Rubens Barrichello se preparou para a segunda corrida da Stock Car na etapa de Campo Grande, na tarde deste domingo: no fim da prova inicial trocou pneus, ficou pronto e conseguiu largar da 14ª colocação, acertar na estratégia e na forma de guiar. Venceu a corrida, a terceira dele na temporada 2019, e saiu para comemorar o Dia dos Pais no pódio.
A segunda colocação ficou com Ricardo Maurício, que estava bem à frente antes da abertura da janela de pit-stops – atrasado por conta da batida entre Valdeno Brito e César Ramos na reta dos boxes. Barrichello parou duas voltas antes e teve tempo de rodar de frente para o vento, ao passo que Maurício seguiu no tráfego – nessas duas voltas, passou Daniel Serra e tentava pegar Marcos Gomes.
Maurício ainda contou com uma outra batida, essa entre Bia Figueiredo e Pedro Cardoso, para um novo safety-car e se aproximar do #111. Não deu para passar, porém, mesmo assim. Gabriel Casagrande, que duelo com Barrichello desde antes da dupla entrar no top-10, conseguiu fechar o pódio.
Felipe Fraga, Serra, Gustavo Lima, Átila Abreu, Diego Nunes, Dênis Navarro e Max Wilson fecharam o top-10. O campeonato volta em duas semanas, no fim de semana dos dias 23 a 25 de agosto, com a Corrida do Milhão, em Interlagos.
Rubens Barrichello (Foto: Carsten Horst / Hyset)
Confira como foi a corrida:
Após 15 minutos de parada entre as corridas, a Stock Car relargou no calor de Campo Grande. Marcos Gomes, o pole da segunda prova, segurou a dianteira mesmo com os ataques de Daniel Serra. Mais atrás, quem aparecia bem era Bia Figueiredo, fazendo fila para aparecer no top-10. Quem levou menos sorte foi Gaetano di Mauro, que rodou e acabou fora da prova.
A briga logo atrás do décimo posto era pesada. Rubens Barrichello deixou Thiago Camilo, sem push-to-pass após a vitória da corrida inicial, e atacava Gabriel Casagrande, enquanto Galid Osman se envolvia na briga. Osman também acabou rodando, entretanto, e saiu da disputa pela posição. Barrichello, diferente, seguia ganhando espaço e deixava Bruno Baptista para trás.
A briga entre Barrichello e Casagrande era boa, mas mais na frente Bia deixou Julio Campos para trás e passou para tentar alcançar Allam Khodair, então no sexto posto. Campos, assim como Camilo, caía. Depois da batalha da prova inicial, ficava sem ter como duelar.
Rubens seguia crescendo. O veterano se valeu de uma tentativa otimista de Bia para cima de Khodair e tirou a pilota da frente. Logo em seguida levou a melhor também contra Khodair e chegou ao sexto lugar.
O top-5 seguia sem grandes mudanças: Gomes colocava 1s5 em cima de Serra, que tinha a companhia de Ricardo Maurício. Com pouco menos de 25 minutos para o fim, o #90 fez o movimento para tirar Daniel da frente. Felipe Fraga e Max Wilson vinham na sequência com alguma distância entre si e para o resto.
A batida de Ramos e Brito (Foto: Reprodução/Stock Car)
Pouco depois, Denis Navarro deu uma escapada na última curva, jogou poeira na pista e fez com que todo mundo que vinha logo atrás entrasse em estado de atenção. César Ramos se preocupou com a aproximação de Nelsinho Piquet e acabou jogando o carro em cima de Valdeno Brito na reta. Com o toque, Ramos virou em direção do muro e bateu de frente. Quando rodou, ainda acertou Valdeno do lado oposto e tirou o carro da Prati do chão. Fim de prova para os dois, além de safety-car. E um atraso adicional por conta de danos ao fio de cronometragem bem onde houve a batida.
A relargada aconteceu com mais de 16 minutos para o fim e com a notícia de que Khodair estava punido em 5s por queima de largada. Como o safety-car veio na hora que a janela de pit-stops iria abrir, uma série de pilotos parou assim que foi possível. Gomes ficou na pista, algo que foi feito pelos primeiros colocados à exceção de Serra – até Fraga, que era incomodado por Wilson. Barrichello, em 16º, era o melhor entre os que pararam.
Gomes parou na volta seguinte, mas o que deveria ser um rápido pit-stop protocolar virou um drama: a equipe se enrolou e demorou a devolvê-lo para a pista. E Galid voltou a rodar na pista – Rafael Suzuki foi outro com problemas e abandonou após perda de potência.
O acidente entre Bia Figueiredo e Pedro Cardoso (Foto: Reprodução/Stock Car)
Baptista também foi punido por queima de largada e teria que pagar um drive-through antes do fim da prova, o que abria caminho para Maurício sem ter que perder tempo. Entretanto, após parar cedo e andar de rosto para o vento, Barrichello assumia a liderança depois de todas as paradas nos boxes.
Atrás, Bia, que chegou a duelar com Serra um pouco antes, foi atingida por Pedro Cardoso: os dois terminaram na barreira de pneus e, claro, fora da prova. Mas o safety-car voltava ao traçado e aproximava Barrichello e Maurício para os momentos finais.
Já com o relógio quase zerado, a corrida voltou somente para as duas voltas derradeiras. Barrichello relargou muito bem e disparou, enquanto Maurício teve de lidar com Casagrande. Os três terminaram exatamente nessa sequência. Terceira vitória de Barrichello na temporada.
Stock Car 2019, Campo Grande, Corrida 2, Final:
1 |
R BARRICHELLO |
Full Time |
41:51:114 |
24 voltas |
2 |
R MAURÍCIO |
RC Eurofarma |
+1.325 |
|
3 |
G CASAGRANDE |
Crown |
+1.888 |
|
4 |
F FRAGA |
Cimed |
+2.045 |
|
5 |
D SERRA |
RC Eurofarma |
+4.952 |
|
6 |
G LIMA |
Vogel |
+5.380 |
|
7 |
A ABREU |
Shell V-Power |
+5.724 |
|
8 |
D NUNES |
KTF |
+5.890 |
|
9 |
D NAVARRO |
Cavaleiro |
+6.195 |
|
10 |
M WILSON |
RCM |
+6.584 |
|
11 |
L FORESTI |
Vogel |
+7.674 |
|
12 |
C BUENO |
Cimed |
+9.244 |
|
13 |
J CAMPOS |
Prati Donaduzzi |
+9.497 |
|
14 |
M GOMES |
KTF |
+10.022 |
|
15 |
B BAPTISTA |
RCM |
+13.087 |
|
16 |
T CAMILO |
A. Mattheis |
+13.847 |
|
17 |
G OSMAN |
Shell Helix Ultra |
+15.003 |
|
18 |
N PIQUET |
Full Time |
+15.596 |
|
19 |
A KHODAIR |
Blau |
+26.375 |
|
20 |
R ZONTA |
Shell V-Power |
+31.936 |
|
21 |
B FIGUEIREDO |
A. Mattheis |
+4 voltas |
NC |
22 |
P CARDOSO |
Hot Car |
+4 voltas |
NC |
23 |
R SUZUKI |
Hot Car |
+8 voltas |
NC |
24 |
C RAMOS |
Blau |
+13 voltas |
NC |
25 |
V BRITO |
Prati Donaduzzi |
+13 voltas |
NC |
26 |
F LAPENNA |
Cavaleiro |
+20 voltas |
NC |
27 |
M COLETTA |
Crown |
+21 voltas |
NC |
28 |
G DI MAURO |
Shell Helix Ultra |
+23 voltas |
NC |
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