Cacá pede que regra do push-to-pass seja igual para todos: “Já imaginou botar o Bolt para largar 5m atrás?”

Em Interlagos, os dez primeiros colocados do grid terão sete acionamentos do push-to-pass, enquanto os demais poderão usar o dispositivo dez vezes

A desigualdade no uso do push-to-pass nas provas da Stock Car é uma regra não aprovada por Cacá Bueno. Conhecido por ter opiniões fortes e postura crítica, o pentacampeão da categoria afirmou que nenhuma regra deveria privilegiar pilotos que não obtiveram um bom resultado na pista.

Cacá disse que o regulamento deve, sim, pensar no show e em oferecer um bom produto ao público. Porém, isso não pode prejudicar os pilotos e equipes que realizaram um trabalho melhor, defende. Consta no Regulamento Particular de Prova da primeira etapa do campeonato que os dez pilotos que largam nas 10 primeiras posições poderão acionar o botão de ultrapassagem sete vezes; do 11º ao último colocado serão dez usos do push.

Cacá Bueno larga em segundo na corrida deste domingo (Foto: Felipe Tesser/ Grande Prêmio )

“Acho assim: eu sou esportista, esse é o meu trabalho, eu vivo disso. Tem que pensar que a vida de pessoas depende disso porque é o nosso trabalho”, declarou Cacá em entrevista exclusiva ao Grande Prêmio.

Sempre a favor de quando as regras são iguais para todo mundo, Bueno fez uma analogia com o atletismo para reforçar sua argumentação: “Você já imaginou botar o Usain Bolt para largar cinco metros atrás porque ele ganha todas?”

“Eu acho que você tem que ganhar pela sua competência e pelos seus méritos. Você ter ajudas por não fazer um trabalho de casa bem feito – não estou chamando os outros de incompetentes – é premiar a falta de talento, de trabalho, de sorte ou do que quiser chamar”, falou.

Bueno, no entanto, ponderou. “Vamos combinar: só sobrou essa né? Já está bem legal, já mudou muito”, elogio. Para o piloto, o equilíbrio do treino classificatório mostra que regras desiguais não são necessárias: “A gente viu menos de 0s1 entre os quatro primeiros no Q2. Não precisa fazer regras diferenciadas para ficar embolado”.

Perguntado se pediu para mudar a regra, Cacá disse que sim, mas é voto vencido sempre. “Acho que sou reclamão demais, quando eu falo o pessoal não gosta”, brincou.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a primeira etapa de 2013 da Stock Car, em Interlagos, com os repórteres Felipe Giacomelli e Renan do Couto e os fotógrafos Felipe Tesser e Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.