Cacá aproveita duplo revés da Cimed e crava pole-position em Cascavel na Stock Car. Fraga sai apenas em 27º

Cacá Bueno vai largar na pole-position pela terceira vez na temporada, a 36ª vez na carreira. O feito foi conquistado neste sábado (16) em Cascavel. A surpresa foi a presença de Vitor Genz, que larga em segundo. Marcos Gomes parte em quarto, mas Felipe Fraga, após rodar e bater na barreira de pneus, vai sair do fim do grid

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

É de Cacá Bueno a pole-position para a etapa de Cascavel, a sexta da temporada 2016 da Stock Car. O pentacampeão, que jamais venceu no Autódromo Zilmar Beux, fez uma volta voadora no seu grupo depois de ter rodado, se recuperou e anotou 1min02s143. Cacá bateu em 0s038 Vitor Genz, que surpreendeu com o carro da Carlos Alves e vai fechar a primeira fila do grid em Cascavel.

Ao comemorar a pole, Cacá falou ao canal SporTV sobre seu futuro na Stock Car, uma vez que rumores apontam para uma possível mudança de equipe em 2017. “É um assunto complicado de ser tocado, não tem nada definido ainda. São 13 anos de equipe, e o certo é que o contrato acaba no final do ano. Eu tenho meu valor de mercado, estou negociando com equipes e com a Red Bull. No momento adequado nós vamos definir isso. Não dá pra dizer que sim, nem que não. Até a Corrida do Milhão a gente tem uma definição”. A principal prova do campeonato acontece após as férias, em 11 de setembro.

Cacá Bueno vibra com a pole-position em Cascavel. Depois, falou sobre seu futuro (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Já a Cimed, melhor equipe da temporada até o momento, enfrentou um duro revés. Felipe Fraga e Marcos Gomes foram à pista no décimo e último grupo. Mas os dois pilotos rodaram quase que simultaneamente. Fraga levou a pior ao bater seu carro na barreira de pneus e vai largar apenas em 27º. Diferente do líder do campeonato, Marcos Gomes ainda se recuperou e conseguiu um bom quarto lugar no grid, largando ao lado de Max Wilson. Rubens Barrichello completa o rol dos cinco primeiros colocados.

O sentimento entre os pilotos da Cimed foi de lamento. "A maioria dos pilotos que entrou na pista rodou nas suas primeiras voltas. Aconteceu isso comigo também, com o Felipe. Mas Graças a Deus eu não bati, foi uma rodada e eu consegui dar a última volta, mas realmente só pra cumprir a ultima volta sem errar, e com isso fiquei muito abaixo do limite do nosso potencial. Dava pra ter feito a pole, sem dúvida nenhuma, brigado com o Cacá, mas eu preferi ser mais cauteloso e pensar no campeonato", afirmou Gomes, que liderou o segundo treino livre, na manhã deste sábado.

Fraga, por sua vez, sabe que terá uma jornada pra lá de difícil no domingo em razão da sua posição de largada. “Fiz normal, igual eu fiz em todas as voltas do treino. Acho que o carro não aceitou o que a gente fez para a classificação, é uma pena! Muito ruim esse resultado, é péssimo pra mim, mas agora a gente vai ter que correr atrás na corrida. Tem muitas voltas na corrida, muita coisa que pode acontecer. Então vamos ver, vamos ter que fazer uma estratégia para a segunda corrida, eu acho. Mas é isso aí, não dá pra ir bem sempre, então vamos trabalhar agora”, comentou o líder do campeonato também ao SporTV.

Ricardo Zonta larga em sexto, enquanto a quarta fila do grid vai contar com Rafael Suzuki e Diego Nunes. Néstor 'Bebu' Girolami, com o outro carro da Carlos Alves no top-10, e Daniel Serra, fecham a relação dos dez melhores colocados no grid.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Cacá Bueno voltou à posição de honra na Stock Car (Foto: Bruno Terena/Red Bull Content Pool)

Saiba como foi o treino classificatório da Stock Car em Cascavel

A sessão que definiu o grid de largada em Cascavel acabou começando com 35 minutos de atraso em razão de um acidente sofrido por José Vitte no segundo treino do Mercedes-Benz Challenge, quando seu carro danificou o guard-rail. Assim, não houve outra alternativa a não ser postergar o início da classificação para reparar a barreira de segurança.
 
O formato da classificação foi o de costume: dez grupos de três pilotos cada, com uma volta de aquecimento e outras três para marcar tempo. Seguindo a ordem do campeonato, o G1 foi formado por Néstor ‘Bebu’ Girolami, da Carlos Alves, César Ramos e Danilo Dirani, da RZ Motorsport que volta ao grid da Stock Car neste fim de semana. Fazia 11ºC de temperatura ambiente e 13º na pista no começo da tarde de sábado.
O treino da Stock Car foi atrasado em 35 minutos em razão de uma batida no Mercedes-Benz Challenge (Foto: Reprodução)
A pista estava praticamente seca, mas alguns pequenos trechos ainda continuavam úmidos, bem como as zebras e a grama, e isso resultava em armadilhas para os pilotos. ‘Bebu’ Girolami, em um ano cheio de azar em sua estreia na Stock Car, acabou rodando e indo parar na grama, mas conseguiu voltar à pista. E mesmo assim, o argentino fez o melhor tempo do grupo: 1min02s514.
 
O G2 foi formado por Felipe Lapenna e Raphae Abbate, da Hot Car, e Popó Bueno, da Cavaleiro. Lapenna foi mais um a escapar da pista, encostando na barreira de pneus, mas sem maiores consequências. ‘Bebu’ se manteve na frente, enquanto o melhor do G2 foi Abbate, que ficou em terceiro no geral. Popó, por sua vez, não encaixou boa volta e ficou em último.
Bia Figueiredo bateu e causou bandeira vermelha em Cascavel (Foto: Reprodução)
Guga Lima, da TMG, Bia Figueiredo, pilota da Bassani, e Lucas Foresti, da Full Time/ProGP, vieram à pista para o terceiro grupo. Neste ponto, a sessão foi interrompida com bandeira vermelha em razão de uma batida de Bia ocorrida na saída do Bacião. A paulista bateu de lado no guard-rail, quase no mesmo ponto do acidente com Vitte no Mercedes-Benz Challenge. Após a volta da bandeira verde, Foresti subiu para segundo, com Lima surpreendendo em terceiro.

O G4 era bem forte e tinha Rafael Suzuki, segundo colocado no último treino livre, Julio Campos, vencedor da corrida 2 em Tarumã, e Felipe Guimarães, que vem sendo um dos bons nomes da temporada. Mas o goiano radicado em Brasília foi outro a escapar na saída do Bacião e também 'beijou' o guard-rail, ficando parado na pista. Assim, a bandeira vermelha entrou novamente em ação em Cascavel. Antes da batida, Suzuki conseguiu anotar 1min02s635 para subir para o segundo lugar. Na retomada do treino, o piloto da Vogel melhorou e finalmente conseguiu bater o argentino para cravar 1min02s460.


Thiago Camilo, da RCM, Denis Navarro, da Vogel e Gabriel Casagrande, jovem talento da C2, estavam na pista pelo Grupo 5. Thiago foi o melhor entre eles e marcou o terceiro tempo. Já eram 15 os carros com tempos aferidos em Cascavel. Em seguida, Sergio Jimenez, Galid Osman e Allam Khodair aceleravam pelo Grupo 6. Khodair foi o melhor do grupo e subiu para sétimo, mas acabou cometendo um erro na tentativa de melhorar seu tempo, indo 'passear' na grama.
Allam Khodair também foi 'passear' na grama em Cascavel (Foto: Reprodução)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Então, Diego Nunes, da Bassani, estava na pista com Ricardo Zonta, da A.Mattheis, e Vitor Genz, da Carlos Alves pelo sétimo grupo. E aí, o gaúcho de Porto Alegre cravou excelente volta para desbancar Suzuki da pole provisória ao anotar 1min02s404. A pista estava claramente melhor, e os tempos vinham baixando aos poucos. O próprio Genz baixou bem depois de passar em 1min02s181, um tempo excepcional. Em seguida, Zonta veio para completar bela volta, subindo para segundo lugar.

Cacá Bueno, Valdeno Brito e Ricardo Maurício foram à pista pelo fortíssimo Grupo 8. Cacá, na busca por uma boa posição no grid, subiu para sexto antes de rodar e passar pela grama úmida, mas conseguiu voltar à pista. Valdeno não teve a mesma sorte. Depois de rodar, o paraibano bateu de traseira seu carro na barreira de pneus, causando a terceira interrupção da classificação. A sessão demorou a ser retomada em razão dos danos na proteção, que ficou bem avariada.

Na retomada da sessão, Cacá e Maurício voltaram à pista. E aí, o pentacampeão desbancou o surpreendente Genz para se colocar na pole provisória em Cascavel ao anotar 1min02s143, 0s038 mais rápido que o gaúcho. Mesmo assim, ao chegar aos boxes, Bueno se mostrou bastante irritado.

Os pilotos do G9, com Rubens Barrichello, Átila Abreu e Max Wilson tinham a missão de desbancar o #0 da Red Bull. Max foi quem mais se aproximou e ficou a 0s132 de Cacá, subindo para terceiro, seguido por Barrichello, enquanto Átila finalmente conseguiu um bom desempenho no classificatório e se colocou em nono no geral. Restava, portanto, apenas o derradeiro grupo, que tinha a presença de Felipe Fraga, Marcos Gomes e Daniel Serra, os três primeiros do campeonato.

De forma quase simultânea, Fraga e Gomes rodaram e comprometeram suas respectivas chances de luta pela pole. Felipe levou a pior e bateu na barreira de pneus após rodar na saída da curva, danificando a dianteira do seu carro. Marquinhos consguiu se recuperar e anotou o quarto melhor tempo, enquanto Fraga não passou do 27º posto. Serrinha fez uma volta decepcionante, ficou apenas em décimo e confirmou a pole de Cacá Bueno, que vai largar na frente pela 36ª vez na Stock Car.

Stock Car, Cascavel, corrida 1, grid de largada:

1 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet 1:02.143   6
2 46 VITOR GENZ RS CARLOS ALVES Peugeot 1:02.181 +0.038 4
3 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet 1:02.275 +0.132 4
4 80 MARCOS GOMES SP CIMED Peugeot 1:02.358 +0.215 4
5 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet 1:02.372 +0.229 4
6 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet 1:02.374 +0.231 4
7 8 RAFAEL SUZUKI SP VOGEL Chevrolet 1:02.460 +0.317 6
8 70 DIEGO NUNES SP BASSANI Chevrolet 1:02.485 +0.342 4
9 63 NESTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot 1:02.514 +0.371 4
10 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet 1:02.540 +0.397 4
11 51 ÁTILA ABREU SP A.MATTHEIS Chevrolet 1:02.550 +0.407 4
12 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet 1:02.589 +0.446 4
13 77 VALDENO BRITO PB TMG Chevrolet 1:02.601 +0.458 3
14 12 LUCAS FORESTI DF FULL TIME PRO GP Chevrolet 1:02.648 +0.505 6
15 9 GUGA LIMA PR TMG Chevrolet 1:02.687 +0.544 6
16 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 1:02.691 +0.548 6
17 11 CÉSAR RAMOS SP RZ Chevrolet 1:02.693 +0.550 4
18 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet 1:02.721 +0.578 4
19 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet 1:02.724 +0.581 4
20 4 JÚLIO CAMPOS PR C2 Chevrolet 1:02.782 +0.639 5
21 73 SÉRGIO JIMENEZ SP CAVALEIRO Peugeot 1:02.842 +0.699 4
22 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet 1:02.895 +0.752 4
23 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet 1:03.188 +1.045 3
24 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet 1:03.210 +1.067 4
25 66 FELIPE GUIMARÃES GO FULL TIME PRO GP Chevrolet 1:03.327 +1.184 3
26 56 DANILO DIRANI SP RZ Chevrolet 1:03.344 +1.201 4
27 88 FELIPE FRAGA PA CIMED Peugeot 1:03.352 +1.209 3
28 110 FELIPE LAPENNA SP HOT CAR Chevrolet 1:03.408 +1.265 4
29 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot 1:03.578 +1.435 3
30 74 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot 1:03.640 +1.497 4
PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.