Gomes comanda corrida chuvosa e agitada em Cascavel marcada por forte acidente de Serra

Marcos Gomes não deu chances a ninguém em Cascavel e dominou a sexta etapa da Stock Car. A chuva embaralhou a corrida também, que viu muitos acidentes. Daniel Serra bateu forte no fim, o que provocou o fim antecipado da prova

 Classificação da Stock Car após seis etapas
As imagens deste domingo da Stock Car em Cascavel

Não teve para ninguém em Cascavel. E todos os pedidos de Marcos Gomes foram atendidos neste domingo (16), com a chuva intensa que desabou na cidade paranaense. Com o melhor ritmo do grid no molhado, o piloto da Carlos Alves largou na pole e só perdeu a liderança quando parou nos boxes. Alheio a todos os problemas da pista, Marquinhos conquistou uma vitória dominante. Julio Campos e Ricardo Sperafico completaram o pódio.

Mas a prova também foi marcada por muitos acidentes, sendo que Daniel Serra protagonizou o pior deles na parte final, quando rodou na entrada da reta principal e foi de encontrou ao muro,  com muita violência. O piloto saiu ileso, mas a corrida foi encerrada de forma antecipada com bandeira vermelha. No campeonato, Ricardo Maurício com o sexto lugar agora é o líder isolado da Stock Car, com 111 pontos. 

Marcos Gomes em Cascavel (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Confira como foi a corrida da Stock Car em Cascavel neste domingo

A chuva que marcou os treinos livres e a classificação deste sábado também deu as caras neste domingo (16) em Cascavel, mas a água veio com mais força. Por isso, a largada da sexta etapa da temporada de 2013 aconteceu com safety-car. E foi somente na abertura da quarta passagem é que os pilotos receberam sinal verde para acelerar.

E o pole Marcos Gomes não deu chance e manteve a primeira posição, abrindo vantagem para Ricardo Sperafico, Diego Nunes e Julio Campos. Mais atrás, Thiago Camilo, Cacá Bueno e Daniel Serra começavam a tentar escalar o pelotão, assim como Valdeno Brito e Allam Khodair.

Grid de largada em Cascavel (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

No 12° giro, Feldmann, Camilo, Khodair e Camilo travaram uma bela batalha pelo 14° posto, enquanto Valdeno abria em 13° um pouco mais à frente. O líder do campeonato chegou a tocar Alceu na entrada da reta e o ultrapassou, mas quem tirou proveito da situação foi Camilo, que passou os dois.

Assim, na 14ª passagem, enquanto Marquinhos comandava o corrida com folga, Valdeno já lidava com a aproximação perigosa de Cacá. Thiago acompanhava ambos do 13° lugar, seguido por Khodair. Mais à frente, Ricardo Maurício pressionava Nonô Figueiredo pelo décimo posto e a manobra de ultrapassagem não tardou e veio logo na volta seguinte.

Lá na frente, Gomes era primeiro, com 6s4 de vantagem para Ricardo Sperafico. Nunes, Campos, David Muffato, Fábio Fogaça, Serrinha, Sergio Jimenez, Maurício e Valdeno completavam o top-10. E foi aí que o safety-car foi novamente acionado. Isso porque Felipe Lapenna escapou da pista e bateu na barreira de proteção. O acidente de Lapenna aconteceu na volta 19.

A corrida retomou o ritmo na abertura da passagem 21. E, mais uma vez, Marquinhos largou bem e abriu vantagem para Sperafico. Enquanto isso, Serra ultrapassou Campos para ficar em quarto. E aí, na volta seguinte, praticamente todo mundo foi aos boxes, criando um congestionamento no pit-lane e até disputas na saída dele, como as de Zonta e Burti, com vitória do paranaense.

Depois da rodada de pits, Gomes reassumiu a ponta, com Sperafico em segundo e Campos em terceiro. Nunes, Serrinha, Muffato, Maurício, Camilo, Jimenez e Valdeno completavam os dez primeiros. Como as condições da pista continuavam instáveis, muitas rodadas e saídas de pista foram registradas.

Na volta 27, Luciano Burti tocou em Nonô Figueiredo, que acabou rodando e batendo na sequência em Lico Kaesemodel, que tentava escapar do incidente. Por causa do acidente, o carro de segurança voltou à pista e ficou por três voltas. A corrida teve um reinício agitado na 30ª  passagem, com brigas no pelotão intermediário, entre Khodair e Valdeno.

Alheio a tudo isso, Gomes tratou de abrir diferença para Sperafico, que  também tinha certa folga para Campos. E quem agitava o pelotão da frente era Serrinha, que conseguiu superar Nunes na parte final da prova. Mas a corrida do piloto da Red Bull acabou logo em seguida, quando rodou, a minuto do fim, na entrada da reta dos boxes e bateu forte no pit-wall. Daniel saiu ileso, mas a prova teve o final antecipado. Na pista, Marquinhos confirmou a vitória, seguido por Campos e Sperafico, trocaram de posições.

Daniel Serra bateu forte na parte final da corrida (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Após o final da prova os comissários desportivos excluíram os pilotos Allam Khodair, Popó Bueno e Duda Pamplona, por terem feito a parada nos boxes fora da janela de pit-stop.

A próxima etapa do campeonato acontece apenas em agosto, nas ruas de Ribeirao Preto, no dia 11 de agosto.

Stock Car, Etapa de Cascavel, corrida, final:

1 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
38:06.203 30 voltas  
 
2 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
+0.742        
       
3 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
+0.945        
       
4 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
+1.541        
       
5 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
+1.933        
       
6 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
+2.369        
       
7 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
+2.517        
       
8 Sérgio JIMENEZ SP JF
Peugeot 408
+2.753        
       
9 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
+2.875        
       
10 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
+3.022        
       
11 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
+3.801        
       
12 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
+4.222        
       
13 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
+5.516        
       
14 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
+5.726        
       
15 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
+6.485        
       
16 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
+7.010        
       
17 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
+7.474        
       
18 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
+7.933        
       
19 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
+8.487        
       
20 Vitor GENZ RS Gramacho
Chevrolet Sonic
+8.488        
       
21 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
+9.680        
       
22 Wellington JUSTINO GO Hot Car
Chevrolet Sonic
+12.932        
       
23 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
+1 volta        
       
24 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
+1 volta        
       
25 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
+4 voltas        
       
26 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
NC        
       
27 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
NC        
     
28 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
NC        
       
29 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Chevrolet Sonic
NC        
       
30 Denis NAVARRO SP JF
Peugeot 408
NC        
       
31 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
NC        
       
32 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Chevrolet Sonic
NC        
       
33 Ricardo SPERAFICO   ProGP
Chevrolet Sonic
NC        
       

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube