Com histórico de vitórias, Shell encara etapa enxuta da Stock Car no Velo Città

A Shell ostenta um retrospecto vitorioso no seletivo traçado localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Átila Abreu, que já largou duas vezes na frente e venceu também duas provas, chega ao interior embalado pelo triunfo logrado no mês passado, em Cascavel. Ricardo Zonta também costuma andar bem no Velo Città, assim como Gaetano di Mauro e Galid Osman

A Stock Car entra na sua reta final da temporada com a disputa da décima e antepenúltima etapa do campeonato com a rodada dupla no autódromo do Velo Città. Em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, os pilotos da Shell chegam com a confiança em realizar uma boa jornada. A etapa deste fim de semana é peculiar por ser bastante curta, com atividades restritas apenas a sábado e domingo, 9 e 10 de novembro.
 
A confiança dos pilotos da Shell é baseada muito pelo bom retrospecto no traçado. Átila, por exemplo, já venceu duas vezes, além de ter largado outras duas oportunidades na frente. O sorocabano chega embalado pelas vitórias na Porsche Endurance Series e também na etapa de Cascavel da Stock Car.
 
Ricardo Zonta também tem lembranças positivas da sua jornada no Velo Città. Foi lá que, no começo de maio, o piloto triunfou na corrida 2. Entretanto, semanas depois, o paranaense foi desclassificado pela direção de prova por conta de irregularidades detectadas pelos comissários.
Átila Abreu vem de vitória na etapa de Cascavel, em outubro (Foto: José Mário Dias)
Em sua estreia na Stock Car no Velo Città, Gaetano di Mauro conseguiu encaixar bons resultados ao pontuar nas duas corridas da etapa realizada em maio, além de ter largado no top-10 da corrida 1. Galid Osman, companheiro de equipe de Gaetano na Shell Helix Ultra, chegou em sexto lugar na primeira prova da rodada dupla de 2017 e tinha chances reais até de pódio neste ano na corrida 2, mas acabou sendo acertado em uma confusão na largada.
 
Vai ser a primeira vez no ano que Átila vai correr no Velo Città. Em maio, o piloto ainda não se encontrava totalmente curado das lesões sofridas após o acidente no Velopark, na abertura do campeonato, tendo sido substituído por Vitor Baptista, piloto oficial da Academia Shell Racing na Porsche Cup. Agora, o #51 se diz feliz por voltar e, embalado pelas vitórias recentes, se mostra empolgado para buscar outro grande resultado.
 
“O Velo Città é sempre uma das pistas que eu gosto bastante desde que entrou no calendário da Stock Car. Infelizmente, perdi a primeira prova deste ano lá por causa do acidente do começo do ano, mas estou feliz de ter a oportunidade de correr lá. Estou animado pela vitória de Cascavel e espero repetir isso, desde uma boa tomada de tempo, brigando pela pole, pelo Q3 e, com isso, brigar pela vitória, o que é a meta”, disse.
Ricardo Zonta venceu na pista no Velo Città nesta temporada (Foto: José Mário Dias)
“O fato de ser um fim de semana curto será interessante, não haverá muito tempo para desenvolver o acerto. É fundamental o trabalho da equipe, chegar bem da oficina. É preciso uma equipe em sintonia, afinada, e quem tem isso leva vantagem. Temos de trabalhar para já sair com o carro bem acertado, porque serão dois treinos e já a tomada. É preciso um entrosamento meu com a equipe para acertar o carro. Numa pista como o Velo Città, a posição de largada é muito importante”, ressaltou Abreu.
 
Zonta lembra que a equipe chefiada por Thiago Meneghel costuma render muito bem em Mogi Guaçu. “O Velo Città é uma etapa com programação mais curta, então é crucial chegarmos com um bom set-up já no primeiro treino, pois temos pouco intervalo até a classificação. É uma pista onde sempre estamos bem competitivos e temos uma base muito boa. Então, confio em um ótimo final de semana. Na nossa última etapa, lá no início da temporada, larguei entre os seis primeiros e venci a corrida 2, somando 38 pontos na etapa. É uma etapa também com características bem importantes para pouparmos equipamento, pois o calor é sempre intenso e o traçado é bem definido com subidas, descidas, bem técnico”, descreveu.
Galid Osman busca o top-10 da classificação do campeonato (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Galid Osman tem como objetivo retomar a curva ascendente que exibiu no primeiro semestre da temporada para começar a reta final do campeonato em alta. “Estou trabalhando para recuperar a velocidade que tínhamos no começo do ano, e estou bem animado. As últimas três corridas foram mais difíceis, sobretudo a última, então a meta é voltar a andar na frente para tentar voltar para o top-10 do campeonato”.
 
E Gaetano, que ressaltou o aprendizado ao longo da temporada e o crescimento obtido enquanto piloto, encara com otimismo mais um fim de semana na Stock Car. ““Estou bem animado em correr perto de casa. O Velo Città é uma pista na qual andamos bem no começo do ano, classificamos bem, e tudo isso dá força a mais para nós termos um bom fim de semana. É trabalhar nos erros da última etapa para termos um bom fim de semana”, comentou.
 
As atividades de pista começam apenas no sábado, um dia que se desenha como muito cheio, com shakedown e dois treinos livres pela manhã e o treino classificatório, este marcado para 13h30. A corrida 1 da etapa do Velo Città está marcada para 11h (horário de Brasília) de domingo, enquanto a segunda prova acontece às 12h02, sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV 2. 
Gaetano di Mauro vai encarar o calor do interior paulista (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Dentre os pilotos da Shell no grid da Stock Car, apenas um deles, Ricardo Zonta, está elegível para a votação do Fan Push.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa do Velo Città da Stock Car com os repórteres Felipe Noronha e Pedro Henrique Marum. Siga tudo aqui.
Paddockast #40
QUEM VOCÊ ENTREVISTARIA NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.