Di Mauro vence de ponta a ponta corrida principal da Stock Car em Goiânia
Em corrida morna, Gaetano Di Mauro não teve dificuldades para assegurar a terceira vitória na temporada 2024. Ricardo Maurício e Guilherme Salas completam top-3 em Goiânia. Entre os líderes, Felipe Massa terminou em 13º, enquanto Gabriel Casagrande salvou um 15º lugar na prova.
*Atualizado às 16h45
Gaetano Di Mauro fez barba, cabelo e bigode neste domingo (24) em Goiânia para garantir a terceira vitória na temporada 2024 da Stock Car. O piloto da Cavaleiro Sports liderou todas as voltas da prova, em corrida sem muitas emoções.
A segunda posição ficou com Ricardo Maurício, que ensaiou uma aproximação nas voltas finais, mas não deu tempo. Guilherme Salas fechou em uma excelente terceira colocação, à frente de outro piloto da Eurofarma-RC, Daniel Serra. Lucas Foresti terminou na quinta posição.
Nelsinho Piquet ficou em sexto, à frente de Felipe Baptista, Zezinho Muggiati, Rafael Suzuki e Júlio Campos. Entre os líderes, Felipe Massa terminou na 13ª posição, enquanto Gabriel Casagrande salvou um 15º lugar na prova.
A Stock Car volta às pistas nos dias 14 e 15 de dezembro, com a rodada final da temporada 2024 em Interlagos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
*Nota da redação: Marcos Gomes foi penalizado em 20s após a prova por não ter apresentado os dados do sistema de aquisição (PI), quanto à utilização da potência extra.
Saiba como foi a corrida principal em Goiânia:
Temperatura na capital goiana seguia amena, mas com a possibilidade de chuva rondando o autódromo. A pole-position era de Di Mauro, com Zonta ao seu lado. Na largada, melhor para o pole, que manteve a liderança. Felipe Baptista pisou na grama, mas mostrou força para ganhar posições.
Vitor Baptista foi acertado na largada e caiu para as últimas posições ao dar um rolê na grama. Os carros de Enzo Elias, César Ramos e Felipe Fraga apresentavam avarias na carenagem ao final da primeira volta. O carro #28 foi acertado por Lucas Kohl e era fim de prova para o piloto da Cavaleiro.
Zonta usava o botão de ultrapassagem para se defender da pressão exercida por Guilherme Salas. Daniel Serra vinha à reboque, querendo saltar ao terceiro posto. O carro #10 foi punido com drive-through pela direção de prova por queima de largada.
Os comissários também investigam um toque entre Arthur Leist e Felipe Massa. Bruno Baptista coloca pressão em cima de Thiago Camilo por uma vaga entre os dez primeiros. Sétima volta completada, hora da abertura dos boxes para a parada obrigatória dos pilotos.
Gaetano abriu 1.3s de vantagem na liderança. Rafael Suzuki também vinha para a troca de pneus. Ricardo Maurício e Felipe Baptista também aceleraram a estratégia de parada logo no começo da janela. Rubens Barrichello perde muitas posições graças a um furo no pneu traseiro esquerdo.
Na abertura da 13ª volta, hora da parada de Di Mauro, com Serra na cola. O carro #11 voltou na liderança da corrida, agora era só cuidar do equipamento para assegurar mais uma vitória na temporada. Salas fez a parada no giro seguinte e voltou na terceira colocação.
Massa ultrapassa Átila Abreu na curva 1 e sobe para 16º. Nelsinho Piquet bota pressão em cima de Rafael e sobe para nono colocado. Faltando vinte minutos para o fim, todos os pilotos concluíram suas trocas obrigatórias de pneus.
Desta feita, os cinco primeiros tinham Di Mauro, Maurício, Salas, Serra e Felipe Baptista. A disputa pela segunda posição prometia, afinal, Ricardo e Guilherme estavam bem próximos. Com o carro bastante avariado, Felipe Fraga ia tomando volta dos líderes, almejando apenas terminar a corrida.
Átila passou Cacá Bueno na reta de chegada com bela ultrapassagem. Na volta seguinte, o pentacampeão devolveu a manobra. Gianluca Petecof errou a frenagem no miolo da pista e quase perdeu o carro com a fritada de pneus.
Zezinho Muggiati faz uma grande corrida de recuperação, saindo da 27ª posição para nono, faltando oito minutos para o final da prova. Fraga recolheu o carro e abandonou, enquanto Bruno perdia o controle do carro e dava um passeio na grama.
Mais atrás, disputa de líderes do campeonato: Massa encostou em Casagrande e fez a ultrapassgem pela 14ª posição. Nas voltas finais, Maurício encostou de vez em cima de Gaetano e queria a vitória. Allam Khodair abandonou a prova.
Mas não teve jeito, Gaetano cruzou a linha de chegada em primeiro, comemorando muito a terceira vitória no campeonato, com Ricardo em segundo e Salas completando os três primeiros no circuito goiano.
▶ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Stock Car 2024, Goiânia, Corrida Principal, Resultado Final (com punição a Gomes):
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | ||
1 | 11 | G DI MAURO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | 37 voltas | |
2 | 90 | R MAURÍCIO | EUROFARMA-RC CHEVROLET | + 5.497 | |
3 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | + 6.013 | |
4 | 29 | D SERRA | EUROFARMA-RC CHEVROLET | + 6.952 | |
5 | 12 | L FORESTI | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 9.623 | |
6 | 33 | N PIQUET JR | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | + 10.658 | |
7 | 121 | F BAPTISTA | CROWN RACING TOYOTA | + 11.392 | |
8 | 38 | Z MUGGIATI | KTF RACING CHEVROLET | + 12.315 | |
9 | 8 | R SUZUKI | TMG RACING CHEVROLET | + 13.213 | |
10 | 4 | J CAMPOS | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | + 14.982 | |
11 | 91 | D BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | + 18.259 | |
12 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 19.235 | |
13 | 19 | F MASSA | TMG RACING CHEVROLET | + 31.076 | |
14 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 31.898 | |
15 | 83 | G CASAGRANDE | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | + 32.693 | |
16 | 0 | C BUENO | KTF SPORTS CHEVROLET | + 35.336 | |
17 | 81 | A LEIST | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 37.613 | |
18 | 51 | A ABREU | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | + 41.597 | |
19 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | + 43.433 | |
20 | 120 | V BAPTISTA | SCUDERIA CJ TOYOTA | + 43.601 | |
21 | 101 | G PETECOF | FULL TIME SPORTS TOYOTA | + 50.022 | |
22 | 111 | R BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | + 54.808 | |
23 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | + 56.010 | |
24 | 95 | L KOHL | GARRA RACING CHEVROLET | + 58.082 | |
25 | 80 | M GOMES | KTF SPORTS CHEVROLET | + 1:07.011 | +20s |
26 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 3 voltas | |
27 | 88 | F FRAGA | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | + 7 voltas | +20s |
28 | 28 | E ELIAS | CROWN RACING TOYOTA | Abandonou |