Cacá Bueno vence prova com final espetacular em SP e começa 2013 no alto do pódio na Stock Car
Final de prova espetacular em Interlagos viu duelo curva a curva entre Cacá Bueno, Valdeno Brito e Átila Abreu, briga decidida somente na última volta. Rubens Barrichello terminou em 26º lugar
A temporada 2013 da Stock Car começou emocionante no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. A vitória neste domingo (3) foi do pentacampeão Cacá Bueno, o que pode parecer até previsível para muita gente, mas, para terminar na frente e iniciar a busca pelo hexa no alto do pódio, o carioca precisou levar a melhor em um duelo espetacular. Foi só na última volta que ele conseguiu superar Valdeno Brito e Átila Abreu para festejar pela primeira vez no ano e pela 30ª vez em sua carreira.
Abreu liderava a prova até poucas voltas do fim e parecia que ficaria com a vitória com uma estratégia muito bem traçada pela equipe AMG. Mas um problema mecânico no sistema de combustível o fez perder rendimento nas voltas finais, iniciando a empolgante batalha com Cacá e Valdeno.
Relacionadas
Sem condições de completar a prova, Átila ficou para trás no fim da penúltima volta, quando os três chegaram a ficar lado a lado no bico de pato. Na volta final, Valdeno perseguiu Cacá, chegou bem perto, mas não conseguiu dar o bote. O pódio foi completado por Ricardo Maurício.
Rubens Barrichello fez prova apagada e estava dentro da zona de pontuação até poucas voltas do fim, mas um furo no pneu traseiro direito o derrubou para a 26ª posição. Em quatro corridas, o ex-F1 ainda não terminou nenhuma vez no top-20.
Confira como foi a primeira etapa de 2013 da Stock Car:
Os movimentos iniciais dos pilotos no momento da largada empolgaram, especialmente a manobra de Ricardo Maurício, que quase pulou de quarto para primeiro, mas não desbancou Julio Campos. Nenhum incidente aconteceu nas primeiras curvas, porém, no miolo, Rodrigo Sperafico foi tocado por Duda Pamplona e rodou. Sperafico abandonou ali a prova, mas a direção de prova não colocou o safety-car na pista.
Havia a expectativa para saber se os pilotos fariam pit-stops na primeira volta, e quais deles adotariam essa estratégia. Maurício e Cacá Bueno foram dois dos que optaram por parar ainda no primeiro giro. Daniel Serra e Max Wilson fizeram seus pits na segunda passagem e o pole, Julio Campos, completou um giro a mais e parou na terceira volta.
Quando Campos retornou à pista, ele já não era mais o primeiro dentre os que haviam reabastecido. Cacá e Maurício foram mais rápidos. Atrás do paranaesne estavam Allam Khodair e Thiago Camilo. O trio protagonizou uma excelente briga na quinta volta. Campos e Camilo ficaram lado a lado da Reta Oposta até o Laranjinha. Apesar das várias curvas divididas, a ordem dos pilotos não mudou.
Na primeira posição real estava Átila Abreu, seguido por Valdeno Brito. A estratégia deles era diferente: parar no fim do primeiro terço de corrida. O paraibano entrou nos boxes na nona volta, uma antes de Átila. Para Valdeno, a tática rendeu algumas posições. Quando Átila voltou à pista, tinha 4s de vantagem para Cacá. Ambos trocaram o pneu traseiro direito do carro.
Com todas essas paradas, os líderes passaram a ser dois novatos: Fabio Fogaça e Vitor Genz. O paulista ficou na pista por algumas voltas até parar e voltar em 16º. O gaúcho herdou a ponta e por lá continuou. A princípio, era de se esperar que Genz fizesse um reabastecimento, mas a Gramacho resolveu ousar na estratégia e mantê-lo na pista.
No meio da prova, os pneus traseiros direitos da Pirelli começaram a apresentar problemas. Camilo foi o primeiro a sofrer e parou na 12ª passagem para trocar o composto. Campos teve ainda mais azar: seu pneu estourou no S do Senna e ele não conseguiu retornar aos boxes, ou seja, fim de prova para o pole-position. Rubens Barrichello, que fazia prova apagada, mas pontuaria pela primeira vez na Stock Car, foi outra vítima do traseiro direito.
Voltando à briga pela liderança, Genz não resistiu até a bandeirada e parou nos boxes na 21ª volta. A ponta voltou para Átila, mas a estratégia que parecia boa acabou não valendo a vitória. O sorocabano teve um problema mecânico nas voltas finais e perdeu rendimento. Aí começou uma ótima briga com Cacá e Valdeno, que se aproximaram.
Os três dividiram curvas, trocaram leves toques e protagonizaram momentos emocionantes. No fim, Átila ficou mesmo pelo caminho, e Cacá e Valdeno restaram na disputa. Na volta final, o piloto da Red Bull não permitiu o bote do paraibano e cruzou a linha de chegada na frente. Apenas 0s7 de vantagem.
Ricardo Maurício completou o pódio, seguido por Daniel Serra, Tuka Rocha, Max Wilson e Allam Khodair. Luciano Burti e os novatos Fabio Fogaça e Raphael Matos fecharam o top-10 do dia.
Stock Car, Interlagos, final:
1
|
Cacá BUENO
|
RJ
|
Red Bull
Chevrolet Sonic |
43:21.489
|
25 voltas
|
|
||
|
||||||||
2
|
Valdeno BRITO
|
PB
|
WA Mattheis
Peugeot 408 |
+0.763
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
3
|
Ricardo MAURÍCIO
|
SP
|
RC
Chevrolet Sonic |
+7.906
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
4
|
Daniel SERRA
|
SP
|
Red Bull
Chevrolet Sonic |
+11.861
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
5
|
Tuka ROCHA
|
RJ
|
RZ
Chevrolet Sonic |
+15.462
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
6
|
Max WILSON
|
SP
|
RC
Chevrolet Sonic |
+15.639
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
7
|
Allam KHODAIR
|
SP
|
Vogel
Chevrolet Sonic |
+22.250
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
8
|
Luciano BURTI
|
SP
|
Boettger
Peugeot 408 |
+22.367
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
9
|
Fábio FOGAÇA
|
SP
|
Vogel
Chevrolet Sonic |
+23.868
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
10
|
Raphael MATOS
|
MG
|
Hot Car
Chevrolet Sonic |
+26.834
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
11
|
Galid OSMAN
|
SP
|
RCM
Chevrolet Sonic |
+28.370
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
12
|
Atila ABREU
|
SP
|
AMG
Chevrolet Sonic |
+28.591
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
13
|
Marcos GOMES
|
SP
|
Carlos Alves
Peugeot 408 |
+30.464
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
14
|
Ricardo SPERAFICO
|
PR
|
ProGP
Chevrolet Sonic |
+31.167
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
15
|
Lico KAESEMODEL
|
PR
|
Boettger
Peugeot 408 |
+31.184
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
16
|
Diego NUNES
|
SP
|
Bassani
Peugeot 408 |
+35.926
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
17
|
Wellington JUSTINO
|
GO
|
Hot Car
Chevrolet Sonic |
+40.571
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
18
|
Vitor GENZ
|
RS
|
Gramacho
Peugeot 408 |
+51.814
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
19
|
Thiago CAMILO
|
SP
|
RCM
Chevrolet Sonic |
+55.023
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
20
|
Duda PAMPLONA
|
RJ
|
ProGP
Chevrolet Sonic |
+55.783
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
21
|
Popó BUENO
|
RJ
|
WA Mattheis
Peugeot 408 |
+56.161
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
22
|
Rodrigo PIMENTA
|
SP
|
Gramacho
Peugeot 408 |
+1:01.899
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
23
|
Ricardo ZONTA
|
PR
|
RZ
Chevrolet Sonic |
+1:21.911
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
24
|
Nonô FIGUEIREDO
|
SP
|
AMG
Chevrolet Sonic |
+1:22.460
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
25
|
Rubens BARRICHELLO
|
SP
|
Full Time
Chevrolet Sonic |
+1:30.068
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
26
|
Denis NAVARRO
|
SP
|
Voxx
Peugeot 408 |
+1 volta
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
27
|
Beto CAVALEIRO
|
SP
|
Hanier
Peugeot 408 |
+1 volta
|
|
|
|
|
|
|
|
||||||
28
|
Sérgio JIMENEZ
|
SP
|
Voxx
Peugeot 408 |
+2 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
29
|
Alceu FELDMANN
|
SP
|
Full Time
Chevrolet Sonic |
+2 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
30
|
Julio CAMPOS
|
PR
|
Mico's
Peugeot 408 |
+9 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
31
|
Patrick GONÇALVES
|
BA
|
Bassani
Peugeot 408 |
+11 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
32
|
David MUFFATO
|
PR
|
Carlos Alves
Peugeot 408 |
+17 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
33
|
Felipe LAPENNA
|
SP
|
Hanier
Peugeot 408 |
+21 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
||||||
34
|
Rodrigo SPERAFICO
|
PR
|
Mico's
Peugeot 408 |
+25 voltas
|
NC
|
|
|
|
|
|
|
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.