Cacá Bueno conquista penta da Stock Car, mas perde Milhão para Camilo nos metros finais

Cacá Bueno conquistou o pentacampeonato da Stock Car com a terceira colocação na Corrida do Milhão. O piloto, no entanto, perdeu o prêmio de R$ 1 milhão ao ser ultrapassado por Thiago Camilo nos metros finais

O domingo de Cacá Bueno tinha tudo para ser perfeito. O piloto da Red Bull abriu a última volta da Corrida do Milhão, neste domingo (9), na liderança da prova, mas por causa de uma pane seca foi ultrapassado por Thiago Camilo faltando poucos metros para a bandeira quadriculada. Com isso, o piloto da RCM conquistou pela segunda vez consecutiva o prêmio de R$ 1 milhão. Mas Cacá não ficou de mãos abanando, pelo contrário. Na "derrota mais saborosa da vida", o carioca da Red Bull fez história e chegou ao pentacampeonato da Stock Car, superando Paulão Gomes e ficando atrás somente do lendário Ingo Hoffmann, que tem 12 títulos.

A vitória de Camilo começou a se desenhar logo na primeira volta, quando o piloto foi para os boxes, sabendo do perigo de uma pane seca no decorrer da prova de 50 minutos de duração. Assim, na base da estratégia, o piloto do carro 21 foi ganhando posições conforme os adversários iam parando ou ficavam sem combustível.

Thiago Camilo passou Cacá Bueno quase na linha de chegada (Foto: Rodrigo Berton / Agência WarmUP)

No final, principalmente depois que o piloto que mais liderou na Corrida do Milhão teve de fazer seu splash and go, Cacá Bueno, Galid Osman e Nonô Figueiredo brigavam pela vitória. Deles, apenas o carioca conseguiu completar a última volta, mas o combustível no carro da Red Bull não foi suficiente para que ele mantivesse a primeira colocação até a linha de chegada, permitindo que Camilo conquistasse pela segunda vez na carreira a Corrida do Milhão.

Por míseros 0s081, Ricardo Maurício, que adotou a mesma estratégia de Camilo, foi o segundo, enquanto Cacá terminou em terceiro e abocanhou um pódio para coroar seu quinto título na Stock. Grande destaque da corrida, Julio Campos completou em quarto após ter largado em último, seguido por Ricardo Zonta, Duda Pamplona, Denis Navarro e Átila Abreu.

Com a nona colocação, Raphael Matos foi o piloto mais bem classificado entre os convidados, com Antonio Pizzonia completando o grupo dos dez primeiros. Helio Castroneves fechou em 14º, enquanto Rubens Barrichello foi o 22º. Tony Kanaan abandonou logo no começo após se envolver em um acidente com Diego Nunes.

Cacá Bueno comemorou muito o título da Stock Car (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

Confira como foi a Corrida do Milhão da Stock Car

A corrida começou com uma largada horrível de Cacá Bueno, como o próprio admitiu em conversa com a equipe Red Bull via rádio. O pole-position tracionou muito mal no momento em que a aceleração foi autorizada e perdeu várias posições. Allam Khodair, Ricardo Maurício e Daniel Serra passaram por ele rapidamente. Nas curvas seguintes, porém, Cacá pelo menos conseguiu levar a melhor sobre outros adversários para evitar um prejuízo maior. Valdeno Brito foi quem deu mais trabalho, mas só até a Curva do Lago.

Sétimo no grid, Rubens Barrichello foi outro que começou mal e perdeu quatro posições. Tony Kanaan, por sua vez, confirmou sua fama de fazer boas largadas e ganhou sete lugares. E já na primeira volta, para tentar uma estratégia diferente, Thiago Camilo parou nos boxes e reabasteceu, tática que foi decisiva para a vitória que viria mais tarde.

Ainda na primeira volta o safety-car foi acionado pela primeira vez em Interlagos. Lico Kaesemodel rodou e ficou em posição perigosa, e Raphael Matos foi mostrado pela TV com a frente do carro bastante danificada. A relargada não demorou. Lico abandonou, Rafa seguiu.

Na quinta volta, Tony Kanaan se envolveu em um toque com Diego Nunes na curva do Pinheirinho, no miolo do circuito. Ambos entraram nos boxes nesta mesma volta e voltaram para a pista, mas o convidado precisou se retirar três voltas depois.

A disputa pela vitória seguiu bem parelha na primeira metade da Corrida do Milhão. Khodair não conseguia desgarrar dos demais pilotos. Eram raros os momentos em que a diferença para Maurício superava a casa de 1s. E Serra estava na cola da dupla. Cacá perdeu um pouco de terreno a partir da décima volta, mas vinha confortável na quarta posição, que lhe dava o título. Aí veio nova bandeira amarela, na 12ª passagem. O motivo foram detritos deixados na pista pelo carro de Vitor Meira, que já tinha seu bólido bastante avariado por causa de toques no início da prova.

Cacá Bueno quase perdeu o título na largada ao tracionar mal (Foto: Bruno Terena/Red Bull)

Na segunda relargada da prova, Serra ultrapassou Maurício pela segunda posição, e Galid Osman pulou de sétimo para quinto em uma bela manobra. Mas, voltando à Serra, o piloto da Red Bull se mostrou preocupado pelo rádio por ter feito uma ultrapassagem arriscada sobre Maurício, exatamente no momento da luz verde.

O período de bandeira verde não durou muito: uma volta de disputas liberadas e Diego Nunes, de novo ele, foi tocado por Ricardo Zonta na entrada da reta dos boxes. Novo safety-car. Neste meio tempo, vários pilotos entraram nos boxes para efetuar o reabastecimento.

A questão da corrida era: os que lideravam a prova conseguiriam chegar até o fim sem precisar parar nos boxes? Com os 50 minutos de disputa, o reabastecimento voltou a ser uma variável importante na Stock Car. Thiago Camilo, que vinha lá atrás, começou a aparecer como candidato à vitória ao escalar o pelotão. Khodair, Serrinha, Cacá e Galid Osman seguiam entre os primeiros, mas com o ritmo bem menos intenso, justamente para poupar combustível visando o fim da prova. 

A exatos dez minutos do fim, a Red Bull concluiu o pit-stop de Daniel Serra. Khodair e Cacá insistiam em permanecer na pista. E o líder do campeonato, sem um bom ritmo, começou a ser pressionado por um piloto que não tinha nada a perder, Galid. A ultrapassagem do melhor novato da Stock Car 2012 foi consumada no fim da reta oposta.

Nos minutos finais, uma boa briga movimentou o pelotão intermediário. Camilo alcançou Max Wilson e Valdeno, tentou ultrapassá-los. Várias trocas de posições aconteceram nas voltas seguintes, até que a gasolina de Max acabou. Era mais um postulante que dava adeus ao título de 2012.

Na tônica do que foi o ano, Khodair deu azar de novo e não resistiu à iminente pane seca. O 'japonês voador' entrou nos boxes e deixou a briga pelo milhão. Galid Osman virou líder e parecia caminhar para uma vitória histórica. Mas o jovem perdeu a chance de conquistar o prêmio milionário. Na reta oposta, seu motor começou a falhar. O novato, persistente, segurou Cacá até a chicane da curva do Café. O piloto da Full Time BMC parou metros mais tarde. Fim de uma prova memorável para Galid.

Na última volta, Cacá cruzou em primeiro, mas era atacado por Nonô Figueiredo, outro que ficou pelo caminho metros depois. A liderança durou por mais alguns segundos, até a reta dos boxes. Em um fim de corrida eletrizante, Cacá resitiu o quanto pôde, mas o combustível acabou na subida da reta dos boxes, que veio no embalo até o fim. Na cola vinham Thiago Camilo e Ricardo Maurício, que o superaram a menos de 50 metros da linha de chegada. Festa para Camilo, vencedor pela segunda vez consecutiva da Corrida do Milhão. Festa maior para Cacá Bueno, melhor piloto em atividade no Brasil e pentacampeão da Stock Car.

Cacá Bueno festeja a conquista do quinto título da Stock Car (Foto: Rodrigo Berton / Agência WarmUP)


Classificação final

Cacá conquistou seu quinto título na história da Stock Car ao superar ninguém menos que Paulão Gomes. Agora, o carioca só está atrás do lendário Ingo Hoffmann, dono de 12 títulos na categoria. Bueno chegou à histórica conquista ao somar 195 pontos em 12 etapas. Ricardo Maurício, segundo lugar neste domingo, foi o vice-campeão, com 189. Átila Abreu, outro que chegou à Corrida do Milhão com chances de título, fechou sua melhor temporada na Stock Car em terceiro, com 175, seis pontos a mais em relação a Daniel Serra, companheiro de equipe de Cacá na Red Bull.

Thiago Camilo, bicampeão da Corrida do Milhão, somou 44 pontos neste domingo e chegou a 158, 20 a mais que Max Wilson. Valdeno Brito foi o sétimo, com 137, um a mais que Julio Campos, um dos grandes destaques da corrida deste domingo. Nonô Figueiredo, com 130, e Allam Khodair, com 118, fecham o top-10 da classificação final da Stock Car, temporada 2012.

Stock Car, Interlagos, Corrida do Milhão, final:

 

 

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