Khodair supera pressão de Fraga em Tarumã e volta a vencer na Stock Car. Gomes é terceiro e Cacá, nono
Allam Khodair venceu sua primeira corrida na Stock Car em 2015. Depois de um bom trabalho da Full Time no pit-stop obrigatório, o 'Japonês Voador' superou a pressão de Felipe Fraga e voltou ao topo do pódio. Marcos Gomes fechou o top-3 e está cada vez mais perto do título
Allam Khodair coroou um grande fim de semana até o momento em Tarumã com a vitória na corrida 1 da penúltima etapa da temporada 2015 da Stock Car neste domingo (8). Entre os ponteiros em todos os treinos livres e pole-position, o 'Japonês Voador' emendou boa performance ao longo de toda a prova e ainda tirou proveito de um grande trabalho da Full Time no pit-stop obrigatório, que lhe permitiu voltar à frente de Felipe Fraga, que liderava antes da parada. Marcos Gomes chegou em terceiro e, com o nono lugar de Cacá Bueno, agora abriu 43 pontos de vantagem na liderança.
Desta forma, Gomes com precisa somar cinco pontos a mais que Cacá na corrida 2 para comemorar o título ainda neste domingo. Entretanto, o pentacampeão terá o direito de largar nesta prova em segundo lugar no grid, enquanto Marquinhos vai partir em oitavo. Assim, o piloto da Red Bull tem a grande chance para reduzir um pouco a vantagem do líder do campeonato e adiar a decisão do título para Interlagos, em 13 de dezembro.
Relacionadas
Valdeno Brito terminou a prova em quarto lugar, seguido por Ricardo Zonta. Rubens Barrichello finalizou em sexto, à frente de Ricardo Maurício. Daniel Serra finalizou à frente de Cacá, em oitavo. Vitor Genz cruzou a linha de chegada em décimo e vai largar na pole na prova de logo mais.
Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Tarumã
Antes mesmo da largada, a grande preocupação dos pilotos e das equipes estava em cima do desgaste excessivo dos pneus em decorrência da alta abravividade do asfalto de Tarumã. E isso era potencializado pela altíssima temperatura da pista, em 56ºC minutos antes do início de fato da corrida. A chuva, contrariando a previsão do tempo, sequer deu as caras na região de Viamão.
A largada foi realizada sem grandes incidentes, com Khodair mantendo a primeira colocação e Marcos Gomes vindo em segundo e Fraga fechando os três primeiros. Thiago Camilo vinha em quinto, enquanto Cacá havia caído para 12º. Mas no meio da primeira volta, o carro de Rafael Suzuki acabou sendo acertado por outros pilotos e acabou rodando ao ter seu pneu furado. No meio do bolo, um incidente entre Rafa Matos e Max Wilson levou o piloto da RC a levar a pior, abandonando a corrida. Max, de fora da briga pelo título, se mostrou muito contrariado com a situação. O incidente entrou sob investigação dos comissários de prova.
Na relargada, Khodair manteve a primeira posição, mas era pressionado por Gomes. Mais atrás, Fraga escoltava os dois ponteiros e conseguiu ganhar um respiro depois de segurar a pressão de Valdeno, em quarto. Camilo seguia em quinto, enquanto Cacá estava apenas em 13º. Só que Fraga não se contentou em seguir em terceiro. Depois de entrar na reta, e de uma só vez, o tocantinense ultrapassou o companheiro de equipe Gomes e Khodair para conquistar a liderança da corrida.
Até que o safety-car voltou a aparecer na pista. Na entrada da curva 1, César Ramos e Felipe Guimarães rodaram quase que ao mesmo tempo, com o brasiliense levando a pior ao acertar a barreira de proteção. Não era mesmo o dia de sorte do novato, que abandonou a prova do Brasileiro de Turismo, pouco mais cedo, quando ocupava a liderança. Aí a entrada do carro de segurança juntou novamente todos os pilotos em Tarumã.
Fraga segurou a liderança na relargada e era acompanhado de perto por Khodair e Marcos Gomes, mas Valdeno ameaçava o líder do campeonato. Camilo permanecia em quinto, à frente de Átila Abreu, Vitor Genz, Ricardo Maurício, Julio Campos e Lucas Foresti. Cacá se desvencilhava de Ricardo Zonta e avançava para 11º, mas sua situação estava bem complicada, com vários pilotos à sua frente.
Julio enfrentava problemas e teve de abandonar a corrida na entrada dos boxes. Assim, Cacá ganhou mais uma posição e subiu para décimo e conseguia sobreviver à disputa pelo hexa na Stock Car. Lá na frente, Marquinhos somava bons pontos com o terceiro lugar, já sem a oposição mais forte de Valdeno, em quarto. Até que, na volta 20, os boxes foram abertos para a janela obrigatória de pit-stops, que foi até a volta 26.
Durante a janela, Camilo teve o pneu traseiro direito furado. Sua sorte foi que tudo aconteceu perto dos boxes, então o piloto não perdeu muito tempo antes de fazer sua parada. Mas a sorte virou azar quando, ao sair, Thiago teve de lidar com problemas no seu carro e abandou, não antes de dividir a saída do pit-lane com Serra.
Na mesma volta 21, Gomes realizou seu pit-stop, trocou dois pneus e voltou à pista para seguir na briga por pontos preciosos. E em seguida, os pilotos todos fizeram as paradas obrigatórias. Ao fim da janela, Khodair ganhou a posição de Fraga e assumiu a liderança da corrida, mas sofria pressão do piloto da Voxx. Gomes continuava em terceiro, bem à frente de Valdeno. Mais atrás, Cacá buscava pelo menos o décimo lugar para garantir o direito de largar na pole da corrida 2.
E a luta de Cacá era diretamente com Daniel Serra. Mas ambos ganharam a posição de Diego Nunes, que vinha perdendo rendimento. Outro que também ficava para trás era Lucas Foresti, sofrendo com o desgaste dos pneus. Cacá tirou proveito da situação, ultrapassou o jovem brasiliense e assumiu o nono lugar. Foresti acabou ficando para trás, chegou a receber um toque de Átila e rodou depois de outro toque, o de Felipe Lapenna. O incidente entre Átila e Foresti acabou sendo objeto de investigação por parte dos comissários. Abreu foi punido com o acréscimo de 20s ao seu tempo de volta, assim como Lapenna.
Mas lá na frente, não tinha confusão. Depois de uma corrida irretocável e sem erros, Khodair cruzava a linha de chegada na volta 39 e confirmava seu retorno ao topo do pódio na Stock Car. De quebra, era o único a diminuir a diferença para Gomes, que ainda assim garantiu um grande terceiro lugar, ficando cada vez mais perto do título. Fraga, que flertou com a vitória, completou o pódio em segundo lugar.
Stock Car, etapa 11, Tarumã, corrida 1, final:
1 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | 59:30.000 | 26 voltas |
2 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | VOXX Peugeot | +1.313 | |
3 | 80 | MARCOS GOMES | SP | VOXX Peugeot | +6.863 | |
4 | 77 | VALDENO BRITO | PB | A.MATTHEIS Chevrolet | +7.073 | |
5 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | A.MATTHEIS Chevrolet | +17.520 | |
6 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | +20.420 | |
7 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | +21.564 | |
8 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | +24.486 | |
9 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | +25.359 | |
10 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | +28.707 | |
11 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | +32.490 | |
12 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | RZ Chevrolet | +33.209 | |
13 | 70 | DIEGO NUNES | SP | VOGEL Chevrolet | +35.308 | |
14 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | +41.851 | |
15 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | +43.855 | |
16 | 2 | RAPHAEL MATOS | MG | CARLOS ALVES Peugeot | +44.509 | |
17 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | +46.467 | |
18 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | C2 Chevrolet | +59.232 | |
19 | 16 | MAURO GIALLOMBARDO | ARG | HOT CAR Chevrolet | +1:00.074 | |
20 | 25 | TUKA ROCHA | RJ | BASSANI Peugeot | +1:00.923 | |
21 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | 1:14.876 | |
22 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | AMG Chevrolet | +1 volta | |
23 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | BASSANI Peugeot | +1 volta | |
24 | 11 | CÉSAR RAMOS | SP | CAVALEIRO Peugeot | +4 voltas | NC |
25 | 74 | POPÓ BUENO | RJ | CAVALEIRO Peugeot | +5 voltas | NC |
26 | 26 | RAPHAEL ABBATE | SP | HOT CAR Chevrolet | +12 voltas | NC |
27 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | +14 voltas | NC |
28 | 9 | GUSTAVO LIMA | PR | PROGP Chevrolet | +22 voltas | NC |
29 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | +23 voltas | NC |
30 | 66 | FELIPE GUIMARÃES | GO | BOETTGER Peugeot | +27 voltas | NC |
31 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOGEL Chevrolet | +28 voltas | NC |
32 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | +35 voltas | NC |
33 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | RZ Chevrolet | +36 voltas | NC |