Barrichello cresce na prova com pit-stop rápido, aproveita erro de Campos no Bacião e vence primeira corrida em Cascavel
Apenas acompanhando o ritmo dos ponteiros nos minutos iniciais da prova, Rubens Barrichello e a Full Time deram o bote janela de pit-stops para entrar na briga pela vitória. Aí, o caminho ficou facilitado por uma saída de pista de Julio Campos e permitiu a segunda vitória consecutiva do piloto na Stock Car
A cobertura completa da etapa de Cascavel no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana | |
As imagens deste domingo de Stock Car em Cascavel |
Rubens Barrichello gostou desse negócio de vencer na Stock Car. Duas semanas depois de ganhar pela primeira vez, em Goiânia, na Corrida do Milhão, já venceu de novo. Dessa vez, o palco da vitória foi a pacata cidade de Cascavel, no interior do Paraná. Neste domingo (17), o piloto mais experiente da história do Mundial de F1 contou com uma estratégia certeira para crescer na prova na janela de pit-stops e triunfou pela segunda vez na carreira no campeonato mais importante do país.
Sexto no grid, Barrrichello permaneceu em posições intermediárias durante a primeira parte da prova. Disputou uma ou outra posição aqui e ali, mas manteve um bom ritmo até a janela de pit-stop, onde deu o bote. O trabalho da Full Time nos boxes foi rápido e devolveu o carro #111 à pista na segunda posição.
Relacionadas
A partir dali, ele iniciou a perseguição ao líder Julio Campos, tarefa que acabou facilitada por uma saída de pista do paranaense na curva do Bacião. Sem o #4 na frente, Barrichello passou por ele e assumiu a liderança a dez minutos do fim. Não foi mais ameaçado e cruzou a linha de chegada à frente.
Atrás dele, a briga pelos dois degraus restantes no pódio pegou fogo. Campos conseguiu manter o segundo posto, pelo menos, e Átila Abreu, depois de trocar várias ultrapassagens com Cacá Bueno, chegou em terceiro.
Gabriel Casagrande ainda superou Vitor Genz na reta de chegada e foi quinto.
Décimo colocado, Max Wilson garantiu a pole-position para a segunda corrida.
Confira como foi a primeira corrida da rodada dupla de Cascavel:
O Bacião tratou de fazer suas vítimas já nos primeiros segundos de prova em Cascavel. O enrosco começou na metade da frente do pelotão, com um toque entre Luciano Burti e Rafael Suzuki que acabou envolvendo uma penca de gente: Lucas Foresti, Nonô Figueiredo, Bia Figueiredo, Daniel Serra e Ricardo Maurício. Os Figueiredo, Foresti e Ricardinho sequer relargaram quando o safety-car recolheu para os boxes cinco minutos mais tarde.
Na relargada, Campos tratou de pular muito bem na dianteira e já estabeleceu uma vantagem que o deixava tranquilo em relação a Cacá Bueno. Mais tarde, na grande reta de Cascavel, o ‘pupilo’ do líder, Gabriel Casagrande, executou grande ultrapassagem sobre Átila Abreu e Vitor Genz para subir para terceiro.
Assim que a coisa ficou um pouco mais tranquila, a ordem dos dez primeiros era Campos, Cacá, Casagrande, Átila, Genz, Barrichello, Sérgio Jimenez, Allam Khodair, Valdeno Brito e Popó Bueno.
Com cerca de 15 minutos de disputa, um acidente na parte de trás do pelotão obrigou uma nova intervenção do safety-car devido à forte pancada de Diego Nunes no muro. No começo da grande reta de Cascavel, o carro #70 foi tocado pelo #28 de Galid Osman e guinou para o muro interno, acertando-o de frente.
Por causa do lance, Galid tomou uma dura punição dos comissários desportivos: bandeira preta, por atitude antidesportiva.
Na segunda relargada do dia, Campos mais uma vez deu uma aula e já passou pela linha de chegada com enorme vantagem para o carro #0 de Cacá Bueno. O pentacampeão, por sua vez, tinha Casagrande em seu encalço.
Mudanças de posição mais importantes ocorreram na parte de baixo do top-10 — onde a confusão era enorme. Uma festa de ultrapassagens. Popó Bueno, por exemplo, relargou em décimo, perdeu posições, recuperou e estava em décimo novamente duas voltas mais tarde. Tratava-se de um enorme pelotão que contava com o sétimo colocado, Valdeno, e o 16º, Max Wilson.
Surpreendentemente, diante da lógica vista na primeira parte do campeonato, as paradas de box não mudaram tanto a ordem da corrida. Pelo menos, a do líder. Com ritmo fortíssimo, Campos manteve a liderança mesmo tendo feito a chamada parada longa: combustível para as duas corridas e dois pneus do lado direito.
E teve um que, mesmo trocando dois pneus, galgou várias posições: Rubens Barrichello. Enquanto Cacá Bueno deixou os boxes brigando com Casagrande e Genz, o vencedor da Corrida do Milhão deu o bote foi para segundo. Átila Abreu também o acompanhou e foi para terceiro.
Mais rápido, Barrichello foi chegando em Campos e induziu o paranaense ao erro. No Bacião, a dez minutos do fim, o carro #4 escorregou e foi para a grama, deixando a pista livre para o #111 superá-lo.
As voltas finais, então, viram um duelo interessantíssimo pelas vagas que restavam no pódio. Campos passou a ser pressionado por Átila e Cacá, que vinham trocando incessantemente de posições. Deu conta de se segurar ali e terminar em segundo, ao passo que Átila derrotou o pentacampeão na volta final para assegurar o terceiro lugar. Portanto, os três melhores pilotos do campeonato depois da nona corrida do ano chegaram nas três primeiras posições.
O top-10, que é o grid invertido da segunda corrida, continuou com Casagrande, Genz, Jimenez, Valdeno, Gomes e Wilson.
Gomes se recupera no fim de semana e vence 2ª corrida |
Stock Car, Cascavel, corrida 1:
1 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | 41:14.398 | 34 voltas |
2 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | +2.150 | |
3 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | +2.364 | |
4 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | +4.308 | |
5 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | +7.956 | |
6 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | +8.041 | |
7 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | VOXX Peugeot | +11.268 | |
8 | 77 | VALDENO BRITO | PB | WA MATTHEIS Chevrolet | +11.842 | |
9 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +12.205 | |
10 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | +13.101 | |
11 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | +13.460 | |
12 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | +16.185 | |
13 | 74 | POPÓ BUENO | RJ | WA MATTHEIS Chevrolet | +16.860 | |
14 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | RZ Chevrolet | +18.884 | |
15 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | PRO GP Chevrolet | +19.180 | |
16 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | +23.749 | |
17 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | HOT CAR Chevrolet | +24.238 | |
18 | 72 | FÁBIO FOGAÇA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +28.971 | |
19 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOXX Peugeot | +29.938 | |
20 | 25 | TUKA ROCHA | RJ | RZ Chevrolet | +31.221 | |
21 | 82 | ALCEU FELDMANN | SP | HANIER Peugeot | +32.397 | |
22 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | VOGEL Chevrolet | +42.104 | |
23 | 22 | MAURI ZACCARELLI | SP | BASSANI Peugeot | +1 volta | |
24 | 57 | FELIPE TOZZO | SC | BOETTGER Peugeot | +1 volta | |
25 | 7 | BETO CAVALEIRO | SP | HANIER Peugeot | +4 voltas | |
26 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | VOGEL Chevrolet | NC | |
27 | 2 | RAPHAEL MATOS | MG | HOT CAR Chevrolet | NC | |
28 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | NC | |
29 | 70 | DIEGO NUNES | SP | C2 Chevrolet | NC | |
30 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | NC | |
31 | 11 | NONÔ FIGUEIREDO | SP | AMG Chevrolet | NC | |
32 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | BASSANI Peugeot | NC | |
33 | 100 | BIA FIGUEIREDO | SP | PRO GP Chevrolet | NC | |
34 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | DSQ |