Camilo ‘esquece’ temporada por foco em 2019, mas sem tristeza: “Estar bem ou não é um piscar de olhos”

Atual vice-campeão, Thiago Camilo não conseguiu manter o desempenho do ano passado na temporada 2018. Depois de tentar junto à A. Mattheis diversas maneiras de corrigir os problemas do carro, 'esqueceu' o presente campeonato para já pensar em 2019. E sem abalos psicológicos, buscando entender que isso ocorre no esporte

Há menos de um ano, Thiago Camilo entrava para a etapa derradeira da temporada 2017 com chances de título. Não saiu de Interlagos com a taça, mas foi vice e brigou até o final. Mas 2017 parece ainda mais distante para o piloto da A. Mattheis. É que o atual campeonato em nada lembrou o anterior, trazendo uma nova realidade ao piloto.

Distante da briga pelo topo, Camilo tem se recuperado nas corridas mais recentes, mas não o suficiente para ir além de um 11° lugar com apenas três etapas faltando, passando por pouco da casa da pontuação centenária: tem 106.

Em Londrina, o #21 foi questionado pelo GRANDE PRÊMIO, então, como fica o psicológico de um piloto quando passa por uma situação em que a queda é tão grande de um ano para o outro. E ele afirmou que é preciso não se abalar.

"Sabemos que numa categoria competitiva é coisa de detalhe. Você estar bem ou não é um piscar de olhos", disse.

"E sempre para tentar melhorar com frieza, tem que ser frio. E tranquilidade. São nos momentos ruins que a gente vê o diferencial de um profissional para o outro. Quando tudo está bem é fácil. Difícil é se recuperar quando você está atrás, mas acostumado a andar na frente", seguiu.

Thiago Camilo (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)

"Mas psicologicamente acho que o piloto tem que estar sempre preparado para tudo, principalmente os que brigam…"

A solução para ele e sua equipe foi 'esquecer' a atual temporada e, desde cedo, tentar arrumar o carro para 2019. E Camilo assume: isso só ocorre por um erro de estratégia no começo de 2018.

"De fato, a gente começou o ano com algumas mudanças. Tentando sempre melhorar. E as mudanças, principalmente no que a gente estava tentando melhorar e desenvolver, não deram certo", analisou.

"E chegou um determinado ponto em que a gente viu que não estava caminhando para a frente e decidiu voltar ao que a gente tinha de receita do ano anterior, um ano em que a gente foi super bem. E a gente começou a trabalhar em cima disso, que assim, pode-se dizer que perdeu tempo de desenvolvimento. Talvez, se a gente tivesse continuado com mesma plataforma de desenvolvimento, e tentasse desenvolver o que a gente já tinha, em vez de buscar algo novo, a gente poderia ter uma performance melhor", explicou.

Thiago Camilo (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

O problema, segundo o piloto, foi que essa troca de estratégia fez com que a A. Mattheis perdesse território em relação às adversárias: "Num determinado momento, a gente viu que não tinha como seguir naquela linha de raciocínio, e aí voltamos para trás. E aí tem essa perda de desenvolvimento em relação às outras equipes, que não estão paradas. E hoje é um trabalho mais disso: estando fora da disputa do campeonato a gente já vêm pensando em 2019 há algumas corridas".

O plano é que os dois carros da equipe, que provavelmente seguirá com Camilo e Bia Figueiredo como dupla, sejam "irmãos gêmeos".

"Aqui em Londrina já estou testando um carro novo, visando o ano que vem. A Bia também. Dois carros com a mesma plataforma, no mesmo nível de construção, carros que sejam irmãos-gêmeos e que consigam trabalhar de uma maneira, em termos de set-up, igual, parecida."

"Eu acredito que teremos continuidade na equipe e eu vejo potencial para voltar a brigar pelo campeonato", concluiu.

Thiago Camilo nos boxes da A.Mattheis em Santa Cruz do Sul (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Vipcomm)

Mas a temporada 2018 ainda não se encerrou, e ele coloca a cada corrida uma meta para seguir motivado.

"Eu acho que a gente se saiu um pouco abaixo da expectativa no desempenho no Velo Città. Não fomos bem lá, mas vínhamos de duas corridas boas. Cascavel que eu tive um problema eletrônico no câmbio, mas que eu provavelmente venceria a prova. Era uma corrida relativamente controlada, mas tive o problema. Entramos na disputa da pole."

"E aqui em Londrina eu estava vencendo e por uma circunstância terminei em quarto, mas eu tinha uma boa competitividade. Aqui, então, a expectativa é positiva. Temos uma base boa. É uma pista na qual sempre andamos bem, temos um acerto inicial bem. Me sinto bem aqui, gostei do carro novo, ele tem novos recursos. Estou otimista para a classificação", finalizou o três vezes vice-campeão. 

A Stock Car retoma os trabalhos de pista na manhã deste sábado (20). O terceiro treino livre está marcado para 9h40 (horário de Brasília), enquanto a sessão classificatória acontece às 13h, com transmissão ao vivo pelo SporTV 2.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Londrina da Stock Car neste fim de semana com Felipe Noronha e Rodrigo Berton. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.