Cabeçada pelo título perdido: o que Camilo viu na derrota de Massa em 2008

Thiago Camilo era um dos presentes nos boxes da Ferrari quando Felipe Massa foi campeão do mundo por alguns segundos em 2008. E, consequentemente, viu a cabeçada do mecânico da equipe de perto. O que ele lembra daquele momento?

Há 11 anos, Felipe Massa vencia o GP do Brasil, mas perdia o título mundial segundos depois. A ultrapassagem de Lewis Hamilton sobre Timo Glock é um momento clássico do automobilismo, por mais que também seja triste para os brasileiros. Aquele momento também causou um outo, bizarro, nos boxes da Ferrari, quando um mecânico, que havia descoberto o resultado antes que todos os presentes, deu uma cabeçada na parede.

Esta história inspirou a série V12, lançada pelo GRANDE PRÊMIO nesta segunda-feira (11), e é o tema do primeiro episódio, que você pode assistir acima – e na GPTV

E o que Thiago Camilo tem a ver com isso? Muita coisa, na verdade. Ele era um dos brasileiros presentes nos boxes da Ferrari e estava exatamente ao lado do famoso mecânico. Por isso, relembrou aquele dia ao GP.

Thiago Camilo comemora a vitória de Felipe Massa em 2008 nos boxes da Ferrari (Foto: Reprodução)

Ele, aliás, consegue enxergar até um lado positivo em tudo aquilo: "Acho que não deixa de ter sido um momento feliz, porque acho que o Felipe conseguiu concretizar uma vitória no GP do Brasil, eu sei o quanto é importante para a carreira dele, o quanto ele queria aquilo naquele momento."

Porém, o marcante é a cabeçada. E Camilo explica por que ela ocorreu: apenas o mecânico percebeu que Lewis Hamilton passou Timo Glock, e por um motivo até simples…

"Óbvio que ele queria o título e por alguns segundos ele acabou sendo campeão. Fato que a imagem que a gente tinha de dentro do box não era a mesma da transmissão, então a gente não sabia o que estava acontecendo com os carros para trás."

"O Felipe era campeão naquele momento, até que um mecânico da Ferrari foi olhar a tela de cronometragem, algo que nem passava pela nossa cabeça, e aí viu que de fato o Hamilton tinha ganho a posição do Glock e conquistado o título", revelou o atual terceiro colocado da Stock Car.

O desespero de Felipe Massa ao ver a Ferrari com problema na Hungria quando liderava (Foto: AP)

Camilo ainda comentou sobre como a Ferrari prejudicou Massa em pontos cruciais do campeonato – algo que a V12 também lembra no vídeo: "Mas acho que o Feipe estava num momento muito especial da carreira e ele não perdeu o campeonato no Brasil, isso foi o que mais tirou o peso das costas dele."

"Ele sabe que houve por parte da Ferrari erros grotescos, como o da mangueira em Singapura, então mais do que o ponto no Brasil, teve os pontos que a própria Ferrari jogou fora. Então foi uma vitória, foi comemorada como deveria ser, então é um momento muito simbólico. Mas óbvio que ficmaos tristes, seria perfeito, ainda mais no Brasil", concluiu.

A série V12 vai ao ar durante esta semana de GP do Brasil, com cinco episódios relembrando momentos relegados da prova. De segunda a sexta, um vídeo novo às 20h.


 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.