Dupla da Shell V-Power busca maior velocidade em reta e prevê 280 km/h na Corrida do Milhão

Ricardo Zonta e Átila Abreu completaram as primeiras voltas no anel externo de Goiânia, um circuito considerado pouco exigente, mas de velocidades altíssimas. A expectativa é que a dupla possa alcançar os 280 km/h usando o botão de ultrapassagem no domingo

A sexta-feira (3) que marcou a abertura dos trabalhos da décima edição da Corrida do Milhão representou também volta mais veloz da história da Stock Car. No segundo treino livre, disputado no fim da tarde, Lucas Di Grassi cravou 47s756 com média horária de 203,233 km/h, recorde histórico. Para a dupla da Shell V-Power, formada por Átila Abreu e Ricardo Zonta, a expectativa é de velocidade final beirando os 280 km/h durante a Corrida do Milhão com o auxílio do botão de ultrapassagem, que eleva a potência do motor.
 
Os dois treinos livres desta sexta-feira foram realizados à tarde em razão dos reparos no guard-rail, o que veio a atrasar o cronograma inicial estabelecido pela Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car. O forte calor, com a temperatura ambiente beirando os 33ºC, foi a marca da primeira sessão. No segundo treino, a pista esteve menos quente, o que proporcionou tempos mais rápidos.
 
Na primeira sessão, Átila Abreu anotou o quarto tempo, enquanto Zonta foi o 14º. Já no treino derradeiro do dia, o dono do carro #10 foi o 16º colocado. Já o piloto sorocabano foi o 23º.
Ricardo Zonta aposta em alcançcar 280 km/h na Corrida do Milhão (Foto: Fábio Davini)

A dupla da equipe chefiada por Thiago Meneghel destacou o esforço para obter maior velocidade em reta, sobretudo entre as curvas 1 e 2. Trata-se de um ponto-chave para ser bem-sucedido na prova que promete ser a mais rápida da história da Stock Car.

 
“Como são apenas duas curvas, os tempos ficam muito próximos, e isso faz com que a corrida seja mais competitiva e emocionante para todos. Testamos várias coisas para aumentar a velocidade de reta. Os treinos foram muito importantes para saber que caminho tomar amanhã. Na corrida, com o botão de ultrapassagem, vamos chegar a 280 km/h”, previu Zonta.
 
Na visão de Átila, ainda falta um pouco mais de velocidade para que a Shell V-Power possa lutar entre os ponteiros no treino classificatório deste sábado.
 
“O treino foi bem corrido em razão do atraso pelas mudanças na pista pela manhã. Ficou tudo muito justo. Não deu tempo de analisar o que fazer entre um treino e outro”, comentou. “É um circuito pouco exigente, com duas curvas e duas retas, não tem muito o que inventar. Ainda precisamos de mais velocidade de reta entre as curvas 1 e 2 porque o carro está um pouquinho arisco, não está saindo tão bem das curvas, o que faz perder na velocidade de reta”, analisou.
Átila Abreu destacou a necessidade de obter maior velocidade em reta em Goiânia (Foto: Fábio Davini)
“Vamos tentar buscar um outro conceito e trabalhar para estar bem na classificação”, acrescentou Abreu.
 
Chefe de equipe, Thiago Meneghel espera uma batalha bastante apertada, como se viu, por exemplo, no segundo treino livre, em que os 24 primeiros colocados foram separados por menos de 0s5. “Vai ser muito disputado. Começamos muito bem, experimentamos algumas voltas, e nem tudo funcionou, mas temos a linha para voltar a seguir”.
 
“Amanhã tem tudo para vir para a frente e brigar por uma posição entre os melhores. Amanhã depende muito como vai estar a pista. Estava muito quente e esfriou no fim”, resumiu o engenheiro.
 
Com a mudança na programação em virtude do atraso nos treinos nesta sexta-feira, a Stock Car vai acelerar em Goiânia a partir de 7h50 deste sábado com a realização de um treino extra de meia hora para os novatos, como Felipe Massa, Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi e Bruno Baptista. O terceiro treino está marcado para 9h15, enquanto a definição do grid de largada, com transmissão ao vivo pelo SporTV, acontece às 12h. A Corrida do Milhão está agendada para domingo, com largada prevista para 11h30 (horário de Brasília).
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a Corrida do Milhão da Stock Car com Felipe Noronha, Fernando Silva e Rodrigo Berton.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.