Abreu segura Zonta nas voltas finais e triunfa em corrida 2 da Stock Car em Cascavel

Átila Abreu venceu pela terceira vez em Cascavel e levou a Pole Motorsport ao seu primeiro triunfo na Stock Car na corrida 2 da rodada dupla deste domingo. Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande completaram o top-3

Austin Hill escapou da confusão e venceu em Knoxville na quarta prorrogação (Vídeo: Nascar)

Com emoção até a última volta, Átila Abreu segurou o ímpeto de Ricardo Zonta nas voltas finais e rumou para a vitória na corrida 2 da rodada dupla da Stock Car em Cascavel, realizada na tarde deste domingo (11). O triunfo do piloto sorocabano, dono do Chevrolet Cruze #11, foi o primeiro desde sempre da nova equipe Pole Motorsport, chefiada por Joselmo Barcik, o ‘Polenta’.. O pódio foi completado por Gabriel Casagrande, da A.Mattheis/Vogel.

Após o triunfo, Abreu chegou a terceira vitória em Cascavel, onde havia vencido em 2018 e 2019, sempre na segunda corrida da etapa.

Marcos Gomes, com a Cavaleiro, foi o quarto colocado, terminando à frente de Guilherme Salas, da KTF. Diego Nunes, com a Blau, foi o sexto, seguido por Bruno Baptista, companheiro de equipe de Zonta na RCM. Gaetano di Mauro, também com a KTF, terminou em oitavo, enquanto Denis Navarro, com a Cavaleiro, e Julio Campos foi o décimo com o carro da Lubrax Podium.

Daniel Serra veio logo atrás, em 11º. Rubens Barrichello foi o 14º, enquanto Dudu Barrichello, no seu fim de semana de estreia na categoria, levou o Toyota Corolla #191 da Full Time ao 25º lugar.

A próxima etapa do campeonato está marcada para 1º de agosto e terá lugar no Autódromo Internacional de Curitiba.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car em Cascavel

Após os dez primeiros do grid inverterem posições, conforme o regulamento, a corrida 2 em Cascavel começou com Bruno Baptista largando na ponta, seguido de Felipe Lapenna e Rafael Suzuki. Dada a bandeira verde para a corrida, Lapenna tentou a ultrapassagem na Curva do Bacião, mas Baptista seguiu na ponta.

Largada da corrida 2 da Stock Car em Cascavel (Foto: Reprodução)

Após disputa com Rafael Suzuki, Lapenna acabou fora da pista, tendo de frear no limite para não retornar acertando os carros do grid. Com isso, o piloto da Hot Car caiu para a última posição. Ao contrário da primeira prova, a largada foi mais tumultuada, e diversos carros do grid saíram com marcas de toques.

Na terceira volta, um acidente forte levou a direção de prova a acionar o safety-car. Após Guga Lima ultrapassar Thiago Camilo, a suspensão traseira do carro da Vogel quebrou sozinha e lançou o piloto de 24 anos para o muro. Por sorte, apesar da imagem impactante, Lima saiu do carro rapidamente, sem apresentar qualquer problema.

Acidente forte de Guga Lima na corrida 2 em Cascavel (Foto: Reprodução)

Na quinta volta, o safety-car seguia na pista enquanto a equipe de resgate continuava a retirar o carro de Guga Lima da pista. A relargada foi dada, e Baptista se manteve na ponta, com Rafael Suzuki e Átila Abreu completando o top-3. Mais atrás, Rubens Barrichello e Allam Khodair fechavam os cinco primeiros.

Na sétima volta, os seis primeiros colocados ensaiavam movimentos para ganhar posições, com todos acionando o push-to-pass. Duas voltas após o acionamento, Suzuki assumiu a ponta. Porém, pouco antes, o piloto da Full Time Bassani foi punido com um drive-through pelo acidente com Lapenna. Por isso, Suzuki teve de ir para os boxes.

Com isso, as disputas pelas primeiras posições se intensificaram. Átila Abreu se aproveitou do push, colocou por fora e assumiu a ponta, logo após Barrichello e Zonta protagonizarem uma troca de posições, com o piloto da RCM a subir para terceiro. Com 14 minutos para o fim, Baptista foi o primeiro a parar. Na ponta, Barrichello deu o troco em Zonta e assumiu a segunda posição.

Disputa entre Zonta e Barrichello (Foto: Reprodução)

Na 13ª volta, muitos pilotos foram ao box, alterando drasticamente as posições no momento. De olho nas primeiras posições, Gaetano Di Mauro aproveitou a Curva do Bacião e ultrapassou Barrichello.

Enquanto isso, Pedro Cardoso protagonizou uma escapa de pista, que proporcionou uma “nevasca” na pista, já que o piloto acertou em cheio as placas de isopor dos patrocinadores, deixando a pista com muitos resíduos.

Pedro Cardoso fez “nevar” em Cascavel (Foto: Reprodução)

No 17º giro, Abreu assumiu a ponta e teve vantagem de 0s503 para Zonta. Fechavam o top-5: Gabriel Casagrande, Bruno Baptista e Marcos Gomes.

Na volta seguinte, Zonta acionou o push e tentou ultrapassar Abreu, que se defendeu bem e manteve a ponta. A seis minutos do fim, Lucas Foresti foi punido com um drive-through por acionar o push na relargada. Dudu Barrichello, que estreava na categoria, pegou o lado sujo da pista e rodou pela primeira vez no fim de semana.

Com 1 minuto e meio para o fim, a briga pela vitória se intensificava. Zonta baixava a diferença para 0s640 e esboçava ultrapassar Abreu, que na penúltima volta conseguia aumentar a vantagem para 1s240. Enquanto isso, Thiago Camilo, com o carro bem danificado, dava adeus à prova depois de acertar em cheio o carro de Tuca Antoniazi, que vinha bem lento no setor final do circuito.

Zonta bem que tentou, mas Átila segurou bem a pressão e confirmou a grande escrita em Cascavel ao vencer pela terceira vez no oeste do Paraná.

O pódio da corrida 2 em Cascavel: Átila Abreu venceu, seguido de Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande (Foto: Victor Eleutério/Vicar)

Stock Car 2021, Cascavel, corrida 2, final:

1A ABREUPOLE/SHELL CHEVROLET31:25.77925 voltas
2R ZONTARCM TOYOTA+1.383 
3G CASAGRANDEVOGEL CHEVROLET+3.945 
4M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+4.625 
5G SALASRCM TOYOTA+7.727 
6D NUNESBLAU CHEVROLET+9.280 
7B BAPTISTARCM TOYOTA+10.692 
8G DI MAUROKTF RACING CHEVROLET+11.351 
9D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+11.673 
10J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET+12.818 
11D SERRARC EUROFARMA CHEVROLET+14.188 
12R MAURÍCIO RC EUROFARMA CHEVROLET+15.017 
13F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET+15.242 
14R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+20.176 
15T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA+20.398 
16C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+21.533 
17C BUENOCROWN CHEVROLET+21.704 
18C HAHNBLAU II CHEVROLET+22.077 
19N PIQUETMX PIQUET TOYOTA+22.750 
20P CARDOSOKTF RACING CHEVROLET+26.647 
21G OSMANPOLE/SHELL CHEVROLET+28.035 
22A KHODAIRBLAU CHEVROLET+28.349 
23G FRIGOTTORKL CHEVROLET+29.180 
24S JIMENEZMX PIQUET TOYOTA+35.115 
25D BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA+36.365 
26L FORESTIKTF CHEVROLET+53.627 
27R. SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
28T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+2 voltas 
29F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET+3 voltas 
30T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+3 voltas 
31B MONTEIROCROWN CHEVROLET+18 voltas 
32G LIMAVOGEL CHEVROLET+24 voltas 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar