Mudança no top-3 e mais aperto no topo: como estaria a Stock Car com descartes já feitos

A Stock Car tem, em 2020, descarte dos três piores resultados dos pilotos antes de sua final. Então o GRANDE PRÊMIO fez as contas para ver como estaria a situação no momento

O regulamento da Stock Car aponta algo muito importante em sua versão 2020: antes da etapa final, em Interlagos, cada piloto recebe três descartes, e utiliza em seus piores resultados no ano. Feito isso, se saberá a pontuação com que cada um vai para a decisão, que vale pontos em dobro.

O objetivo é claro: em um ano que conta com carros novos, o plano é evitar que problemas ocorridos ou no Toyota Corolla, ou no Chevrolet Cruze, prejudique quem pilota a outra marca. Além disso, ajuda a apertar ainda mais a situação para a finalíssima, grande atrativo da categoria.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

As coisas estão longe da definição na Stock Car 2020 (Foto: Duda Bairros/Vicar)
No topo, o que aconteceria?

Pois bem: já foram disputadas sete das 12 etapas programadas em um calendário bastante apertado pela pandemia do Covid-19. A metade acabou de ser ultrapassada. Então, o GRANDE PRÊMIO se questionou: como estaria a classificação se os descartes já fossem feitos?

Alguns pontos mudariam: o mais importante, é que a proximidade no topo da tabela seria ainda maior, o que daria mais emoção para a decisão. No momento, Cesar Ramos é o líder, com 172 pontos, 14 pontos de vantagem para Ricardo Zonta. Com os descartes, a diferença iria para apenas dois: 152 a 150.

Logo abaixo, uma mudança grande: hoje, Ricardo Maurício é o terceiro, com 154 pontos, cinco a mais que Rubens Barrichello. Thiago Camilo é o quinto, com 148. Mas, caso os descartes fossem aplicados, Camilo viraria o jogo sobre Barrichello, ficando com 138, idêntico a Maurício, contra 135 do campeão de 2014.

Gabriel Casagrande (Foto: Carsten Horst/RF1)

Outro favorecido seria o atual sexto colocado, Gabriel Casagrande. Ele continuaria na mesma posição, mas agora mais próximo do top-5, já que só perderia um ponto: iria de 133 para 132. Logo atrás, do empate em 131, Daniel Serra abriria três pontos sobre Allam Khodair: 126 a 123.

E, completando o atual top-10, um outro empate surgiria: hoje distantes nove pontos, com 128 a 119, tanto Átila Abreu como Rafael Suzuki passariam a ter 114 pontos.

Rafael Suzuki (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Quem mais poderia brigar pela taça?

Outra coisa que se ouve muito dos pilotos da maior categoria nacional é que o objetivo é chegar à final com menos de 60 pontos de diferença para o líder – afinal, é isso que garante a chance de título em caso de vitória na decisão. E, com os descartes já feitos, a lista de pilotos com tal possibilidade aumentaria.

No momento, Nelsinho Piquet, o 11° colocado, é o último dentro da casa dos 60 pontos de distância: tem 118, contra 172 de Ramos. Mas se o líder estivesse com os 154 pós-descartes, outros entrariam na lista.

São eles: Bruno Baptista (que estaria com 105 pontos que já tem), Diego Nunes e Julio Campos (que teriam 97). Detalhe: isso daria a três vencedores de corrida no ano a chance de brigar pelo título.

O que essas contas indicam é que a Stock Car parece ter acertado com este adendo ao regulamento: dá a chance de quem teve problemas de se recuperar, e aperta a disputa pelo título, dando chance a mais pilotos. É ver se, ao final das etapas duplas em Curitiba e Goiânia, isso se mantêm.

Confira neste link a classificação de momento e, abaixo, como ela estaria com os três descartes já feitos:

130C RAMOSRSIPIRANGA TOYOTA2152
210R ZONTAPRRCM TOYOTA12150
321T CAMILOSPIPIRANGA TOYOTA21138
490R MAURÍCIOSPRC CHEVROLET1138
5111R BARRICHELLOSPFULL TIME TOYTA1135
683G CASAGRANDEPRR.MATTHEIS CHEVROLET132
729D SERRASPRC CHEVROLET1126
818A KHODAIRSPBLAU CHEVROLET123
933N PIQUETDFFULL TIME TOYOTA1118
1050A ABREUSPCROWN SHELL CHEVROLET114
118R SUZUKISPFULL TIME TOYOTA1114
1244B BAPTISTASPRCM TOYOTA11105
1370D NUNESSPBLAU CHEVROLET197
144J CAMPOSPRCROWN CHEVROLET1197
1585G SALASSPKTF CHEVROLET81
165D NAVARROSPCAVALEIRO CHEVROLET80
17117M ROSSIARGFULL TIME TOYOTA78
180C BUENORJCROWN CHEVROLET76
1928G OSMANSPCROWN SHELL CHEVROLET65
2012L FORESTIDFVOGEL CHEVROLET61
2111G DI MAUROSPVOGEL CHEVROLET52
2280M GOMESSPCAVALEIRO CHEVROLET48
2343P CARDOSODFR.MATTHEIS CHEVROLET38
2454T ANTONIAZIRSHOT CAR CHEVROLET26
2546V GENZRSKTF CHEVROLET11
269V BAPTISTASPKTF CHEVROLET4

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube