Coluna Pisando Fundo, por Renan do Couto: Regularidade que conta muito

É a regularidade que coloca Cacá Bueno e Ricardo Maurício mais à frente na classificação da Stock Car, mas é bom eles ficarem de olho aberto: Thiago Camilo e Daniel Serra estão bem próximos

É chover no molhado dizer isso, mas Cacá Bueno e Ricardo Maurício estão mostrando como a regularidade é importante na Stock Car. Os dois são líder e vice-líder, respectivamente, do campeonato, após sete etapas. Cacá tem 124 pontos, apenas um a mais que Maurício.

Em Ribeirão, nenhum dos dois obteve grande destaque. Também não arriscaram mais do que podiam. Cacá não conseguiu acompanhar a briga de Átila, Max Wilson e Thiago Camilo pela liderança, e ficou ainda mais longe dela quando foi ultrapassado por Valdeno Brito. Mas ficou ali, em quarto, somando.

Cacá Bueno ficou em quarto e assumiu a liderança do campeonato (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Para Maurício, a vida ficou ainda mais difícil com o acidente de sábado. O carro #90 ficou um tanto prejudicado, e o paulista foi figurante no top-10. Assim como Cacá, somou pontos fundamentais e continua ali, disputando cabeça a cabeça o título.

Maurício terminou todas as sete corridas já disputadas entre os dez primeiros – sendo que venceu uma. Cacá, seis vezes – com duas vitórias.

Apesar disso, é bom eles ficarem de olho aberto. Daniel Serra estava na cola até antes de Ribeirão, também regularíssimo, mas não conseguiu um resultado bom no interior de São Paulo. E Thiago Camilo se recuperou bem com a vitória de domingo: está a apenas 12 pontos de Cacá.

Faltam cinco corridas. A próxima é em 1º de setembro, em Cascavel, no Paraná.

Átila Abreu
Foi uma pena o que aconteceu com Átila Abreu. Largou na pole-position e ia dominando a corrida até começar a sofrer com problemas de freios. Chegou a cair para 12º, terminou em décimo. Definitivamente, não é o ano dele, que está só em 18º. Em 2012, tinha chances de ser campeão até a última etapa.

Briga boa pela vitória
Bom para Max Wilson e Thiago Camilo, que passaram a duelar pela vitória. Parecia que Max conseguiria vencer pela primeira vez na temporada, mas Camilo cresceu nas voltas finais e fez uma boa manobra para assumir a dianteira.

Thiago Camilo
Falei ali em cima, mas vale ressaltar: muito boa essa vitória para a situação dele no campeonato. Ele estava um bocado atrás do trio Cacá-Ricardo-Daniel, mas chegou e chegou com tudo. Precisa manter esse pique nas próximas corridas para tentar, enfim, ser campeão da Stock Car.

Rubens Barrichello
Está melhorando, aos poucos, na Stock Car. Chegou em quinto em Ribeirão, já havia sido quarto em Brasília, segundo em Salvador e, com isso, ocupa a sétima posição no campeonato. Um ano de estreia melhor que o ano de estreia dele na Indy, em 2012.

O novo traçado de Ribeirão
Olhando apenas para o desenho do traçado, parecia que o novo circuito de Ribeirão Preto não empolgaria. O antigo era mais legal. Mas a primeira corrida da Stock Car no Distrito Industrial até que foi bem legal. Cheia de ultrapassagens, inclusive na briga pela vitória.

Helio Castroneves
Veio para ser o piloto-convidado na corrida de Ribeirão Preto – cidade onde cresceu – e acabou ficando apenas para a festa mesmo. E foi para a cabine da TV Globo no domingo, o que desconfio que não deve ter deixado a Band muito contente – as emissoras nunca gostam desses conflitos. Depois do acidente, vi muita gente criticando Helio, líder da Indy, pelo simples fato de ter vindo andar na Stock. Acho que não é para tanto. Escrevi sobre lá no meu blog.

Pilotos-convidados
Essa fórmula dos pilotos-convidados dá certo. Deu certo na Corrida do Milhão do ano passado, em São Paulo. Helio Castroneves ajudou a impulsionar as vendas de ingressos em Ribeirão – se bem que a corrida lá teve bons públicos nos três anos anteriores. Mas seria interessante ver, por exemplo, Augusto Farfus andando em Curitiba, Tony Kanaan em Salvador ou nomes como Bruno Senna e Lucas Di Grassi aparecendo em alguns eventos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.