Camilo vence 6ª no ano, mas Serra vai ao pódio e fatura tri da Stock Car
Daniel Serra é tricampeão da Stock Car. Com o segundo posto em Interlagos, neste domingo (15), fez mais que o suficiente para garantir a taça. Tiago Camilo venceu, se tornou o maior vitorioso da temporada, mas foi o vice
A decisão da Stock Car 2019 contou, resumidamente, a história da temporada: Thiago Camilo venceu (dono de seis triunfos no ano), mas quem levou a taça, e consequentemente o tricampeonato, foi Daniel Serra. O piloto da RC Eurofarma fez corrida segura, como fez por todo o ano, e foi ao pódio em segundo, posição mais do que suficiente para o título. Marcos Gomes completou o pódio.
Foi a consagração da estratégia da RC Eurofarma, equipe que fez a melhor aposta sobre o regulamento da temporada, que premiava com quase o mesmo número de pontos as corridas 2 de rodadas duplas, aumento em relação ao último ano. Assim, Serra chegou a ir ao pódio em duas provas no mesmo final de semana duas vezes, o que lhe fez superar as seis vitórias e seis poles de Camilo ao final de tudo.
Relacionadas
Se Serra foi para o tri, Camilo ficou no quase pela quarta vez: foi seu quarto vice-campeonato na categoria.

Confira como foi a corrida em Interlagos:
A largada foi bastante agitada, dando o clima de decisão: Marcos Gomes manteve a liderança, Thiago Camilo e Felipe Fraga seguiram no top-3, mas Gabriel Casagrande foi quem mais avançou, assumindo a quarta posição. Daniel Serra também ganhou um posto. Mas, enquanto isso, o safety-car precisou ser chamado logo na primeira volta: Lucas Foresti, Cesar Ramos, Max Wilson e Gaetano Di Mauro se envolveram em acidentes e abandonaram. No caso dos três primeros, houve batida envolvendo também Nelsinho Piquet e Allam Khodair. Pior para o trio.
A relargada veio com 32 minutos (dos 40 min) faltantes no relógio. Mas, sim, outra confusão ocorreu: desta vez, Marcel Coletta, Cacá Bueno e Felipe Lapenna bateram. Coletta rodou no meio da pista e tocou em outros carros, mas sem danos maiores.

Enquanto isso, Ricardo Maurício subia no grid na busca pelo milagre: de 13°, já aparecia em oitavo. Rubens Barrichello também subia, mas para nono. Assim, todos os candidatos ao título apareciam no top-10. Serra seguia em sexto, com Camilo em segundo – neste momento, o piloto da Ipiranga precisaria assumir a liderança para conseguir o título. Ele rodava a 1s577 de Gomes, porém.
Boa batalha pelo terceiro posto seguiu pouco antes da metade do tempo: Casagrande tomou a posição de Fraga, mas uma briga forte se iniciou. Com carros lado a lado, Fraga demorou, mas retomou o posto e Diego Nunes aproveitou o embalo, chegando a tocar na lteral do #83.
Quando os boxes foram abertos, na volta 10, Camilo foi o primeiro a parar, enquanto todos os rivais se mantiveram na pista. Outros abandonos foram os de Rafael Suzuki, Piquet e Raphael Reis. Com o carro de Suzuki parado na lateral da pista, Serra foi o segundo a entrar nos boxes – e teve problemas, com a roda traseira esquerda travando na troca.
A dupla de líderes do campeonato voltou colada na pista, ainda sem posições claramente definidas. Gomes, ainda líder, parou três voltas depois. E teve pit mais lento que os rivais, por ter largado com menos combustível. Repetindo a tática de toda a temporada, Barrichello foi o último entre os principais a ir aos boxes.

Com o último piloto a ir aos boxes (Átila Abreu), a situação de pista ficou mais clara: Camilo assumiu a liderança, com Fraga em segundo e Serra logo atrás. Gomes caiu para quarto devido à parada mais longa. Barrichello, Maurício e Campos, nesta ordem, ocupavam do oitavo ao 10° posto. Foi assim que a decisão entrou em seus 10 minutos finais.
Nos primeiros momentos do drama final da temporada, pouco mudou na pista: Camilo começou a abrir vantagem, de quase 2s, para Fraga, e de quase 4s para Serra, mas seguia dependendo de uma queda brusca de posições do #29. Logo em seguida, porém, Fraga começou a apartar o ritmo para cima de Camilo, buscando encerrar a temporada com triunfo.
A emoção da prova, porém, ficou por aí. Camilo segurou o triunfo, e Serra ainda avançou para segundo, após problemas no carro de Fraga, que caiu para sexto no trecho final. Era o que ele precisava. Em segundo, garantiu o tri: 2017, 2018 e 2019 – só deu Serra.
Stock Car 2019, Interlagos, Super Final, Resultado:
1 | T CAMILO | A. Mattheis | 42:14:984 | 24 voltas |
2 | D SERRA | RC Eurofarma | +2.594 | |
3 | M GOMES | KTF | +3.471 | |
4 | G CASAGRANDE | Crown | +4.998 | |
5 | D NUNES | KTF | +7.516 | |
6 | F FRAGA | Cimed | +9.130 | |
7 | R MAURÍCIO | RC Eurofarma | +10.587 | |
8 | R BARRICHELLO | Full Time | +10.735 | |
9 | J CAMPOS | Prati Donaduzzi | +11.996 | |
10 | G OSMAN | Shell Helix Ultra | +23.555 | |
11 | A ABREU | Shell V-Power | +25.097 | |
12 | D NAVARRO | Cavaleiro | +25.508 | |
13 | V BRITO | Prati Donaduzzi | +31.305 | |
14 | A KHODAIR | Blau | +35.222 | |
15 | B BAPTISTA | RCM | +36.850 | |
16 | G LIMA | Vogel | +36.078 | |
17 | B FIGUEIREDO | A. Mattheis | +51.247 | |
18 | C BUENO | Cimed | +1 volta | |
19 | T ANTONIAZZI | Hot Car | +1 volta | |
20 | R SUZUKI | Hot Car | +13 voltas | NC |
21 | R ZONTA | Shell V-Power | +17 voltas | NC |
22 | N PIQUET | Full Time | +20 voltas | NC |
23 | F LAPENNA | Cavaleiro | +20 voltas | NC |
24 | M COLETTA | Crown | +21voltas | NC |
25 | R REIS | Carlos Alves | +21 voltas | NC |
26 | L FORESTI | Vogel | +24 voltas | NC |
27 | C RAMOS | Blau | +24 voltas | NC |
28 | M WILSON | RCM | +24 voltas | NC |
29 | G DI MAURO | Shell Helix Ultra | +24 voltas | NC |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |

