Camilo, Serra, Maurício e ‘azarão’ Cacá Bueno decidem título da Stock Car na Corrida do Milhão

O equilibrado campeonato de 2013 da Stock Car chega ao fim neste domingo, em Interlagos, com quatro pilotos brigando pela taça. Só Cacá Bueno não depende apenas de si para sair de São Paulo campeão

Thiago Camilo é um especialista da Corrida do Milhão. O piloto da RCM venceu as duas últimas edições da prova, em 2011 e 2012, em Interlagos. Naturalmente, pode ser considerado favorito para uma nova vitória na corrida do próximo domingo (15). Acontece que o terceiro triunfo consecutivo seria o mais importante da carreira dele na Stock Car – e a pressão é maior do que nas outras oportunidades.

Líder após 11 das 12 etapas, Camilo tem a maior chance da carreira de ficar com o título. Para isso, depende apenas de si: uma vitória lhe garante a taça. O problema é que Daniel Serra e Ricardo Maurício também não dependem de mais ninguém: só precisam ganhar.

Camilo venceu a etapa de Brasília e assumiu a liderança da Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Em um campeonato extremamente equilibrado, o trio está separado por apenas sete pontos – e a etapa decisiva conta com pontuação dobrada.

Há, ainda, outro postulante – que não está acostumado a ocupar o papel de azarão. O único piloto que depende do resultado dos demais para sair vitorioso é o pentacampeão Cacá Bueno, que está 15 pontos atrás de Camilo. Se o carioca faturar o Milhão, Maurício não pode ser quarto, Serra não pode ser sétimo e Camilo tem de ficar, na melhor das hipóteses, em décimo.

O trio de concorrentes tenta evitar o tri consecutivo do carioca. Camilo e Serra sonham com o primeiro título. Maurício, um dos pilotos mais regulares dos últimos anos, corre pelo bi.

Cada candidato teve seus trunfos para chegar à Corrida do Milhão com chances de título. Camilo e Maurício foram mais regulares e terminaram dez vezes cada no top-10. A dupla da Red Bull, por sua vez, fechou oito provas entre os dez primeiros, e Serra é o piloto que mais venceu em 2013: três vezes.

A batalha também envolve os dois principais chefes de equipe da Stock Car: Rosinei Campos – RC (Maurício) e RCM (Camilo) – e Andreas Mattheis – Red Bull (Serra e Cacá). Desde 2004, apenas times comandados por esses dois preparadores foram campeões. Rosinei ganhou em 2004, 2006, 2007 e 2010, com Giuliano Losacco, Cacá e Max Wilson. Mattheis levou a melhor nos outros cinco anos, vencendo também com Losacco e Cacá, além de Ricardo Maurício.

Bruno Senna já teve o primeiro contato com o carro da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr./MF2)

A ESTREIA DE SENNA

Como atrativo extra, a Corrida do Milhão conta com a participação de Bruno Senna. O ex-F1 estreará na Stock Car correndo com o carro 2G, referência ao etanol de segunda geração da patrocinadora Shell.

Trazer pilotos-convidados está se tornando um expediente relativamente comum na categoria. A Corrida do Milhão de 2012 contou com quatro nomes de peso: Tony Kanaan, Helio Castroneves, Rubens Barrichello e Raphael Matos. Os dois últimos correram em tempo integral no campeonato neste ano, e Castroneves voltou para disputar a etapa de Ribeirão Preto – a qual foi obrigado a abandonar após sofrer um forte acidente nos treinos livres.

Outro convidado de luxo foi o canadense Jacques Villeneuve, que disputou a Corrida do Milhão de 2011, também em Interlagos.

CINCO BRIGAM PELA TAÇA DO BRASILEIRO DE TURISMO

Categoria que debutou no cenário do automobilismo brasileiro em 2013, o Brasileiro de Turismo conhecerá seu primeiro campeão também no domingo. Na divisão de base da Stock Car, cinco pilotos disputam o título, e o líder é o favorito Felipe Fraga.

Nascido no Pará e radicado no Tocantins, Fraga está fazendo sua primeira temporada nos carros de turismo, marcou poles em todas as sete etapas e venceu quatro, somando um total de 128 pontos. O vice-líder é Gabriel Casagrande, outro que estreou no turismo em 2013, com 116. Marco Cozzi e Pedro Boesel aparecem na sequência com 111 e 109, e Tito Morestoni corre por fora com 86 pontos.

PROGRAMAÇÃO

Os treinos livres têm início já nesta sexta-feira. Pela manhã, Bruno Senna terá três sessões exclusivas para se adaptar ao carro e à pista de Interlagos. Às 16h começa o TL1, com os 35 carros divididos em dois grupos, cada um deles com direito a 40 minutos de pista. Na manhã de sábado, às 11h, acontece o TL2. A tomada de tempos está marcada para as 16h. No domingo, a largada para a Corrida do Milhão está marcada para as 10h50.

O Brasileiro de Turismo segue expediente semelhante. Treinos acontecem às 14h50 de sexta e às 10h de sábado, antes da classificação, às 14h do mesmo dia. A largada da corrida decisiva está marcada para as 8h40 do domingo.

GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' a Corrida do Milhão da Stock Car em Interlagos com os repórteres Hugo Becker e Renan do Couto e os fotógrafos Felipe Tesser e Rodrigo Berton.Acompanhe o noticiário aqui.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube