova, com Cacá Bueno em segundo e Átila Abreu em terceiro. Contudo, o STJD analisou as imagens das câmeras on-board e concluiu que o paranaense fez seu pit-stop durante o procedimento do safety-car, o que é vedado pelo regulamento. Assim, Zonta foi desclassificado e Cacá Bueno, da Cimed Racing, herdou a vitória, a sua segunda na temporada.
 
Na esteira do novo resultado da corrida derradeira em Campo Grande, Átila subiu para segundo na prova, enquanto Nelsinho Piquet subiu uma posição, o que se configura no seu segundo pódio no ano. Na corrida 2 da etapa de Goiânia, disputada em novembro, o piloto da Full Time também faturou um troféu ao terminar em segundo lugar.
Cacá Bueno foi declarado vencedor da corrida 2 de Campo Grande (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car, emitiu o comunicado sobre a mudança e o julgamento do recurso no STJD na última quarta-feira, quando foi informada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), em procedimento que é realizado quando não cabe mais recurso para reverter o resultado.

 
Entretanto, não há qualquer tipo de mudança efetiva no que diz respeito à disputa pelo título, restrita a Daniel Serra e Felipe Fraga, que vão para Interlagos como os únicos com chance de conquistar o campeonato. Serra foi excluído da corrida, por conta de uma irregularidade no pit-stop, enquanto Fraga não pontuou.
 
A mudança mais significativa diz respeito a Cacá e Zonta, que inverteram posições com o novo resultado de Campo Grande. Agora, o pentacampeão soma 172 pontos e está na oitava posição, enquanto o paranaense da Shell V-Power cai para nono e tem agora 154 tentos.
 
Rubens Barrichello, terceiro colocado no campeonato, somou um ponto a mais e agora tem 210, enquanto Max Wilson passou Júlio Campos e tem 199, um a mais que o piloto da Prati-Donaduzzi.
 
A grande final da temporada 2018 da Stock Car está marcada para os dias 7 a 9 de dezembro no Autódromo Internacional de Interlagos. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo ‘in loco’.

 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.