Mudança no top-3 e mais aperto no topo: como estaria a Stock Car com descartes já feitos
A Stock Car tem, em 2020, descarte dos três piores resultados dos pilotos antes de sua final. Então o GRANDE PRÊMIO fez as contas para ver como estaria a situação no momento
O regulamento da Stock Car aponta algo muito importante em sua versão 2020: antes da etapa final, em Interlagos, cada piloto recebe três descartes, e utiliza em seus piores resultados no ano. Feito isso, se saberá a pontuação com que cada um vai para a decisão, que vale pontos em dobro.
O objetivo é claro: em um ano que conta com carros novos, o plano é evitar que problemas ocorridos ou no Toyota Corolla, ou no Chevrolet Cruze, prejudique quem pilota a outra marca. Além disso, ajuda a apertar ainda mais a situação para a finalíssima, grande atrativo da categoria.
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
No topo, o que aconteceria?
Pois bem: já foram disputadas sete das 12 etapas programadas em um calendário bastante apertado pela pandemia do Covid-19. A metade acabou de ser ultrapassada. Então, o GRANDE PRÊMIO se questionou: como estaria a classificação se os descartes já fossem feitos?
Alguns pontos mudariam: o mais importante, é que a proximidade no topo da tabela seria ainda maior, o que daria mais emoção para a decisão. No momento, Cesar Ramos é o líder, com 172 pontos, 14 pontos de vantagem para Ricardo Zonta. Com os descartes, a diferença iria para apenas dois: 152 a 150.
Logo abaixo, uma mudança grande: hoje, Ricardo Maurício é o terceiro, com 154 pontos, cinco a mais que Rubens Barrichello. Thiago Camilo é o quinto, com 148. Mas, caso os descartes fossem aplicados, Camilo viraria o jogo sobre Barrichello, ficando com 138, idêntico a Maurício, contra 135 do campeão de 2014.
Outro favorecido seria o atual sexto colocado, Gabriel Casagrande. Ele continuaria na mesma posição, mas agora mais próximo do top-5, já que só perderia um ponto: iria de 133 para 132. Logo atrás, do empate em 131, Daniel Serra abriria três pontos sobre Allam Khodair: 126 a 123.
E, completando o atual top-10, um outro empate surgiria: hoje distantes nove pontos, com 128 a 119, tanto Átila Abreu como Rafael Suzuki passariam a ter 114 pontos.
Quem mais poderia brigar pela taça?
Outra coisa que se ouve muito dos pilotos da maior categoria nacional é que o objetivo é chegar à final com menos de 60 pontos de diferença para o líder – afinal, é isso que garante a chance de título em caso de vitória na decisão. E, com os descartes já feitos, a lista de pilotos com tal possibilidade aumentaria.
No momento, Nelsinho Piquet, o 11° colocado, é o último dentro da casa dos 60 pontos de distância: tem 118, contra 172 de Ramos. Mas se o líder estivesse com os 154 pós-descartes, outros entrariam na lista.
São eles: Bruno Baptista (que estaria com 105 pontos que já tem), Diego Nunes e Julio Campos (que teriam 97). Detalhe: isso daria a três vencedores de corrida no ano a chance de brigar pelo título.
O que essas contas indicam é que a Stock Car parece ter acertado com este adendo ao regulamento: dá a chance de quem teve problemas de se recuperar, e aperta a disputa pelo título, dando chance a mais pilotos. É ver se, ao final das etapas duplas em Curitiba e Goiânia, isso se mantêm.
Confira neste link a classificação de momento e, abaixo, como ela estaria com os três descartes já feitos:
1 | 30 | C RAMOS | RS | IPIRANGA TOYOTA | 2 | – | 152 |
2 | 10 | R ZONTA | PR | RCM TOYOTA | 1 | 2 | 150 |
3 | 21 | T CAMILO | SP | IPIRANGA TOYOTA | 2 | 1 | 138 |
4 | 90 | R MAURÍCIO | SP | RC CHEVROLET | – | 1 | 138 |
5 | 111 | R BARRICHELLO | SP | FULL TIME TOYTA | – | 1 | 135 |
6 | 83 | G CASAGRANDE | PR | R.MATTHEIS CHEVROLET | – | – | 132 |
7 | 29 | D SERRA | SP | RC CHEVROLET | – | 1 | 126 |
8 | 18 | A KHODAIR | SP | BLAU CHEVROLET | – | – | 123 |
9 | 33 | N PIQUET | DF | FULL TIME TOYOTA | – | 1 | 118 |
10 | 50 | A ABREU | SP | CROWN SHELL CHEVROLET | – | – | 114 |
11 | 8 | R SUZUKI | SP | FULL TIME TOYOTA | – | 1 | 114 |
12 | 44 | B BAPTISTA | SP | RCM TOYOTA | 1 | 1 | 105 |
13 | 70 | D NUNES | SP | BLAU CHEVROLET | 1 | – | 97 |
14 | 4 | J CAMPOS | PR | CROWN CHEVROLET | 1 | 1 | 97 |
15 | 85 | G SALAS | SP | KTF CHEVROLET | – | – | 81 |
16 | 5 | D NAVARRO | SP | CAVALEIRO CHEVROLET | – | – | 80 |
17 | 117 | M ROSSI | ARG | FULL TIME TOYOTA | – | – | 78 |
18 | 0 | C BUENO | RJ | CROWN CHEVROLET | – | – | 76 |
19 | 28 | G OSMAN | SP | CROWN SHELL CHEVROLET | – | – | 65 |
20 | 12 | L FORESTI | DF | VOGEL CHEVROLET | – | – | 61 |
21 | 11 | G DI MAURO | SP | VOGEL CHEVROLET | – | – | 52 |
22 | 80 | M GOMES | SP | CAVALEIRO CHEVROLET | – | – | 48 |
23 | 43 | P CARDOSO | DF | R.MATTHEIS CHEVROLET | – | – | 38 |
24 | 54 | T ANTONIAZI | RS | HOT CAR CHEVROLET | – | – | 26 |
25 | 46 | V GENZ | RS | KTF CHEVROLET | – | – | 11 |
26 | 9 | V BAPTISTA | SP | KTF CHEVROLET | – | – | 4 |