Átila desbanca favoritos e garante pole-position inesperada na etapa do Velo Città da Stock Car

Foi no detalhe: por 0s002, Átila Abreu derrotou o favorito Daniel Serra no Velo Città e garantiu sua primeira pole na temporada 2017 da Stock Car

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na etapa em que Daniel Serra parecia favorito, a pole-position ficou com Átila Abreu. Na sombra dos pilotos que controlaram os treinos livres, o piloto da TMG/Shell Racing cresceu na hora decisiva e conseguiu sua primeira pole da temporada 2017 neste sábado (5) no Velo Città.
 
A diferença de Átila para Serra, que larga em segundo, foi de míseros 0s002. Daniel teve vantagem no primeiro setor, mas foi derrotado nos outros dois.
 
Felipe Fraga larga em terceiro, também perto do tempo da pole – 0s060 atrás. Max Wilson e Gabriel Casagrande completam o top-5 do grid de largada. Marcos Gomes, que não encaixou boa volta no Q3, larga da sexta colocação.
Átila Abreu é pole no Velo Città (Foto: José Mário Dias)

Fora do Q3 mas dentro do top-10, surge o trio Thiago Camilo, Rubens Barrichello e Felipe Lapenna. Camilo e Barrichello vivem um fim de semana um pouco abaixo da média no Velo Città, enquanto Lapenna não conseguiu repetir a boa forma apresentada nos treinos livres.

A corrida 1 da Stock Car no Velo Città está marcada para as 14h (de Brasília). A corrida 2, por sua vez, começa às 15h10.

Saiba como foi o treino classificatório da Stock Car no Velo Città

 
O treino classificatório começou exatamente às 14h11 (de Brasília), com Guilherme Salas sendo o primeiro a sair dos boxes. O piloto abriu os trabalhos no Q1 com uma volta de 1min32s. Na tentativa seguinte, anotou 1min28s867. A liderança provisória virou passado quando Felipe Lapenna anotou 1min28s866, sendo melhor com uma diferença mínima.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Mas estava na cara que estes dois não se sustentariam na liderança por muito tempo. Marcos Gomes baixou para 1min28s209 e foi para o topo da tabela. Tempo mais do que suficiente para ir ao Q2. Rubens Barrichello, Daniel Serra, Max Wilson e Rafael Suzuki fechavam o top-5, também próximos de se classificar. Márcio Campos, que fez um ótimo TL2, pintava em sétimo. Não era um resultado ruim, mas um pouco abaixo do que o treino livre apontou.
 
A segunda metade do grid foi para a pista depois de cinco minutos de intervalo. Levou um tempinho, mas a classificação logo começou a mudar: Felipe Fraga subiu para segundo, Átila Abreu pintou em quarto, e Gabriel Casagrande foi para quinto.
 
Na parte intermediária, Tuka Rocha e César Ramos brigavam pelas últimas vagas no Q2. Tuka desbancou Ramos, mas rodou em seguida e perdeu a chance de anotar outra volta rápida – mas com o benefício de acionar a bandeira amarela e complicar os adversários.
 
No fim das contas, o cronômetro zerou e pouca coisa mudou: Gomes não perdeu a liderança, indo para o Q2 com autoridade. Os outros 14 classificados são os seguintes: Fraga, Barrichello, Abreu, Casagrande, Serra, Wilson, Galid, Suzuki, Camilo, Cacá, Maurício, Campos, Lapenna e Tuka.
Daniel Serra perdeu a pole por 0s002 (Foto: Fabio Davini/Vicar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Q2 começou com Daniel Serra na liderança, com 1min28s368, tempo ainda pior do que o de Gomes no Q1. Fraga, Gomes, Abreu, Casagrande e Wilson também se firmaram na zona de classificação no primeiro giro.
 
Barrichello, um nome forte para ir ao Q3, não conseguiu melhorar sua segunda volta e pintou em oitavo. O mesmo valeu para Maurício, décimo.
 
No fim das contas, a ordem do top-6 não chegou a mudar na segunda volta. Aqueles que se firmaram na zona de classificação na primeira tentativa – Serra, Fraga, Gomes, Abreu, Casagrande e Wilson – não saíram de lá e se afirmaram no Q3.
O primeiro piloto na pista no Q3 foi Wilson – mas com um tempo mediano: 1min28s505. Não era tempo para brigar pela pole, mas também não o deixaria na lanterninha. Isso porque Casagrande, que veio na sequência, conseguiu 1min28s651 e ficou atrás.
Felipe Fraga larga da terceira posição (Foto: Bruno Terena/RF1)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O tempo de Wilson só foi superado por Átila Abreu, que se agigantou no último setor. Com 1min28s277, Átila virava candidato fortíssimo à pole.
 
Enquanto Átila acertava em cheio, Gomes decepcionou quando menos podia. O #80 errou a volta do começo ao fim e só conseguiu 1min28s750.
 
Restavam dois pilotos: Fraga e Serra. Felipe até fez uma volta boa, mas ficou 0s060 atrás de Átila. Para Daniel, a situação foi ainda mais dramática: depois de fazer um ótimo segundo setor, o piloto não foi muito bem no terceiro e acabou 0s002 atrás do tempo do pole.

1 51 ÁTILA ABREU SP TMG/SHELL RACING Chevrolet 1:28.277  
2 29 DANIEL SERRA SP RC Chevrolet 1:28.279 +0.002
3 40 FELIPE FRAGA PA CIMED RACING Chevrolet 1:28.337 +0.060
4 65 MAX WILSON SP RCM Chevrolet 1:28.505 +0.228
5 83 GABRIEL CASAGRANDE PR VOGEL Chevrolet 1:28.651 +0.374
6 80 MARCOS GOMES SP CIMED Chevrolet 1:28.750 +0.473
7 21 THIAGO CAMILO SP IPIRANGA RACING Chevrolet 1:28.527 +0.250
8 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet 1:28.541 +0.264
9 110 FELIPE LAPENNA SP CAVALEIRO Chevrolet 1:28.612 +0.335
10 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 1:28.698 +0.421
11 28 GALID OSMAN SP IPIRANGA RACING Chevrolet 1:28.738 +0.461
12 31 MÁRCIO CAMPOS RS BLAU Chevrolet 1:28.849 +0.572
13 0 CACÁ BUENO RJ CIMED Chevrolet 1:28.853 +0.576
14 8 RAFAEL SUZUKI SP CAVALEIRO Chevrolet 1:28.971 +0.694
15 25 TUKA ROCHA SP RCM Chevrolet 1:29.171 +0.894
16 30 CÉSAR RAMOS RS BLAU Chevrolet 1:28.848 +0.571
17 117 GUILHERME SALAS SP VOGEL Chevrolet 1:28.867 +0.590
18 4 JÚLIO CAMPOS PR RX MATTHEIS Chevrolet 1:28.915 +0.638
19 10 RICARDO ZONTA PR TMG/SHELL RACING Chevrolet 1:28.918 +0.641
20 44 ALBERTO VALÉRIO MG HERO Chevrolet 1:29.002 +0.725
21 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Chevrolet 1:29.030 +0.753
22 5 DENIS NAVARRO SP CIMED RACING Chevrolet 1:29.031 +0.754
23 1 ANTONIO PIZZONIA AM RX MATTHEIS Chevrolet 1:29.109 +0.832
24 70 DIEGO NUNES SP HERO Chevrolet 1:29.132 +0.855
25 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME ACADEMY Chevrolet 1:29.193 +0.916
26 73 SÉRGIO JIMENEZ SP HOT CAR Chevrolet 1:29.240 +0.963
27 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet 1:29.243 +0.966
28 77 VALDENO BRITO PB CARLOS ALVES Chevrolet 1:29.453 +1.176
29 9 GUGA LIMA PR HOT CAR Chevrolet 1:29.634 +1.357
30 3 BIA FIGUEIREDO SP FULL TIME ACADEMY Chevrolet 1:29.869 +1.592
31 188 BETO MONTEIRO PE MICO'S Chevrolet 1:30.338 +2.061
BUEMI PERDEU PARA SI MESMO. E DI GRASSI FEZ POR MERECER TÍTULO DA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.