Em prova marcada por pneus furados, Valdeno supera Campos e vence em Cascavel

Valdeno Brito ultrapassou Julio Campos para vencer a etapa de Cascavel da Stock Car. Esse é o segundo triunfo do piloto paraibano na temporada 2012 da categoria. A prova ainda foi marcada pelo forte acidente de Giuliano Losacco e Eduardo Leite

O retorno da Stock Car à pista de Cascavel foi bastante tumultuado. Por causa das características da pista, foi um festival de pneus furados, já que os compostos eram bastante exigidos. Quem soube economizar a borracha melhor foi Valdeno Brito, que ultrapassou Julio Campos e contou com o azar de Átila Abreu para ficar com a vitória na etapa deste domingo (16).

Campos encerrou na segunda colocação, seguido por Allam Khodair. Abreu conseguiu se recuperar, fechando no quinto posto, atrás do companheiro de equipe, Nonô Figueiredo. A prova ainda foi marcada pelo forte acidente de Eduardo Leite, que acertou em cheio o carro de Giuliano Losacco. Ambas as máquinas ficaram completamente destruídas, mas os atletas saíram ilesos.
 

Valdeno Brito venceu a etapa de Cascavel da Stock Car ao superar Julio Campos (Foto: Fernanda Freixosa)


Confira como foi a etapa de Cascavel da Stock Car

Átila Abreu manteve a ponta após a largada, enquanto Julio Campos e Valdeno Brito ultrapassavam Daniel Serra, que não saiu bem. Em uma prova bastante movimentada em Cascavel, os pilotos enfrentaram um inimigo em comum: o desgaste dos pneus do lado direito, constantemente exigidos durante a corrida.

Logo na primeira volta, Xandinho Negrão escapou da pista por conta de seu pneu traseiro direito, furado. Mais algumas voltas e ambos os piloto da Boettger, Luciano Burti e David Muffato, também sofreram com furos.

Enquanto isso, o pelotão da frente abria vantagem para o restante, capitaneados por Abreu. Pelo rádio, a equipe de Allam Khodair deu o recado: "Traseiro direito, está todo mundo furando." Dito e feito: pouco tempo depois, quem sofreu com o desgaste dos compostos foi o líder Átila. 

Campos, o único piloto entre os primeiros que não contava com o push-to-pass para a prova, recebeu a liderança de presente. Em segundo, vinha Serra, à frente de Brito. Thiago Camilo e Cacá Bueno formavam o top-5.

No pelotão intermediário, uma batida entre Giuliano Losacco e Eduardo Leite forçou a interrupção da prova. Losacco, mais uma vítima do pneu traseiro direito, rodou e ficou parado no meio da pista. Leite não conseguiu desviar e bateu com tudo na traseira do Peugeot de Losacco, espalhando pedaços de carro por toda a pista.

A relargada ocorreu apenas na volta de número 15, com Brito apertando para cima de Serra. Não demorou muito para Cacá Bueno, beneficiado pela parada de Camilo – também com problemas de desgaste nos pneus -, começasse a ameaçar o terceiro e o quarto colocados.

O atual líder do campeonato chegou a ultrapassar Valdeno, mas rodou logo em seguida, por pouco não causou um acidente com Khodair, que estava por perto, e teve que ser rebocado da área de escape até os boxes.

E realmente não era o dia do piloto da Red Bull. Ao sair dos boxes, uma mangueira ficou presa na asa traseira de Cacá, que foi obrigado a parar novamente. Depois do incidente bizarro, o paulista brigou com a equipe pelo rádio. "Erro infantil", cravou.

Na volta 23, Valdeno Brito enfim ultrapassa Campos e assume de vez a liderança da prova em Cascavel. Khodair, Nonô Figueiredo e Serra completavam a lista dos cinco primeiros.

No entanto, Serra não ficou por muito mais tempo no pelotão dianteiro: com problemas, começou a se arrastar em pista. Enquanto isso, Átila Abreu orquestrava uma incrível recuperação e já estava novamente entre os dez primeiros. O piloto da AMG escalou o grid até chegar em seu companheiro de equipe.

A quatro minutos do fim, Figueiredo não dava sinais de querer deixar Átila ultrapassá-lo, e os dois pilotos protagonizaram um belo duelo: Abreu passou pelo colega de equipe, levou o troco, mas retomou a posição logo à frente, conquistando a quarta colocação.

Faltando apenas duas voltas da bandeirada, o trio do pódio já estava inalcançável para o pole-position. Valdeno Brito, com tranquilidade, conquistou sua segunda vitória no ano e pulou para a quarta colocação no campeonato. Mesmo sem pontuar, Cacá permanece líder, com 115 pontos.

Julio Campos e Allam Khodair, que largou em 13º, completaram o pódio em Cascavel. Átila Abreu e Nonô Figueiredo fecharam o top-5 da linha de chegada. Max Wilson, após sair em 26º, fez uma ótima corrida e chegou na sexta posição, à frente de Galid Osman. Duda Pamplona, Vitor Meira e Lico Kaesemodel formaram a lista dos dez primeiros em Cascavel.
 

Stock Car, Cascavel, final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.