O fim de semana que vai definir o grande campeão da temporada 2018 da Stock Car começou com as atividades de pista na manhã desta sexta-feira (7) em Interlagos. Mas a primazia da liderança não coube a Daniel Serra ou Felipe Fraga, os dois postulantes ao título do campeonato. Átila Abreu foi o mais rápido, com direito a uma grande volta já nos segundos finais do primeiro treino livre: 1min37s431 com a Shell V-Power. César Ramos, que em Interlagos conquistou seu primeiro pódio na Stock Car, na Corrida de Duplas em março, levou a Blau à segunda colocação, enquanto Thiago Camilo, dono de cinco vitórias em São Paulo, completou o top-3.
O grande nome da sessão foi o estreante Gaetano di Mauro. Membro da Academia Shell Racing, o jovem de 21 anos corre emprestado pela Hero neste fim de semana, fazendo seu debute na Stock Car. E logo na primeira sessão, Di Mauro finalizou na quarta colocação depois de ter liderado brevemente neste fim de manhã em Interlagos.
Já os candidatos ao título terminaram nas seguintes posições: Serra ficou em 14º lugar, duas colocações à frente de Fraga. Entre eles, outro carro da Cimed, o de Marcos Gomes.
Átila Abreu foi o mais rápido desta manhã (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)
O segundo treino livre da Stock Car nesta sexta-feira está marcado para 14h45 (horário de Brasília. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa decisiva da Stock Car na temporada 2018 em Interlagos com Felipe Noronha, Fernando Silva e Rodrigo Berton.
Saiba como foi o primeiro treino livre da Stock Car em Interlagos
A liderança da sessão nos primeiros minutos foi de Ricardo Zonta. Aliás, o piloto da Shell V-Power liderou uma lista com três pilotos experientes nas três primeiras colocações, sendo seguido por Cacá Bueno e Max Wilson. Nelsinho Piquet aparecia em quarto, seguido por Rafael Suzuki no G1. Os postulantes ao título, Daniel Serra e Felipe Fraga, só foram à pista no segundo grupo.
Zonta tinha 1min37s865 como melhor tempo. Os cinco primeiros colocados estavam no mesmo segundo em um fim de manhã de temperatura amena em Interlagos, com tempo nublado, e com os pilotos trabalhando nos primeiros minutos em sua maioria com pneus velhos e em ritmo de corrida.
Os melhores tempos foram registrados nos instantes finais do treino. Suzuki, por exemplo, cravou a então melhor parcial (roxa) nos setores 2 e 3, anotou 1min38s019 e subiu para a segunda colocação, ficando só 0s154 do tempo de Zonta. Allam Khodair e Ricardo Maurício também subiram na tabela de tempos.
Daniel Serra ficou duas posições à frente de Fraga (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Com cerca de cinco minutos para o fim, Suzuki encaixou outra ótima volta. Desta vez, melhor que a de Zonta, subindo para a ponta com 0s014 de frente para o veterano. O dono do carro #8 da Hot Car manteve a ponta até o fim do G1. Vitor Genz, que teve um desempenho forte na segunda metade da sessão, se colocou em segundo, com Zonta fechando a lista dos três primeiros.
O segundo grupo trouxe, além dos postulantes ao título e de pilotos como Átila Abreu, Marcos Gomes e Rubens Barrichello, duas grandes novidades: a primeira foi a estreia de Gaetano di Mauro ao volante da Stock Car pela Hero. E, depois, o retorno de William Starostik, guiando o carro #31 pintado com a bandeira do Brasil da KTF Sports, a mais nova equipe da Stock Car.
Felipe Fraga fechou a sessão em 16º (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car/Vipcomm)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
E Di Mauro começou o treino como um dos destaques, se colocando como o segundo mais rápido do grupo, só atrás do experiente Julio Campos. Em seguida, Gaetano foi ainda melhor e viu sua estrela brilhar com o melhor tempo da sessão, desbancando Suzuki para anotar 1min37s759.
Contudo, já no fim da sessão, Ramos fez uma volta ligeiramente melhor que Gaetano, 0s057 mais rápido, e subiu para a liderança. O desfecho do treino proporcionou uma grande alternância na ponta, com Átila Abreu, já com a bandeira quadriculada, colocar novamente a Shell V-Power, que começou e encerrou o treino na ponta em Interlagos. Também no fim, Thiago Camilo superou Di Mauro para fechar a sessão em terceiro. Quanto aos candidatos ao título, Serra foi o 14º colocado, duas posições à frente de Fraga.
Stock Car 2018, Interlagos, treino livre 1:
1 |
A ABREU |
Shell |
1:37.431 |
|
14 |
2 |
C RAMOS |
Blau |
1:37.702 |
+0.271 |
12 |
3 |
T CAMILO |
A. Mattheis/Ipiranga |
1:37.746 |
+0.315 |
15 |
4 |
G DI MAURO |
Hero |
1:37.759 |
+0.328 |
15 |
5 |
R SUZUKI |
Hot Car Bardahl |
1:37.851 |
+0.420 |
16 |
6 |
V GENZ |
Carlos Alves Eisenbahn |
1:37.855 |
+0.424 |
12 |
7 |
R ZONTA |
Shell |
1:37.865 |
+0.434 |
11 |
8 |
G CASAGRANDE |
Vogel |
1:37.988 |
+0.557 |
12 |
9 |
J CAMPOS |
Prati Donaduzzi |
1:38.021 |
+0.590 |
18 |
10 |
A KHODAIR |
Blau |
1:38.075 |
+0.644 |
14 |
11 |
R MAURÍCIO |
Full Time |
1:38.105 |
+0.674 |
16 |
12 |
N PIQUET |
Full Time |
1:38.226 |
+0.795 |
14 |
13 |
R SPERAFICO |
Hot Car Bardahl |
1:38.271 |
+0.840 |
16 |
14 |
D SERRA |
RC Eurofarma |
1:38.333 |
+0.902 |
14 |
15 |
M GOMES |
Cimed |
1:38.367 |
+0.936 |
11 |
16 |
F FRAGA |
Cimed |
1:38.387 |
+0.956 |
11 |
17 |
D NUNES |
Full Time |
1:38.401 |
+0.970 |
16 |
18 |
C BUENO |
Cimed |
1:38.449 |
+1.018 |
12 |
19 |
M WILSON |
RC Eurofarma |
1:38.484 |
+1.053 |
16 |
20 |
R BARRICHELLO |
Full Time |
1:38.627 |
+1.196 |
14 |
21 |
F LAPENNA |
Cavaleiro |
1:38.636 |
+1.205 |
11 |
22 |
L DI GRASSI |
Hero |
1:38.659 |
+1.228 |
7 |
23 |
G LIMA |
Vogel |
1:38.691 |
+1.260 |
15 |
24 |
G OSMAN |
Cavaleiro |
1:38.696 |
+1.265 |
14 |
25 |
D NAVARRO |
Cavaleiro |
1:38.823 |
+1.392 |
13 |
26 |
B BAPTISTA |
Hero |
1:38.877 |
+1.446 |
15 |
27 |
L FORESTI |
Cimed |
1:39.097 |
+1.666 |
13 |
28 |
V BRITO |
Carlos Alves Eisenbahn |
1:39.348 |
+1.917 |
7 |
29 |
W STAROSTIK |
KTF |
1:39.791 |
+2.360 |
13 |
30 |
B FIGUEIREDO |
A. Mattheis/Ipiranga |
1:39.897 |
+2.195 |
13 |
31 |
A PIZZONIA |
Prati Donaduzzi |
1:40.042 |
+2.340 |
8 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.