Khodair critica punição “completamente descabida” que deixa pilotos sem botão de ultrapassagem nas corridas da Stock Car

Allam Khodair sofreu uma dupla punição e ficou sem usar os botões de ultrapassagem regulares em quatro corridas, ou duas rodadas duplas consecutivas: Velopark e Londrina. A sanção é decorrência de um acionamento irregular na Corrida de Duplas, abertura da temporada, tanto do dono do carro #18 quanto do seu convidado, Allan Hellmeister. O piloto da Blau entende que poderia ter brigado por vitória em Nova Santa Rita se não tivesse sofrido a punição

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Um item polêmico do regulamento desportivo da temporada 2018 da Stock Car foi refletido nas pistas por Allam Khodair nas duas últimas etapas do campeonato. Na Corrida de Duplas que marcou a abertura do calendário em Interlagos, tanto o titular do carro #18 da Blau como seu convidado, Allan Hellmeister, acionaram o botão de ultrapassagem antes do momento permitido pelo regulamento.

 
Diz a regra que: para circuitos onde a largada ocorre na reta principal o acionamento do botão de ultrapassagem será permitido somente após o fechamento da primeira volta rápida, com bandeira verde; em caso de largada com safety-car ou qualquer relargada, o botão de ultrapassagem só poderá ser acionado após a saída do SC e após o carro/piloto passar pelo posto de sinalização da direção de prova.
 
Como Khodair e Hellmeister cometeram a infração na mesma corrida, a punição é cumulativa. Ou seja, Allam foi prejudicado e ficou sem contar com o importante recurso do push-to-pass nas quatro últimas corridas: as duas do Velopark e as duas de Londrina. Nesta última, ainda foi um dos mais votados pelos fãs e ganhou o Fan Push, e este botão de ultrapassagem extra foi muito comemorado e valorizado pelo piloto.
No 'peito e na raça': Allam Khodair viveu mais uma jornada aguerrida na Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa)
Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO em Londrina, Khodair se mostrou muito contrariado por ter novamente de cumprir a punição e deixou claro que o item do regulamento vai ser revisto. A perda só não foi maior porque o ‘japonês voador’ tirou ‘leite de pedra’ no Velopark e fez duas grandes corridas para marcar dois top-10: um feito e tanto para quem não teve botão de ultrapassagem algum à disposição.
 
“A regra, além de ser falha por tirar todos os pushes, e isso é algo que vai mudar para o ano que vem, ela é acumulativa. Então eu usei, e não sabia, e meu convidado, o Hellmeister, também usou na relargada. Então ficamos sem push nas duas corridas, o que é um absurdo”, criticou.
 
Em termos de pontuação, a punição prejudica diretamente a busca por pontos importantes. “Você compromete o campeonato. É completamente descabida essa punição, é mais que o dobro do que deveria”, opinou Khodair.
 
Questionado se seria possível lutar por grandes resultados no Velopark se tivesse com todos os botões de ultrapassagens regulares à disposição, Allam não tem dúvidas. “Lá a gente brigaria com o Cacá… brigaria tranquilamente por um pódio na primeira corrida, talvez pela vitória, já que a gente vinha acompanhando de perto os caras na primeira metade daquela corrida e sem o push”.
 
“A gente brigaria pela vitória, pelo pódio, talvez dois pódios, então isso é o que deixou a gente mais tranquilo porque a gente sabe que tem um carro bem competitivo”, concluiu o paulista de 36 anos.
 
Em Londrina, Khodair fez outra corrida ‘na raça’, foi o maior escalador do fim de semana e chegou em décimo na corrida 2, salvando mais alguns pontos importantes para a sequência do campeonato. O alívio do piloto é saber que, em Santa Cruz do Sul, vai poder brigar de igual para igual e aproveitar a boa fase antes da pausa de dois meses e meio para a Copa do Mundo.
CAMINHO PARA VIRAR LENDA

TRÍPLICE COROA É O QUE SOBROU PARA CARREIRA DE ALONSO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.