Lucas Foresti brilhou na fria tarde deste domingo (18) em Curitiba e coroou uma grande pilotagem aliada a uma estratégia perfeita de pit-stop — trocou apenas um pneu, contra dois de boa parte do grid — com a vitória na corrida 1 da décima etapa da temporada 2015 da Stock Car. O piloto brasiliense, que faz pela AMG seu segundo ano na categoria, teve de lidar com a forte pressão de Allam Khodair na fase final, depois de ter feito sua parada obrigatória, mas conseguiu chegar ao topo do pódio pela primeira vez na carreira.
Khodair também fez grande corrida e terminou em segundo, terminando à frente de Ricardo Maurício. Luciano Burti terminou em quarto, seguido por Vitor Genz. Thiago Camilo liderou boa parte da prova, mas cruzou a linha de chegada em sexto. Rafael Suzuki, Gabriel Casagrande, Tuka Rocha e Denis Navarro completaram o rol dos dez primeiros.
A prova foi marcada por uma grande confusão na largada que acabou por abater os dois líderes do campeonato. Tanto Marcos Gomes como Cacá Bueno se envolveram em incidentes e tiveram suas corridas bem comprometidas. O pole-position e líder campeonato sequer completou a prova, mas Cacá ainda fez uma prova bastante consistente, se recuperou e fechou em 13º, somando oito pontos no campeonato.
Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car em Curitiba
A expectativa para a corrida que abriu a décima etapa da temporada estava muito em sua largada, sempre complicada em Curitiba em razão do S após à reta dos boxes. Lado a lado, Marcos Gomes e Cacá Bueno tinham pouco a ganhar e muito a perder em caso de um incidente, por isso, em teoria, ambos adotariam uma postura mais conservadora.
No fim das contas, as expectativas se cumpriram de forma negativa tanto para Gomes como para Cacá. Foi uma largada confusa demais, marcada por inúmeros toques entre os pilotos. Os dois líderes se envolveram em incidentes justamente no S e ficaram com seus carros avariados. Pior para Marquinhos, que teve a suspensão dianteira esquerda destruída e tentou se arrastar para os boxes para tentar reparar o carro talvez para a corrida 2 e salvar alguns pontos.
Cacá continuou na pista sem precisar ir para os boxes, mas teve de se posicionar no fim do grid. Outros tantos pilotos se envolveram na batida: Diego Nunes, Rubens Barrichello, Galid Osman e Ricardo Zonta. Quem se deu bem com a situação foi Átila Abreu, que assumiu a liderança em Curitiba seguido por Thiago Camilo, Khodair, Ricardo Maurício e Lucas Foresti.
O safety-car entrou na pista em razão do acidente logo em seguida, mas recolheu para os boxes na abertura da quarta volta, e a corrida voltou ao seu curso normal em Curitiba. Cacá aparecia em 26º lugar. Felipe Fraga, que também estava lá atrás, acabou perdendo o controle do seu carro na entrada da Curva Zero. E aí o safety-car voltou à pista na sexta volta.
Com o auxílio do resgate, Fraga conseguiu retornar para os boxes. Na pista, o carro de Átila apresentava falha na luz de freios, e isso foi sinalizado por Camilo via rádio. Em teoria, Abreu teria de voltar aos boxes para reparar o problema, beneficiando justamente Thiago.
A prova voltou a ter bandeira verde na oitava volta com Átila na frente, seguido por Camilo, Khodair, Foresti em quarto e Maurício fechando o top-5. Valdeno aparecia em sexto lugar, logo à frente dos dois carros da RZ, de Luciano Burti e Rafael Suzuki.
A direção de prova determinou o período de janela para o pit-stop obrigatório dos pilotos entre as voltas 20 e 24. Definitivamente, a estratégia seria fundamental para os rumos da prova. Mas antes disso, Átila foi informado de que teria de parar para que a AMG providenciasse o reparo na luz de freio do seu carro #51, o que causou a indignação do time americanense, chefiado por Thiago Meneghel, profundamente irritado com a situação.
Chamava a atenção o bom desempenho de Max Wilson, que largou do pit-lane, mas já ocupava o 17º lugar na 17ª volta da prova. O piloto da RC tinha tudo para ganhar ainda mais posições depois da janela de pit-stops. Por sua vez, Cacá Bueno estava em 23º, uma posição atrás de Daniel Serra. Lá na frente, Maurício passava Foresti em uma boa briga pelo quarto lugar.
Antes de fazer a parada, Átila acabou perdendo a liderança para Camilo, que vinha em excelente ritmo de corrida e fez uma belíssima ultrapassagem na reta. Abreu chegou a tentar retomar a ponta, mas Thiago defendeu muito bem sua posição e passou a abrir na frente.
Sem ter feito sua parada para consertar o problema na luz de freio, Átila recebeu bandeira preta e foi desclassificado da corrida pela direção de prova em Curitiba. Khodair, assim, assumiu o segundo lugar, logo à frente de Maurício e Foresti, enquanto Valdeno fechava o top-5.
Aí então era chegada a hora de fazer o pit-stop obrigatório na corrida 1. Equipe de Camilo, a RCM colocou dois pneus novos e abasteceu seu carro com dois galões de gasolina. Khodair seguiu na pista e retardou ao máximo sua parada. O ‘Japonês Voador’ parou no fim da volta 24 e adotou a mesma estratégia de Thiago. Foresti acabou sendo beneficiado por um melhor trabalho da AMG e conseguiu passar Khodair, assumindo a liderança da corrida.
Com o fechamento da janela, Foresti pulou para a ponta, com Khodair em segundo e Ricardo Maurício em terceiro. Burti fazia boa corrida e era o quarto, logo à frente de Vitor Genz. Camilo despencou da liderança para o sexto lugar, trazendo consigo os carros de Suzuki, Gabriel Casagrande, Valdeno e Tuka Rocha, que brigavam forte pelo décimo lugar e, consequentemente, pole da corrida 2.
Foresti segurava a ponta e tinha seis voltas pela frente para conquistar sua primeira vitória na Stock Car. Mas Khodair também queria voltar a vencer e pressionava muito o piloto de Brasília. A luta pelo topo do pódio estava entre os dois, já que a vantagem de ambos para Maurício, terceiro colocado, era bem grande. Alheio à grande disputa da corrida, a Voxx Racing colocou Marcos Gomes de volta à pista brevemente, apenas para fazer um ‘shakedown’ em seu carro e verificar suas condições para a corrida 2.
Depois de tentar pressionar Foresti, Khodair não conseguiu se aproximar do carro #12 do brasiliense, que concluiu sua melhor corrida na Stock Car com a vitória em Curitiba, levando grande alegria à AMG depois o revés ocorrido com Átila pouco antes. Maurício completou o pódio na primeira corrida do fim de semana.
Stock Car, Etapa de Curitiba, Corrida 1, Final:
1 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | AMG Chevrolet | 49:38.767 | 34 voltas |
2 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | +1.175 | |
3 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | +9.521 | |
4 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | RZ Chevrolet | +9.974 | |
5 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | +13.545 | |
6 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | +14.763 | |
7 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | RZ Chevrolet | +16.192 | |
8 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | +17.988 | |
9 | 25 | TUKA ROCHA | RJ | BASSANI Peugeot | +27.304 | |
10 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOGEL Chevrolet | +30.270 | |
11 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | +31.595 | |
12 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | +33.362 | |
13 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | +34.854 | |
14 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | C2 Chevrolet | +34.861 | |
15 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | +37.520 | |
16 | 26 | RAPHAEL ABBATE | SP | HOT CAR Chevrolet | +39.191 | |
17 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +45.914 | |
18 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | +48.257 | |
19 | 66 | FELIPE GUIMARAES | DF | BOETTGER Peugeot | +49.126 | |
20 | 11 | CÉSAR RAMOS | SP | CAVALEIRO Peugeot | +50.452 | |
21 | 77 | VALDENO BRITO | PB | A.MATTHEIS Chevrolet | +50.929 | |
22 | 9 | GUSTAVO LIMA | DF | PROGP Peugeot | +1:00.806 | |
23 | 16 | MAURO GIALLOMBARDO | ARG | HOT CAR Chevrolet | +3 voltas | |
24 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | +6 voltas | |
25 | 2 | RAPHAEL MATOS | MG | CARLOS ALVES Peugeot | +6 voltas | |
26 | 74 | POPÓ BUENO | RJ | CAVALEIRO Peugeot | +15 voltas | NC |
27 | 3 | BIA FIGUEIREDO | SP | BASSANI Peugeot | +15 voltas | NC |
28 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | +23 voltas | NC |
29 | 88 | FELIPE FRAGA | PA | VOXX Peugeot | +23 voltas | NC |
30 | 70 | DIEGO NUNES | SP | VOGEL Chevrolet | +28 voltas | NC |
31 | 80 | MARCOS GOMES | SP | VOXX Peugeot | +30 voltas | NC |
32 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | A.MATTHEIS Chevrolet | + 31 voltas | NC |
33 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | DE |