Dados da cronometragem indicam que pit-stops de Gomes, Maurício e Lapenna foram legais

Confusão fez CBA confirmar punições antes da hora, mas depois foi confirmado que as equipes Carlos Alves, RC e Hot Car chamaram seus pilotos aos boxes no final da 16ª volta, como determinava o Regulamento Particular da etapa

Gomes e Giallombardo no pódio em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

Dados divulgados no site da cronometragem da Stock Car mostram que os pit-stops dos carros #80 (Marcos Gomes/Mauro Giallombardo), #90 (Ricardo Maurício/Oswaldo Negri) e #110 (Felipe Lapenna/Chico Serra) aconteceram no final da 16ª volta, dentro da janela de pit-stops estipulada pela CBA antes da corrida disputada neste domingo (23), em Interlagos. Portanto, as paradas foram realizadas seguindo o Regulamento Particular.

Após a prova, os três pilotos que pararam nos boxes na última volta da janela, que foi aberta no final da 13ª volta e fechada no final da 16ª, foram investigados pelos comissários desportivos.

Por um equívoco, a comunicação da CBA chegou a revelar uma modificação no resultado que incluía acréscimos de 20s ao tempo total de prova dos pilotos anteriormente mencionados – mas isso não chegou a acontecer, como o próprio responsável admitiu mais tarde, pedindo desculpas pelo ocorrido.

Depois que representantes da Carlos Alves, RC e Hot Car foram à torre de controle do circuito de Interlagos, os comissários enfim confirmaram o resultado com Gomes/Giallombardo no degrau mais baixo do pódio, Ricardo Maurício/Oswaldo Negri na 14ª posição e Felipe Lapenna/Chico Serra na 19ª colocação.

Confira trecho do Regulamento Particular da primeira etapa da temporada 2014 e a reprodução da página de tempos da cronometragem:

Trecho do RPP da etapa de Interlagos (Foto: Reprodução)
Reprodução de documento postado no site da cronometragem (Foto: Reprodução)

Duas punições que foram, de fato, dadas pelos comissários afetaram Alceu Feldmann e Ricardo Zonta. O piloto do #82 perderá 15 posições no grid da etapa de Santa Cruz do Sul, em 13 de abril. Zonta, por sua vez, recebeu um time-penalty de 20s por provocar um acidente com Luciano Burti e Julio Campos.

Rubens Barrichello e Pato Silva foram advertidos por lances que aconteceram durante esta primeira etapa de 2014.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.