Camilo espera “prova de resistência e de quem melhor souber poupar equipamento” em Goiânia

Recordista de vitórias na Corrida do Milhão, Thiago Camilo abriu o fim de semana em busca da quarta conquista ciente de que vai ter muito trabalho pela frente. O piloto da A.Mattheis/Ipiranga relatou problemas de superaquecimento nos freios durante a sexta-feira de treinos livres

É impossível falar em Corrida do Milhão da Stock Car sem mencionar Thiago Camilo. O piloto de 33 anos, que vive uma fase especial por saber que vai ser pai, é o recordista de vitórias na prova milionária, com três triunfos: 2011, 2012 e 2015. Foi em Goiânia, há três anos, que o paulista viveu um dos momentos mais marcantes da carreira ao triunfar na Corrida do Milhão pouco depois de ter sofrido grave acidente na etapa de Curitiba. 
 
Mas diferente daquela corrida em que triunfou em 2015, desta vez Camilo encara, como os outros 32 pilotos do grid da Stock Car para o fim de semana, uma etapa diferente por ser disputada no anel externo de Goiânia. O circuito é mais simples, porém muito exigente quanto à velocidade, com médias horárias superiores a 200 km/h. Mas Thiago acredita que o fator determinante para triunfar neste fim de semana vai ser a resistência e não a velocidade.
 
“Já vimos que vai ser uma prova de resistência, consistência e de quem melhor souber poupar o equipamento. Não vai ser uma prova de velocidade, porque os carros estão sofrendo muito em Goiânia com o aquecimento dos freios”, contou ao GRANDE PRÊMIO.
Thiago Camilo é o recordista de vitórias na Corrida do Milhão (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm)

Depois de tanto tempo sem acelerar na Stock Car em razão das férias, Camilo encara a Corrida do Milhão e sua jornada rumo ao quarto prêmio milionário ciente de que tem um grande desafio pela frente: resolver justamente o superaquecimento dos freios.

 
Na primeira sessão, Thiago figurou em 21º colocado ao cravar 48s432 em sua volta mais rápida, ficando a 0s5 da marca do luso António Félix da Costa. Já no treino que fechou a sexta-feira de treinos livres, Camilo melhorou ligeiramente seu tempo: 48s250, ficando em 24º colocado.
 
“A gente vem tendo um começo de fim de semana complicado, longe do acerto ideal. E temos um problema bem crítico no freio, que está atrapalhando bastante nosso desenvolvimento no carro. A pastilha está superaquecendo muito e o freio está perdendo eficiência. Aí você perde a sensibilidade do freio com a regulagem: você não consegue conduzir o carro. A frenagem, num circuito como esse, é muito importante porque você não usa tanto a carga aerodinâmica, e a aproximação conta muito, o freio conta muito”, explicou.
 
“Então estamos trabalhando mais em cima disso, mas tenho certeza e confiança de que a equipe vai recuperar para poder brigar pelo quarto milhão”, complementou.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a Corrida do Milhão da Stock Car, em Goiânia, com Felipe Noronha, Fernando Silva e Rodrigo Berton.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.