Átila fala em chance de vitória e Zonta traça “estratégia agressiva para buscar esse milhão”

A dupla da Shell V-Power destacou o equilíbrio de forças durante o treino classificatório da Corrida do Milhão. Átila Abreu ficou a apenas 0s050 do Q3 e vai largar em décimo lugar, enquanto Ricardo Zonta parte em 14º. Os pilotos se mostram otimistas para lutar pelo prêmio milionário

O sentimento nos boxes da Shell V-Power após o treino classificatório que definiu o grid de largada da Corrida do Milhão, na tarde deste sábado (4), é de que a performance poderia ter sido um pouco melhor. Átila Abreu e Ricardo Zonta mostraram bom desempenho na primeira parte da sessão e avançaram ao Q2. Mas na segunda fase de um treino extremamente equilibrado e onde qualquer décimo faz a diferença, a dupla da equipe chefiada por Thiago Menghel ficou perto, mas não conseguiu passar para a definição da pole. Por apenas 0s050, Átila não passou para o Q3 e vai largar em décimo, quatro posições à frente de Zonta.
 
No Q1, Zonta marcou 47s806 como melhor tempo, ficando em sétimo lugar, 0s125 atrás do tempo do piloto mais rápido do segmento, Lucas Di Grassi. Átila ficou logo atrás, em 11º.  Já na segunda parte do treino, o sorocabano figurou sempre no rol dos dez primeiros colocados e, por muito pouco, não avançou à fase final. Zonta, por sua vez, ficou a apenas 0s1 do companheiro de equipe.
 
Entretanto, mesmo não largando nas primeiras posições, Átila e Zonta apostam na estratégia e no forte ritmo de corrida desempenhado pelo time de Americana para lutar pela vitória na Corrida do Milhão. Zonta triunfou na prova milionária em 2013, em Interlagos, e tanto o paranaense como Átila já venceram em Goiânia, porém no circuito misto.
Átila Abreu acelera no treino classificatório da Corrida do Milhão (Foto: Fábio Davini)

Para a Corrida do Milhão, disputada neste ano no anel externo de Goiânia, cada piloto vai ter de fazer obrigatoriamente dois pit-stops: um para troca de pneus e outro para reabastecimento. É na estratégia que a dupla aposta para sair de Goiás com o prêmio milionário nas mãos.

 
Zonta destacou o equilíbrio e a proximidade de tempos na classificação. “Aqui é uma pista na qual, por ser de apenas duas curvas, os carros ficam muito próximos. Então, o ajuste fino, finíssimo, faz muita diferença para você conseguir meio ou um décimo, o que pode render até dez posições. Trabalhamos bastante, temos coisas a fazer ainda para amanhã”, comentou.
 
“A posição não é o que esperávamos, mas vamos para uma estratégia bem agressiva para buscar esse milhão”, complementou o dono do carro #10.
 
Átila ressaltou a melhora no desempenho do carro em relação aos treinos de sexta-feira, quando a falta de velocidade em reta foi evidenciada como uma preocupação.
Ricardo Zonta vai largar em 14º na Corrida do Milhão deste domingo (Foto: Fábio Davini)
“Se analisarmos os treinos de ontem e hoje pela manhã, tivemos uma grande evolução. O carro melhorou, fiquei mais confortável, mas qualquer meio décimo faz a diferença. Explorei o máximo do carro e virou o que tinha de virar. Vamos tentar melhorar um pouco mais para ter um bom ritmo de corrida. Apesar de ser uma prova de 40 minutos, com duas paradas, tudo pode acontecer”, salientou o sorocabano, que torce para que os fãs ajudem a equipe neste domingo.
 
“Tomara que a galera nos ajude com o Fan Push para virmos crescendo. Corrida é corrida e, largando de décimo, temos chance de ganhar. Não era onde gostaríamos de estar, mas fico mais tranquilo para amanhã”, finalizou. Cada piloto vai contar com 12 acionamentos do botão de ultrapassagem na Corrida do Milhão, enquanto os seis contemplados com o Fan Push vão ter um acionamento adicional.
 
Thiago Meneghel também deposita maior confiança neste domingo e ressaltou um fator que pode ajudar a Shell V-Power na Corrida do Milhão. “O carro se comportou melhor com pneus usados do que com pneus zero, o que nos dá esperança de vir para cima amanhã”, destacou.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a Corrida do Milhão em Goiânia com Felipe Noronha, Fernando Silva e Rodrigo Berton.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.