Dados da cronometragem indicam que pit-stops de Gomes, Maurício e Lapenna foram legais

Confusão fez CBA confirmar punições antes da hora, mas depois foi confirmado que as equipes Carlos Alves, RC e Hot Car chamaram seus pilotos aos boxes no final da 16ª volta, como determinava o Regulamento Particular da etapa

Gomes e Giallombardo no pódio em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

Dados divulgados no site da cronometragem da Stock Car mostram que os pit-stops dos carros #80 (Marcos Gomes/Mauro Giallombardo), #90 (Ricardo Maurício/Oswaldo Negri) e #110 (Felipe Lapenna/Chico Serra) aconteceram no final da 16ª volta, dentro da janela de pit-stops estipulada pela CBA antes da corrida disputada neste domingo (23), em Interlagos. Portanto, as paradas foram realizadas seguindo o Regulamento Particular.

Após a prova, os três pilotos que pararam nos boxes na última volta da janela, que foi aberta no final da 13ª volta e fechada no final da 16ª, foram investigados pelos comissários desportivos.

Por um equívoco, a comunicação da CBA chegou a revelar uma modificação no resultado que incluía acréscimos de 20s ao tempo total de prova dos pilotos anteriormente mencionados – mas isso não chegou a acontecer, como o próprio responsável admitiu mais tarde, pedindo desculpas pelo ocorrido.

Depois que representantes da Carlos Alves, RC e Hot Car foram à torre de controle do circuito de Interlagos, os comissários enfim confirmaram o resultado com Gomes/Giallombardo no degrau mais baixo do pódio, Ricardo Maurício/Oswaldo Negri na 14ª posição e Felipe Lapenna/Chico Serra na 19ª colocação.

Confira trecho do Regulamento Particular da primeira etapa da temporada 2014 e a reprodução da página de tempos da cronometragem:

Trecho do RPP da etapa de Interlagos (Foto: Reprodução)
Reprodução de documento postado no site da cronometragem (Foto: Reprodução)

Duas punições que foram, de fato, dadas pelos comissários afetaram Alceu Feldmann e Ricardo Zonta. O piloto do #82 perderá 15 posições no grid da etapa de Santa Cruz do Sul, em 13 de abril. Zonta, por sua vez, recebeu um time-penalty de 20s por provocar um acidente com Luciano Burti e Julio Campos.

Rubens Barrichello e Pato Silva foram advertidos por lances que aconteceram durante esta primeira etapa de 2014.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube