Felipe Baptista vence corrida 2 da Stock Car em BH marcada por safety-car. Campos é 18º

Felipe Baptista se valeu da boa estratégia e do longo período de safety-car para vencer a corrida principal da Stock Car em Belo Horizonte

Felipe Baptista venceu a corrida principal da Stock Car em Belo Horizonte. Neste domingo (18), o #121 largou da segunda posição, mas executando a corrida de forma perfeita, se valendo do problema de Daniel Serra nos boxes e aproveitou o longo período de safety-car para cruzar a linha de chegada em primeiro.

Apesar da boa corrida de Baptista, a corrida principal da Stock Car em Belo Horizonte ficou marcada pelo safety-car após a batida de Enzo Elias. Sem conseguir liberar a pista, a direção de provas levou 16 minutos para acionar a bandeira vermelha e parar o cronômetro.

Relacionadas


Nelson Piquet Jr. Cacá Bueno, Arthur Leist, Cesar Ramos, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Felipe Massa e Daniel Serra compeltaram o top-10.

A Stock Car retoma suas atividades entre os dias 6 e 8 de setembro com a etapa em Nova Santa Rita, no Autódromo de Velopark.

Líder no TL1, Serra foi pole na corrida principal em BH (Foto: Stock Car / Duda Bairros)

Saiba como foi a corrida principal em Belo Horizonte

Deniel Serra e Felipe Baptistadesclassificado da etapa sprint — dividiram a primeira fila na corrida principal realizada em Belo Horizonte. Em um dia ensolarado que os termômetros registraram 29ºC no momento da largada, o tricampeão saltou bem e manteve a ponta. Baptista se segurou em segundo enquanto Nelson Piquet Jr. superou Cacá Bueno na briga pelo terceiro lugar.

Durante a primeira volta, Lucas Kohl se envolveu em um incidente com Gabriel Teixeira e perdeu a roda traseira direita — ambos tiveram de abandonar. Um pouco mais à frente, no hairpin, os pilotos quase precisaram parar os carros por causa do trânsito.

Na segunda volta, Baptista fez uma manobra ousada em cima de Serra, mergulhou na curva 1 e tomou a liderança. Mas devido aos diferentes incidentes no traçado mineiro, a direção de provas precisou acionar o safety-car.

Com a bandeira amarela agitada na terceira volta, a corrida tinha Baptista na liderança, seguido por Serra, Bueno, Nelson Piquet Jr, Gaetano Di Mauro, Athur Leist, Rubens Barrichello, Cesar Ramos, Eduardo Barrichello e Rafael Suzuki.

Congestionamento no hairpin em Belo Horizonte (Foto: Marcelo Machado de Melo)

A ação foi retomada na volta 5, faltando 41 minutos para o fim. Baptista conseguiu manter a dianteira sem maiores problemas, enquanto Bueno se sustentava em terceiro. Piquet Jr. e Di Mauro completavam o top-5. Pouco depois, Felipe Fraga perdia o ponto de frenagem e passava reto na curva 1.

Na volta 8, Baptista, Di Mauro, Cesar Ramos e Eduardo Barrichello foram para os boxes fazer a troca dos pneus. O #121, que liderava a etapa, voltou para a pista em 19º.

No giro seguinte, Bueno e Daniel foram para os pits. O tricampeão, no entanto, perdeu muito tempo na troca e perdeu a posição para o #0. Assim, Baptista se manteve à frente, seguido por Di Mauro e Ramos.

Na volta 10, Enzo Elias cometeu um erro na chicane e forçou a entrada do safety-car. Piquet Jr, Ricardo Zonta e Felipe Massa aproveitaram a oportunidade para ir aos boxes e ganharam alguma vantagem.

Batida Enzo Elias Stock Car Belo Horizonte (Foto: Reprodução)

Faltando 29 minutos para a quadriculada, a corrida ainda estava em regime de safety-car e tinha Rubens Barrichello na liderança, seguido por Thiago Camilo, Zezinho Muggiati, Atila Abreu, Gianluca Petecof, Allam Khodair, Julio Campos, Felipe Baptista, Nelson Piquet Jr e Cacá Bueno. Os seis primeiros, no entanto, ainda tinham de fazer a parada nos boxes. Nos pits, a imagem recuperada mostrava que Serra teve problemas com a mangueira de reabastecimento e, por isso, voltou para a pista tão atrás dos postulantes à vitória.

Sem conseguir tirar o carro da pista para liberar a continuação da corrida, a direção de provas optou por acionar a bandeira vermelha após 16 minutos de safety-car na pista. Assim, a corrida seria retomada faltando 17 minutos para o fim.

Depois de cinco minutos de paralização, os carros voltaram para a pista e a bandeira verde foi acionada a 15 minutos do fim. Na relargada, Barrichello sustentou a ponta, seguido por Camilo. Apesar do pouco tempo para o fim, os pilotos foram contidos e evitaram acidentes.

No giro 18, Camilo e Barrichello foram para os boxes. Porém, faltando 12 minutos para encerrar a corrida, Gaetano Di Mauro perdeu o carro na chicane e o safety-car foi acionado novamente. Assim, a classificação tinha Atila Abreu na liderança seguido por Allam Khodair e Zezinho Muggiati. Os três ainda não haviam parado nos boxes. Compeltando o top-10, estavam Felipe Baptista, Nelson Piquet Jr., Bueno, Leist, Ramos, Barrichello e Suzuki.

Daniel Serra teve problemas nos boxes e ficou apenas em décimo (Foto: Duda Bairros)

A bandeira verde foi acionada a cinco minutos do fim. Na curva 1 Baptista passou Muggiati e se colocou ainda mais em vantagem em relação a Piquet Jr. Assim, o #121 se sagrou vencedor da etapa no entorno do Mineirão.

Assim, além de Baptista e Piquet Jr., a corrida mineira ainda contou com Bueno no top-3. O top-10 ainda foi composto por Arthur Leist, Cesar Ramos, Dudu Barrichello, Rafael Suzuki, Ricardo Maurício, Felipe Massa e Daniel Serra.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Stock Car 2024, Belo Horizonte, Corrida Principal:

Pos.CarroPilotoEquipe 
1121F BAPTISTACROWN RACING TOYOTA26 voltas
233N PIQUET JRCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET+2.504
30C BUENOKTF SPORTS CHEVROLET+5.528
481A LEISTFULL TIME SPORTS TOYOTA+6.962
530C RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA+8.127
691D BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA+9.527
78R SUZUKITMG RACING CHEVROLET+10.362
890R MAURÍCIOEUROFARMA-RC CHEVROLET+11.452
919F MASSATMG RACING CHEVROLET+12.598
1029D SERRAEUROFARMA-RC CHEVROLET+13.514
1110R ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA+16.431
1212L FORESTIA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+17.369
1383G CASAGRANDEA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+18.192
1488F FRAGABLAU MOTORSPORT CHEVROLET+18.683
15111R BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA+20.013
1644B BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTA+23.171
1721T CAMILOIPIRANGA RACING TOYOTA+27.435
184J CAMPOSPOLE MOTORSPORT CHEVROLET+28.969
1918A KHODAIRBLAU MOTORSPORT CHEVROLET+43.842
2038Z MUGGIATIKTF RACING CHEVROLET+46.561
2150A ABREUPOLE MOTORSPORT CHEVROLET+51.101
2211G DI MAUROCAVALEIRO SPORTS CHEVROLETNC
23101G PETECOFFULL TIME SPORTS TOYOTANC
2428E ELIASCROWN RACING TOYOTANC
25120V BAPTISTASCUDERIA CJ TOYOTANC
2685G SALASKTF RACING CHEVROLETNC
2795L KOHLGARRA RACING CHEVROLETNC
2837R TEIXEIRAASR COMPETIÇÕES CHEVROLETDSQ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.