Com Zonta, Shell busca liderança em inédita rodada tripla da Stock Car em Cascavel

Com Ricardo Zonta, Átila Abreu, Galid Osman e Gaetano di Mauro, a Shell embarca para o Oeste do Paraná para uma jornada inédita na Stock Car com uma corrida no sábado e duas no domingo

A Stock Car vai acelerar em um dos seus mais tradicionais e desafiadores palcos neste fim de semana. Mas desta vez, o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, vai proporcionar uma jornada inédita aos pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro. A pista, que tem como grandes marcas a velocidade média e a famosa curva Bacião, vai receber uma corrida no próximo sábado (3), válida pela quinta etapa da temporada, e outras duas no domingo, contando pela sexta. Para a Shell, vão ser dias fundamentais até em termos de luta pelo título. Ricardo Zonta, piloto do Toyota Corolla #10 da equipe RCM, é o vice-líder do campeonato e soma 100 pontos, somente 5 a menos que Rubens Barrichello.

Átila Abreu também vive uma fase de crescimento no campeonato. O sorocabano, que disputa a temporada com o Chevrolet Cruze #51 da Crown Racing, equipe sediada em Petrópolis, está em sétimo na tabela e soma 75 pontos, 30 a menos que Barrichello. A Shell também corre neste fim de semana com Galid Osman, companheiro de equipe de Abreu na Crown, a bordo do Chevrolet Cruze #28, e Gaetano di Mauro, na sua segunda temporada completa na Stock Car, com o Cruze #11 da equipe Vogel.

STOCK CAR; RICARDO ZONTA; SHELL;
Ricardo Zonta vai partir para buscar a liderança da Stock Car em Cascavel (Foto: José Mário Dias/Shell)

Há um ponto muito importante em Cascavel que serve de alerta para os pilotos em razão da carga lateral que a pista exerce sobre os pneus do lado direito. Não à toa, vários pilotos sofreram com pneus furados nos últimos anos. Outro fator importante e que pode fazer a diferença é o calor que faz nesta época do ano no Oeste do Paraná. Segundo o site Climatempo, a previsão é de temperatura máxima na casa de 35ºC no sábado e 33ºC no domingo.

Para Zonta, o objetivo é um só: fazer um bom fim de semana para retomar a liderança do campeonato. “Cascavel é uma pista que exige bastante do piloto, confiança no equipamento, porque o limite da curva 1 é bem rápido, e o carro tem de copiar os bumps daquela curva. A aderência é muito importante, é um fim de semana que vale muitos pontos”.

“No sábado, temos uma corrida e, no domingo, mais duas. A soma é bastante importante para o campeonato. É importante já chegar com a performance bastante boa e aproveitar o tempo, são só dois treinos para evoluir o carro e tentar ter o melhor desempenho possível. Além disso, está bastante calor lá”, ressaltou.

ÁTILA ABREU; STOCK CAR; SHELL;
Átila Abreu vem de duas vitórias nos dois últimos anos em Cascavel (Foto: José Mário Dias/Shell)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Átila, das suas 15 vitórias na Stock Car, duas delas foram conquistadas em Cascavel, em 2018 e 2019. A pista preferida do ploto também é descrita como desafiadora. Mas não há como prever como será o nível deste novo desafio com a nova geração de carros da Stock Car.

“É uma pista que gosto muito, sempre tenho bons resultados, com vitórias nos últimos anos. É a pista mais rápida da Stock Car, com a maior média de velocidade no ano. Estou bem curioso para entender o carro com essa aerodinâmica, mais solto, como vai ser a pilotagem. Basicamente, Cascavel é feito de curvas de alta, e o carro fica bem solto. É uma pista bem ondulada, deve ser bem manhoso para acertar e pilotar”, disse.

Abreu revelou que aguarda um fim de semana mais parelho entre Chevrolet e Toyota depois do domínio da marca japonesa nas primeiras etapas do campeonato.

“Estamos na expectativa de que os carros sejam equalizados, os motores foram para o dinamômetro para, com uma borboleta menor, ter menos potência até o fim do ano, já que as temperaturas estão muito altas. É uma ideia para reduzir a temperatura, espero que fique mais equalizado, e que consigamos estar mais competitivos”, comentou.

“Vamos continuar trabalhando para ser o melhor Chevrolet, estamos numa boa evolução etapa após etapa, é continuar esse trabalho para subir ao pódio e comemorar bons resultados. Tive uma velocidade grande lá nos últimos anos, e isso conta a favor. É colocar tudo isso em prática, e que a etapa me credencie a subir no campeonato e diminuir a diferença para o líder”, acrescentou.

STOCK CAR; GALID OSMAN; SHELL;
Galid Osman busca sua reação no campeonato em Cascavel (Foto: José Mário Dias/Shell)

Galid Osman, por sua vez, vem em busca de recuperação depois de um começo de temporada complicado. Seu melhor resultado foi a nona colocação na primeira corrida do ano, em Goiânia.

“Estou animado, torcendo para a diferença entre os Toyota e Chevrolet ser a menor do que nas outras etapas. É uma pista com muitas subidas e descidas, e é nessas horas que percebemos as dificuldades. A equipe está trabalhando bem para colocar os quatro carros na frente, precisamos melhorar as classificações, mas vamos para a frente”, ressaltou o competidor de 34 anos.

Já o jovem Di Mauro vem do seu melhor resultado na temporada, sexto colocado na corrida 2 da etapa de Londrina. O piloto da Vogel acredita que, com o calor e o desgaste de pneus, Cascavel vai proporcionar um desafio semelhante neste fim de semana.

“Ainda estamos buscando o melhor acerto para o carro novo, vamos tentar coisas diferentes para essa etapa e tentar buscar alguma melhora e que dê um resultado positivo. Cascavel é uma pista que tem um desgaste de pneu tão alto como a de Londrina, será preciso se preparar bem para andar bem as duas corridas, não só uma. Vamos ver qual é o melhor resultado que conseguimos tirar, mas é olhar para a frente em busca do nosso pódio”, explicou.

STOCK CAR; GAETANO DI MAURO; SHELL;
Gaetano di Mauro vem do seu melhor resultado na temporada (Foto: José Mário Dias/Shell)

As atividades de pista em Cascavel vão se resumir a sábado e domingo. No dia 3 de outubro, os pilotos vão realizar um shakedown e uma sessão de treino livre antes da classificação, às 13h20 (de Brasília). A largada da primeira corrida do fim de semana está marcada para 16h08. Já no domingo, a definição do grid de largada da primeira prova do dia está prevista para 9h. A corrida 1 vai ter largada às 11h18, enquanto a segunda prova acontece às 12h13. O canal por assinatura SporTV vai transmitir as três disputas no Autódromo Zilmar Beux.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube