Garantido na Hot Car em 2019, Suzuki destaca “trabalho que tem de dar prosseguimento”

Pela primeira vez desde que ingressou na Stock Car, em 2014, Rafael Suzuki tem a chance de renovar seu contrato com uma equipe. No caso, a Hot Car. O piloto, que completou 31 anos na última segunda-feira, traça os objetivos para a atual temporada e além

Rafael Suzuki faz, em 2018, sua quinta temporada como piloto da Stock Car. Desde que fez sua estreia, há quatro anos, o paulista, de 31 anos recém-completados, passou por cinco equipes: ProGP, RZ, Vogel e a Cavaleiro antes de desembarcar na Hot Car, chefiada por Amadeu Rodrigues. Por conta da força do principal patrocinador da equipe, a marca de lubrificantes Bardahl, e dos seus patrocinadores pessoais, Suzuki é um dos primeiros pilotos a assegurar vaga no grid da Stock Car para 2019 ao acertar a renovação com a Hot Car pouco antes da Corrida do Milhão.
 
Ao GRANDE PRÊMIO durante o fim de semana em Goiânia, Suzuki destacou a importância de dar sequência ao trabalho dentro da equipe. Rafael se mostra grato pela chance de ter aprendido muito com cada um dos chefes de equipe por onde passou e lembra que a continuidade só não foi possível antes por conta do combustível financeiro.
 
“Sempre acreditei na continuidade. Obviamente, por circunstâncias de patrocínio, não só da minha parte, mas também da equipe, acabava que não casava naquele momento. Sempre tive ótimo relacionamento com todos: Duda Pamplona, Ricardo Zonta, Mauro Vogel, o Beto Cavaleiro…”, listou Suzuki.
Rafael Suzuki vai seguir com a Hot Car para a temporada 2019 da Stock Car (Foto: Vanderley Soares)
“O que aconteceu é que já tinha um acordo com o Amadeu para fazer um trabalho médio e longo prazo, e antes da Corrida do Milhão ele sentou comigo e perguntou se gostaria de continuar. E acho que é super válido, é um trabalho que tem de dar prosseguimento”, destacou o piloto do carro #8.
 
Em dez corridas já disputadas na temporada 2018 da Stock Car, Suzuki soma 28 pontos e ocupa a 17ª colocação no campeonato. Seu melhor resultado foi obtido na etapa de Curitiba, onde faturou o sexto lugar na corrida 2. Ao todo, em sua carreira na principal categoria do automobilismo brasileiro, Rafael tem como principal êxito o pódio conquistado na etapa de Buenos Aires, no ano passado, pela Cavaleiro.
 
Na Hot Car, Suzuki trabalha como o ponto de referência na pista. Guilherme Salas foi seu companheiro de equipe até a Corrida do Milhão, mas não vai dar sequência no restante da temporada, sendo substituído pelo argentino Néstor ‘Bebu’ Girolami. O terceiro piloto é o goiano Renato Braga. O tradicional time paulista, explica Rafael, vive um processo de fortalecimento e busca voltar a trilhar o caminho das vitórias, o que vem com tempo e muito trabalho, além da sempre bem-vinda continuidade.
 
“A equipe passou por uma reestruturação, veio muita gente nova, e aí tem um tempo de entrosamento, o que é normal. Então acho que essa continuidade é para que a gente possa colher o que está plantando. A primeira parte da temporada foi positiva, com bons resultados, vários top-10, e agora é continuar trabalhando como se fosse uma temporada de 24 etapas”, comentou Suzuki, já projetando 2019.
Rafael Suzuki destacou a importância do trabalho em médio e longo prazo (Foto: Vanderley Soares)
“O Amadeu está acreditando bastante que vou agregar à equipe a médio e longo prazo e agradeço a ele pela confiança, e eu também acredito que a equipe só vai melhorar”, continuou.
 
Para a sequência da temporada, Suzuki traz como principal meta continuar sendo competitivo, lutar por pontos importantes e evoluir em fatores-chave para seguir ainda mais forte visando a próxima temporada. 
 
“A Stock Car é muito competitiva. Um errinho aqui e ali, um acerto que não foi adequado no momento pode te jogar mais para trás… Mas o que tenho procurado é fazer corridas consistentes e limpas, sem me envolver em acidentes, buscando completar as corridas e trazer os pontos para casa. Então, o objetivo é esse. Seguir melhorando a performance, e isso a gente mede em classificação, e nas corridas sempre trazer os pontos, poder ter essa consistência. É estar cada vez mais regularmente no top-10, criar essa consistência para aí brigar mais lá na frente”, concluiu.
 
A sétima etapa, que marca a abertura da segunda metade da temporada 2018 da Stock Car, acontece neste fim de semana (17 a 19 de agosto) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com Felipe Noronha e Fernando Silva.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.