Com mudança na pontuação, Bueno usa tática de ‘tirar o pé’ na corrida 1 por pódio na seguinte: “Funcionou”

Cacá Bueno não conseguiu boa posição de largada para a etapa do Velo Città da Stock Car, no último final de semana, e apostou tudo na corrida 2. Deu certo, e ele foi ao pódio, aproveitando a mudança no sistema de pontuação das rodadas duplas da categoria

O sistema de pontuação da Stock Car mudou para 2019: agora, na segunda corrida de rodadas duplas, o vencedor leva 24 pontos (contra 30 da corrida 1), o segundo 20, o terceiro 18 e, a partir daí, um ponto a menos até o 20° colocado. Isso deu à corrida 2 maior valor e, assim, quem não consegue uma boa posição para a abertura do final de semana pode apostar tudo no encerramento.

Foi o caso de Cacá Bueno no Velo Città: após um treino de classificação ruim, no qual ficou apenas em 21°, ele armou estratégia para salvar a etapa na corrida 2: largou na prova inicial com pneus usados, não usou Pushs, trocou os quato pneus na parada obrigatória nos boxes e encheu o tanque.

Desta forma, foi bem na corrida 2: subiu no grid até ser terceiro e garantir um pódio e bons pontos: "Essa era a tática. Não adiantava brigar por posições se eu sabia que faria um pit-stop mais lento que todo mundo. Fiquei só acompanhando o pelotão, quem forçava eu deixava ir, e fiquei tirando o pé, calculando para terminar numa posição par, para largar por fora na corrida 2, porque aqui largar por fora é melhor que por dentro", disse – e, de fato, ele conseguiu, terminando em 18°.

Pedro Cardoso e Cacá Bueno (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

"Na corrida 2 eu tinha melhores pneus e pude largar bem. Imprimi um ritmo forte, mas o carro entrou em modo de segurança faltando umas 10 voltas para o final. Fiquei muito lento na frente do (Gabriel) Casagrande, atrás do Julio (Campos), em quarto. Dei sorte que o Rubinho (Barrichello) passou ele, o motor acendeu um pouco, usei o Push e passei."

"O carro ficou mais umas duas voltas em modo de segurança, mas quando pegou ar voltou ao normal. Já era longe para brigar pela vitória, mas um pódio, um terceiro, com uma recuperação dessa… A tática funcionou", explicou Bueno.

Segundo ele, o pensamento foi todo voltado para essa alteração no regulamento de pontos: "Como a corrida 2 melhorou em termos de posição, eu preferi tentar vencê-la. Era a tática, alguns problemas me fizeram chegar em terceiro, mas está ótimo", concluiu.

Com o primeiro pódio do ano, o piloto da Cimed se recuperou na classificação e aparece em 14°, com 21 pontos

Pódio da corrida 2 da etapa do Velo Città (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

A próxima etapa da temporada 2019 da Stock Car acontece dentro de duas semanas no Autódromo Internacional de Goiânia. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com o repórter Felipe Noronha.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo 

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.