Maurício acerta tática e vence prova marcada por chuva e acidentes em Salvador. Barrichello é segundo
Ricardo Maurício conseguiu escapar dos acidentes e de uma traiçoeira pista molhada para assegurar a vitória neste domingo (19) em Salvador. A estratégia também foi grande aliada do campeão de 2008, que agora lidera o campeonato. Rubens Barrichello foi segundo no primeiro pódio na Stock
Ricardo Maurício sobreviveu a uma corrida confusa, marcada pela chuva e por muitos acidentes em Salvador e, como prêmio, faturou a quarta etapa da Stock Car neste domingo (19). É o primeiro triunfo do piloto da RC desde a Corrida do Milhão de 2010. De quebra, o paulista ainda assumiu a liderança do campeonato.
A segunda colocação ficou com Rubens Barrichello. Seguindo a mesma estratégia do vencedor, o ex-piloto da F1 e da Indy também optou por não parar e levou o primeiro pódio, resistindo à pressão final de Valdeno Brito, Thiago Camilo e Cacá Bueno.
Relacionadas
Camilo, aliás, se valeu de um erro de Valdeno para garantir o terceiro lugar. Cacá, depois de largar em 20°, cruzou a linha de chegada em quarto, à frente de Átila Abreu.
Saiba como foi a corrida da Stock Car em Salvador neste domingo
A quarta etapa da Stock Car em Salvador neste domingo (19) começou tumultuada antes mesmo da largada. Isso porque as fortes chuvas que atingiram a capital baiana provocaram um atraso de mais de quarenta minutos para o início da corrida. Mesmo depois do warm up, em que os pilotos tiveram a chance de fazer os últimos acertos com pista molhada, a direção de prova, em conjunto com os competidores, decidiu adiar a largada na esperança de uma melhora das condições climáticas.
E parece que as preces dos pilotos e equipes foram atendidas. O tempo, de fato, deu uma trégua, e a largada foi autorizada perto das 11h17, no horário local. O início de prova foi dos mais tranquilos e sem incidentes. O pole Átila Abreu puxou o pelotão, tendo sempre no encalço um rápido Allam Khodair. Mantendo o terceiro lugar, Ricardo Maurício aparecia um pouco mais trás, sempre seguido por Rubens Barrichello. Raphael Matos completava o top-5 na ruas baianas.
Duda Pamplona, Max Wilson, Felipe Lapenna, Marcos Gomes e Popó Bueno fechavam os dez melhores. Enquanto isso, lá trás, Daniel Serra, então líder do campeonato, tentava a recuperação depois de partir em 14°. Cacá Bueno fazia o mesmo, vindo do 20° posto.
A corrida ia bem até a volta seis, quando Popó Bueno protagonizou a primeira rodada, depois de um toque que recebeu de Sergio Jimenez, que vinha logo atrás. Valdeno Brito, que acompanhava os dois, conseguiu passar ileso.
Enquanto Khodair tentava pressionar Átila pela ponta da corrida, Popó e Valdeno tiveram de visitar os boxes para troca de pneus. E foi neste meio tempo que ao safeyt-car precisou ser acionado pela primeira vez. Patrick Gonçalves escapou da pista e bateu com certa violência no muro. Ricardo Sperafico também enfrentava problemas na mesma volta 10 e já deixava seu carro parado na pista.
Com a pista secando, muitos pilotos aproveitaram a intervenção do carro de segurança para mudar para pneus slicks, entre eles Átila e Khodair. Maurício, então, assumiu a ponta da corrida, com a opção de não parar. Barrichello foi para segundo, seguindo a mesma tática do campeão de 2008. Matos também permaneceu na pista, assim como Pamplona, Lapenna, Burti e Serrinha.
A relargada aconteceu na volta 13. E Ricardinho tratou de abrir vantagem para Barrichello, que era perseguido de muito perto por Matos. Com a corrida em ritmo normal, Átila era apenas o 22°, enquanto Khodair aparecia somente em 31°. Mas Allam ficou pouco tempo na pista, já que escapou do traçado e acabou batendo.
Com pneus para pista seca, o bloco intermediário ganhou vida. Camilo, Cacá, Valdeno e Átila já imprimiam ritmo muito forte e iam aos poucos escalando o pelotão. Mas aí o safety-car foi novamente acionado em Salvador, por conta de um problema com Julio Campos. Mas a bandeira amarela não demorou e logo a corrida retomou seu ritmo, sempre Maurício na ponta, seguido por Barrichello e Rafa Matos.
Mas a ação mesmo continuava no bloco do meio, que testemunhava boas ultrapassagens e disputas, especialmente entre os pilotos que já estavam com pneus slicks, como Cacá, Camilo, Valdeno e Átila. Entretanto, o carro de segurança precisou novamente voltar à pista, agora com dez minutos para o fim.
Isso porque Ricardo Zonta, que vinha uma briga pelo 13° posto com Marcos Gomes, foi tocado e acabou no muro. A interrupção, claro, juntou o grupo. E a relargada foi autorizada no minuto final da corrida, ou seja, com tempo para apenas uma única volta.
E foi nesse último giro que Valdeno, Camilo e Cacá jogaram as fichas para crescer e tentar o pódio. Lá na frente, Maurício, mesmo com pneus desgastados e sem aderência, manteve a ponta com segurança. Já Matos não suportou ao ataque de Brito, Thiago e Cacá e perdeu três posições. O piloto mineiro ainda seria tocado na parte final do circuito, rodando e perdendo a chance de um bom resultado.
Valdeno, então, foi para cima de Barrichello, mas errou e acabou perdendo contato. Já na linha de chegada Rubens conseguiu se manter à frente de Camilo e assegurou o primeiro pódio na Stock Car. Cacá terminou em quinto. Antes de tudo isso, Ricardinho já celebrava a primeira vitória na temporada 2013 da Stock e a liderança do campeonato.
A próxima etapa da Stock acontece em 2 de junho, em Brasília.
Stock Car, Etapa de Salvador, corrida, final:
1 |
Ricardo MAURÍCIO |
SP |
RC Chevrolet Sonic |
42:31.159 |
26 voltas | |||
2 |
Rubens BARRICHELLO |
SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
+0.853 | ||||
3 |
Thiago CAMILO |
SP |
RCM Chevrolet Sonic |
+1.055 | ||||
4 |
Cacá BUENO |
RJ |
Red Bull Chevrolet Sonic |
+1.261 | ||||
5 |
Atila ABREU |
SP |
AMG Chevrolet Sonic |
+3.331 | ||||
6 |
Max WILSON |
SP |
RC Chevrolet Sonic |
+5.220 | ||||
7 |
Nonô FIGUEIREDO |
SP |
AMG Chevrolet Sonic |
+5.484 | ||||
8 |
Marcos GOMES |
SP |
Carlos Alves Peugeot 408 |
+6.042 | ||||
9 |
Sérgio JIMENEZ |
SP |
JF Peugeot 408 |
+7.568 | ||||
10 |
Luciano BURTI |
SP |
Boettger Peugeot 408 |
+8.286 | ||||
11 |
Popó BUENO |
RJ |
WA Mattheis Peugeot 408 |
+8.933 | ||||
12 |
Felipe LAPENNA |
SP |
Hanier Peugeot 408 |
+10.526 | ||||
13 |
Duda PAMPLONA |
RJ |
ProGP Chevrolet Sonic |
+11.512 | ||||
14 |
Daniel SERRA |
SP |
Red Bull Chevrolet Sonic |
+12.487 | ||||
15 |
Galid OSMAN |
SP |
RCM Chevrolet Sonic |
+13.560 | ||||
16 |
Tuka ROCHA |
RJ |
RZ Chevrolet Sonic |
+13.878 | ||||
17 |
Alceu FELDMANN |
SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
+14.111 | ||||
18 |
Fábio FOGAÇA |
SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
+14.945 | ||||
19 |
Allam KHODAIR |
SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
+15.220 | ||||
20 |
Vitor GENZ |
RS |
Gramacho Chevrolet Sonic |
+15.476 | ||||
21 |
Rodrigo SPERAFICO |
PR |
Mico's Peugeot 408 |
+15.847 | ||||
22 |
Diego NUNES |
SP |
Bassani Peugeot 408 |
+16.784 | ||||
23 |
Lico KAESEMODEL |
PR |
Boettger Peugeot 408 |
+19.021 | ||||
24 |
Wellington JUSTINO |
GO |
Hot Car Chevrolet Sonic |
+21.496 | ||||
25 |
Beto CAVALEIRO |
SP |
Hanier Peugeot 408 |
+32.789 | ||||
26 |
Raphael MATOS |
MG |
Hot Car Chevrolet Sonic |
+1 volta | ||||
27 |
Valdeno BRITO |
PB |
WA Mattheis Peugeot 408 |
+1 volta | ||||
28 |
Ricardo ZONTA |
PR |
RZ Chevrolet Sonic |
+5 voltas | ||||
29 |
David MUFFATO |
PR |
Carlos Alves Peugeot 408 |
NC | ||||
30 |
Rodrigo PIMENTA |
SP |
Gramacho Chevrolet Sonic |
NC | ||||
31 |
Denis NAVARRO |
SP |
JF Peugeot 408 |
NC | ||||
32 |
Júlio CAMPOS |
PR |
Mico's Peugeot 408 |
NC | ||||
33 |
Ricardo SPERAFICO |
ProGP Chevrolet Sonic |
NC | |||||
34 |
Patrick GONÇALVES |
BA |
Bassani Peugeot 408 |
NC | ||||