Lapenna surpreende e crava pole-position na Stock Car em Interlagos

Volta voadora em uma tentativa no Q3 deu a Felipe Lapenna a primeira pole da temporada 2022 da Stock Car. César Ramos larga ao seu lado. Felipe Fraga surpreende e sai em quarto

Felipe Lapenna surpreendeu com uma tentativa apenas e vai largar na pole-position da etapa de Interlagos da Stock Car. No treino de classificação disputado neste sábado (30), o piloto da Hot Car Competições cravou 1min39s633 e foi o mais rápido do fim de semana.

Ao seu lado, César Ramos larga em segundo. O piloto da Ipiranga Racing fez o tempo de 1min39s895 e não conseguiu superar o pole-position. Na segunda fila, temos Matías Rossi e Felipe Fraga. Fecham os seis primeiros Diego Nunes e Felipe Baptista.

Stock Car realiza a corrida 1 no domingo (31), a partir das 13h10, enquanto a corrida 2 começa as 13h45 (ambas no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Interlagos.

Felipe Lapenna festeja primeira pole da temporada em Interlagos (Foto: Reprodução/Stock Car)

Saiba como foi a classificação da Stock Car em Interlagos:

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Q1 – Rossi dá volta voadora. Fraga surpreende. Barrichello e Nelsinho ficam de fora

A classificação começou com 12ºC de temperatura em Interlagos, 27ºC no circuito paulista, sem nenhuma previsão de chuva para a sessão. Assim, o primeiro grupo de pilotos foi para a pista. Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Gabriel Casagrande, Nelsinho Piquet foram alguns que abriram o treino.

Piquet abriu a sessão com o tempo de 1min43s370, logo superado por Ricardo Maurício, com 1min41s934. Matías Rossi veio rápido e cravou 1min39s690, baixando da casa de 1min40s. Rubens Barrichello não acertara uma grande volta, apenas com 1min41s047 na primeira tentativa. Ricardo Zonta também não fez um grande tempo, marcando 1min41s098.

Rubens Barrichello não fez uma grande volta e ficou no Q1 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Em seguida, foi a vez do segundo grupo vir para suas tentativas de volta rápida. Felipe Massa, Tony Kanaan, Felipe Fraga e o estreante Andi Jakos foram para a pista. Fraga cravou 1min40s852, enquanto Rodrigo Baptista veio para 1min40s530. Massa fez um grande tempo, com 1min40s323

Mais à frente, Felipe Lapenna também acertou uma grande volta, se encaixando na terceira posição, com 1min40s134. Kanaan não pôde dizer o mesmo, com 1min40s600. Marcos Gomes subiu para sexto, com 1min40s130. Liderança argentina neste Q1 ao final da sessão.

Avançam ao Q2: Matías Rossi, Felipe Fraga, César Ramos, Rodrigo Baptista, Felipe Baptista, Marcos Gomes, Felipe Lapenna, Bruno Baptista, Pedro Cardoso, Gabriel Casagrande, Diego Nunes, Denis Navarro, Felipe Massa, Allam Khodair e Guilherme Salas.

Felipe Massa avançou ao Q2 em Interlagos (Foto: Rodrigo Guimarães)

Q2 – A. Mattheis Vogel tenta jogo de equipe, mas sem sucesso. Casagrande e Massa fora do Q3

O Q2 começa com a pista de Interlagos evoluindo conforme os pilotos vão fazendo suas voltas rápidas. Rodrigo Baptista foi o primeiro a entrar, marcando 1min42s049

São apenas oito minutos para cravar tempo. Rossi puxou Casagrande, afinal, a pista de Interlagos tem margem para o vácuo. Ramos foi o primeiro a melhorar a volta, com 1min39s905, com Lapenna, Nunes, Massa e Rossi fechando os cinco primeiros.

Casagrande bem que tentou uma boa volta, com 1min40s353, não foi possível. Sétimo lugar para ele. Rossi avançou, com 1min40s173. Marcos Gomes e Felipe Massa, porém, ficaram pelo caminho.

Avançam ao Q3: César Ramos, Felipe Fraga, Felipe Lapenna, Diego Nunes, Matías Rossi e Felipe Baptista.

Felipe Fraga foi o segundo mais rápido no Q2 em Interlagos (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Q3 – Lapenna voa em tentativa única e crava pole em Interlagos

Box aberto, última chance. São apenas duas tentativas para conquistar a pole em Interlagos. Ramos puxou a fila, com Rossi e Fraga logo atrás. São os principais favoritos para serem o número 1 na corrida de domingo (31).

Lapenna fez o melhor tempo na primeira tentativa, com 1min39s633, o piloto da Ipiranga Racing veio logo atrás, com Rossi em terceiro. Nunes, Fraga e Felipe Baptista completaram a ordem.

Não houve tempo para uma segunda tentativa e, com essa volta voadora, Lapenna cravou a primeira pole na temporada 2022 e mais dois pontos no campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.