carregando
Stock Car

Corrida de sábado e pedido da Chevrolet: como Stock Car tenta realizar temporada no 2° semestre

A Chevrolet afirmou que não colocará suas equipes e carros em competições até julho. Assim, a Stock Car busca se adaptar à montadora e, dentro do plano de retomada da temporada 2020, adiar novamente seu início

Grande Prêmio / FELIPE NORONHA, de São Paulo
Duas situações ocorreram na última semana: em meio a pandemia do novo coronavírus, a Stock Car reafirmou seu desejo de realizar a temporada completa e divulgou novo plano para que isso ocorra; ao mesmo tempo, a Chevrolet, uma das montadoras da categoria (e única até 2019), anunciou que não disputará campeonatos antes de julho. Assim, o campeonato nacional tenta se adaptar à esta questão.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Carlos Col mostrou como ele, chefe da categoria, tenta se planejar para manter o calendário 2020 completo - incluindo corridas em um dia nada usual para a Stock Car: sábado.

"Como temos no segundo semestre oito datas homologadas no calendário, o plano é realizarmos as 12 provas do calendário desportivo nestas oito datas – o que significa dizer que a gente precisaria fazer, em quatro delas, uma etapa no sábado. E, assim, quatro datas com etapa no sábado, cumpriríamos as 12 do calendário", comentou.

Isso inclui, porém, negociação com a Globo, que detém os direitos de transmissão: "Para isso estou em negociação com a televisão, que vai fazer o máximo de empenho o possível para mostrar as etapas de sábado também. Se tudo puder ser assim, entregaríamos as 12 etapas e fecharíamos o campeonato da maneira completa."
Carlos Col (Cauê Moalli/Grande Prêmio)
Paddockast #57
MARIANA BECKER e os bastidores da F1


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Mas isso passa por uma situação que ainda é negociada: caso, de fato, o campeonato possa voltar dentro dos parâmetros que as autoridades de saúde permitam, um novo adiamento, porém menos, seria necessário. No momento, o plano é o retorno no dia 28 de junho - mas como a Chevrolet afirmou que só corre em julho, Col conversa com os responsáveis pelo autódromo da etapa inicial programada.

"Temos a data de 28 de junho, no Velo Città, com a possibilidade de avançar uma semana essa data, para 5 de julho, para esse plano ser integralmente no segundo semestre. A ideia é fazer desta maneira. Mas digamos que as autoridades ainda não tenham liberado esse tipo de atividade, aí certamente vamos ter que, analisando caso a caso, entender se é o caso de fazer mais etapas aos sábados ou tentar encaixar data nova em intervalo que seja possível dentro do calendário. Mas a intenção, até última instância, é de fazer as 12 etapas do calendário desportivo."

"[A mudança] Tem tudo a ver [com a Chevrolet]. Ela é nossa principal parceira há anos e fez este pedido, por isso estamos negociando esse adiamento de uma semana, somente para cumprir este prazo de não fazer nada até o final de junho. É exatamente esse o motivo."

"Na verdade, julho a gente imagina, mas ninguém pode cravar nada nos dias de hoje, exatamente como as coisas vão se desenrolar, mas a gente precisa trabalhar em cima de planos, de projetos. O plano de começar em julho nos pareceu uma possibilidade plausível. Mesmo que nos primeiros eventos as autoridades ainda não permitam público – mesmo assim o plano prevê que façamos sem a presença de público", completou Col.

Confira abaixo como o calendário atual da Stock Car é planejado:

28 de junho - Velo Città
19 de julho - Santa Cruz do Sul
23 de agosto - Corrida do Milhão em Interlagos
13 de setembro - Londrina
18 de outubro - Cascavel
8 de novembro - a definir
22 de novembro - Goiânia
13 de dezembro - Interlagos


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.