Fraga se põe na briga por nova vitória em Curvelo, mas ritmo de corrida e fase iluminada dão favoritismo a Serra

Felipe Fraga repetiu a pole-position conquistada no ano passado no Circuito dos Cristais e agora sonha em também ter a mesma performance na principal corrida do fim de semana. No entanto, o atual campeão da Stock Car vai ter de lidar com Daniel Serra ao seu lado. Embalado pela grande fase, o líder do campeonato também conta com ótimo ritmo de corrida para ampliar sua vantagem na tabela de pontos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Definitivamente, Felipe Fraga se encaixa muito bem com o Circuito dos Cristais. Na estreia da Stock Car em Curvelo, em novembro do ano passado, o piloto da Cimed deu um passo fundamental rumo ao seu primeiro título e, na briga com Rubens Barrichello, largou na pole-position e venceu a principal corrida do fim de semana, além de ver seu grande oponente sofrer com pane seca quando se encaminhava para triunfar na segunda prova. De volta a Minas Gerais, Fraga tem pela frente a missão de retomar a boa fase de 2016, e Curvelo é um bom lugar para a virada. Com ótimo desempenho desde o início dos treinos, Fraga desbancou Daniel Serra, aquele que pintava como grande favorito, para garantir sua primeira pole em 2017 na Stock Car.

 
Como frisou durante a transmissão do SporTV antes de acelerar na classificação, Fraga busca retomar o grande momento que caracterizou sua jornada rumo ao título no ano passado. Em 2017, em que pese a vitória na tumultuada corrida 2 no Velopark, o tocantinense vem fazendo uma temporada irregular, e isso se reflete na pontuação do campeonato. Felipe soma 79 pontos em nove corridas disputadas, levando também em conta os azares que sofreu quando tinha chances de somar bons resultados neste ano. São 63 pontos atrás do líder do campeonato, Serrinha.
 
Considerando que ainda restam 13 corridas para o fim do campeonato, obviamente que muita coisa pode acontecer. E Curvelo pode representar um bom ponto de virada para Fraga. Uma das grandes lutas da Cimed era melhorar em ritmo de classificação, e isso aconteceu no Circuito dos Cristais, com Fraga o tempo todo, desde os treinos, se colocando no rol dos mais rápidos. Nem mesmo Serra, com todo o desempenho e consistência que o colocam na ponta do campeonato, foi páreo para Fraga, invencível em classificações no circuito mineiro.
Felipe Fraga faz a festa após conquistar a pole em Curvelo (Foto: Bruno Terena/RF1)
“Essa cidade me dá sorte”, comemorou o campeão da Stock Car. “No ano passado, consegui pole e vitória aqui. Estávamos esperando esse resultado faz tempo, trabalhamos muito e a equipe merece. Espero concluir esse resultado amanhã, porque só a pole não adianta, precisamos voltar a vencer corridas e marcar pontos. Espero fazer uma boa largada. Acredito que o Daniel Serra opte por fazer uma prova mais conservadora. Preciso da vitória e vamos com tudo amanhã”, declarou o pole-position em Curvelo.
 
Mesmo com as modificações, a pista segue bem encaixada ao estilo de pilotagem de Fraga, e isso faz muita diferença em termos de confiança, sobretudo na corrida. 
 
“Como tinha falado antes dos treinos, gosto muito desta pista e fiquei feliz em ver que, mesmo com as modificações, a pista continuou bem técnica, com um trecho que até lembra circuito de rua, estilo de pista que eu gosto também. É muito bacana estrear este novo traçado com um pole tão importante como essa e espero marcar também esta conquista com a vitória amanhã”, afirmou Fraga, confiante.
 
Mas Felipe não vai ter vida fácil, certamente. A fase iluminada pela qual passa Serra é sempre um combustível na sua motivação e, de certa forma, o ajuda a colocá-lo na posição de favorito à vitória na principal corrida do fim de semana. Além disso, o piloto está confiante no ritmo de corrida do seu #29, ainda que esteja decepcionado por ter perdido a pole por apenas 0s071. 
Daniel Serra aposta no ritmo de corrida para triunfar em Curvelo neste domingo (Foto: Duda Bairros/Vicar)
“Estou um pouco desanimado. A minha volta poderia ser um pouco melhor, a diferença para o Fraga foi pequena e poderia ter conquistado a pole. Tínhamos um carro muito bom nos treinos com pneu usado e com novos não melhoramos. Largar em segundo é bom, nosso carro estava melhor para corrida do que para classificação. Se tiver chance de ganhar, vou tentar, mas vai depender muito do ritmo da corrida”, salientou o piloto da RC/Eurofarma.
 
E se ritmo de corrida é o forte dos carros preparados por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, vale prestar atenção em Ricardo Maurício, que vai largar em uma boa terceira colocação. Sempre se espera boas performances de Ricardinho, que desponta com chances de vitória. Olho também em Ricardo Zonta. O piloto da TMG/Shell Racing manteve o bom ritmo em todos os treinos livres e repetiu a forma na classificação para se colocar em quarto lugar, de modo que uma luta pelo pódio é completamente possível na principal corrida do fim de semana.
 
Foi a melhor classificação de Zonta no ano. O paranaense também aposta no ritmo de corrida para manter a boa fase da equipe chefiada por Thiago Meneghel.
 
“Estou muito feliz por estar entre os quatro primeiros, mostra que eu e o carro estamos bem conectados com a equipe. Agora que é a metade do campeonato acho que vai virar para o lado bom de resultados, vamos trabalhar nisso. É uma pista que eu me adaptei bastante bem, é claro cada volta que você dá fica diferente, por causa de sujeira que vem para o asfalto”, salientou.
Ricardo Zonta tem amplas chances de voltar ao pódio neste fim de semana em Minas Gerais (Foto: José Mário Dias)
“Foi meu primeiro Q3 do ano, então não sabia o que esperar do carro em uma volta só. Abusei um pouco, fui conservador também em outras curvas e acredito que com isso, pegando experiência para a próxima etapa se formos para o Q3, já vamos saber o que fazer”, completou Zonta.
 
Em quinto lugar no grid de largada para a corrida 1 neste domingo, Thiago Camilo também tem ritmo de corrida capaz de colocá-lo pelo menos no pódio em Curvelo. A conquista de um bom resultado em Minas Gerais é fundamental para o piloto para evitar que Serrinha abra vantagem na liderança do campeonato. 
A dupla da Cavaleiro, formada por Lapenna e Suzuki, vem andando bem em Curvelo (Foto: Vanderley Soares/MS2)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Destaque também para Júlio Campos, que conseguiu um lugar no Q3 e vai largar em sexto, e para Rafael Suzuki. Em Curvelo, a Cavaleiro se encaixou muito bem e colocou seus dois carros no rol dos dez primeiros. Suzuki larga em sétimo e ficou muito, mas muito perto de um lugar na fase final da sessão. Felipe Lapenna também parte em boa colocação, fechando o top-10. Como largam na parte de cima do grid, as chances de uma confusão na largada para eles são bem menores.

 
Quanto a Barrichello, a bandeira vermelha no fim do Q1 para os pilotos do segundo grupo impediu o piloto da Full Time de alcançar um tempo melhor. Partindo em 19º, Rubens tende a priorizar a corrida 2 para deixar de vez o duro revés sofrido no ano passado em Curvelo para trás para finalmente vencer em Minas Gerais. Um cenário que, diga-se de passagem, é totalmente possível.
GRANDE FORMA DE BOTTAS NA F1 MOSTRA QUE PREVISÕES ESTAVAM ERRADAS: "NEM A PRÓPRIA MERCEDES ACREDITAVA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.