7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Stock Car

Em 12ª edição, Corrida do Milhão vê briga por recorde com arquibancadas vazias

Thiago Camilo tem três vitórias e pode ampliar a marca, mas Rubens Barrichello e Ricardo Maurício têm chance de igualá-lo. A Corrida do Milhão não vai ter público, mas tem história no passado e na pista

A briga pelo troféu do Milhão ocorre no próximo domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)

A briga pelo troféu do Milhão ocorre no próximo domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)

 

Nesta sexta-feira (21), Interlagos já ouve o ronco dos motores dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze com os treinos livres para a rodada dupla do final de semana de Stock Car. No sábado, a categoria disputa a segunda etapa de 2020, enquanto, no domingo, acontece a Corrida do Milhão.

Criada em 2008, a mais famosa prova do automobilismo nacional vai ver nesta temporada algo triste e de enorme contraste, não só com o ano de seu nascimento, mas em especial com 2018: graças à pandemia da Covid-19, as arquibancadas vão estar vazias.

Mas por que o contraste? Porque se a Stock Car não consegue lotar todos os autódromos pelos quais passa, na disputa milionária isso costuma ocorrer. Só lembrar que, em 2008, quando Valdeno Brito levou o prêmio, o saudoso palco de Jacarepaguá estava lotado. E há dois anos, Goiânia colocou o pódio no meio do público, para uma festa sob calor humano impossível de ser vista na atualidade.

Rubens Barrichello é amassado pelo público indo ao pódio após vencer em 2018 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Quem vencer em Interlagos, desta vez, vai ter uma comemoração mais discreta. E não vai ficar com o dinheiro – afinal, desde o prêmio em dólares de 2008, o mundo mudou e, em 2020, a Stock Car terá uma Corrida do Milhão Solidário com o prêmio doado a entidades.

Mas, na pista, poderemos ver recordes. Uma das brigas que vale a pena acompanhar é a de Thiago Camilo: com três vitórias (2011, 2012 e 2015), é o dono de mais triunfos na prova. E, claro, pode conduzir o #21 da Ipiranga ao tetra. Mas, por outro lado, pode ver a marca ser igualada por dois adversários.

Rubens Barrichello levou a vitória em 2014 e em 2018, enquanto o atual vencedor, Ricardo Maurício, ficou com o topo do pódio também há exatos 10 anos. Se um deles for o primeiro colocado, empata com Camilo.

Tal dupla também pode ser igualada, porém: outros dois vencedores de Milhão tentam o bi esse ano. São eles Ricardo Zonta, que levou em 2013, e Daniel Serra, 2017. Apenas dois pilotos que já levaram a prova não competem esse ano: Valdeno Brito e Felipe Fraga, hoje fora da Stock Car.

Troféu da Corrida do Milhão (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Entre as equipes, há também uma briga pela maior marca de triunfos: a Full Time, de Barrichello, tem quatro vitórias, mesma marca da RC Eurofarma, de Maurício.

Já falando de poles, o recorde está em outras mãos: nas de Marcos Gomes, hoje na Cavaleiro. O filho de Paulo Gomes tem três. Cacá Bueno, Barrichello e Daniel Serra têm duas e podem igualá-lo.

Interlagos, o palco, receberá a disputa pela sétima vez: o circuito paulistano já viu duas vitórias de Maurício, duas de Camilo, Fraga e Zonta triunfarem por lá.

O Milhão não costuma viajar muito, porém: além da estreia em Jacarepaguá, apenas Goiânia, por três vezes, e Curitiba, uma só, viram a prova ser disputada em seus asfaltos.

Corrida do Milhão de 2017, em Curitiba (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Pelo quarto ano seguido a prova terá 40 minutos de duração – a versão mais curta. Em 2008, 2010 e 2011, o Milhão tinha carros na pista por 65 minutos. Entre 2012 e 2016, por 50. Agora, a duração é a mesma das provas tradicionais.

E, neste final de semana, a disputa está marcada para 10h de domingo (23). Antes, às 8h15, a briga pela pole começa. O sábado ainda vê etapa separada, com corrida às 11h.

GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa das duas etapas da Stock Car em Interlagos, começando com os treinos livres desta sexta-feira.