“Na raça”, Camilo conquista pole em treino marcado por novos problemas nas zebras em Brasília

Comprovando o ótimo retrospecto em Brasília, Thiago Camilo conquistou sua terceira pole-position consecutiva no anel externo da capital federal. O piloto superou, já no fim da sessão, Marcos Gomes, numa sessão marcada novamente por interrupções em decorrência dos problemas nas zebras da curva 1 do circuito, causando reclamações até de Felipe Massa

A sessão classificatória da etapa de Brasília, a quinta da temporada 2013 da Stock Car, foi realizada neste sábado (1) no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Entretanto, o cronograma foi novamente atrasado por conta dos problemas nos bueiros às margens das zebras, soltos após a passagem dos carros, colocando em risco a segurança dos próprios pilotos e gerando muita insatisfação. Dentro da pista, o laureado do dia foi Thiago Camilo, que comprovou sua grande performance em Brasília e assegurou sua terceira pole consecutiva no anel externo de 2.919 m.

O piloto da RCM registrou 57s054 como melhor tempo já no fim do Q2, fase que define o pole-position. Camilo realizou uma volta magistral e tomou de Marcos Gomes uma pole que lhe parecia certa no Distrito Federal. Thiago bateu o piloto da Carlos Alves por meros 0s064 e desponta como um dos favoritos à vitória. Após deixar o carro depois do fim da classificação, o paulista vibrou e disse que a pole “veio na raça”.

Cacá Bueno, atual terceiro colocado da classificação do campeonato, abre a segunda fila e vai largar ao lado exatamente do seu companheiro de equipe e um dos adversários diretos pela disputa do título em 2013: Daniel Serra. Átila Abreu larga na quinta posição e terá ao seu lado Ricardo Sperafico, que fez ótimo treino com o carro da Officer ProGP. Rubens Barrichello conseguiu um grid bem razoável e parte em sétimo, seguido pelo jovem talento Fabio Fogaça. Três horas após a classificação, uma decisão dos comissários da CBA acabou por punir 14 pilotos, e o grid de largada foi sensivelmente modificado, mas da nona posição em diante.
Thiago Camilo faturou a pole em novo treino problemático da Stock em Brasília (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

Confira como foi a classificação da etapa de Brasília da Stock Car

A ordem dos grupos que foram à pista na classificação obedeceu a lista com os 16 primeiros colocados do campeonato deixando os boxes em busca de uma volta rápida e, no segundo grupo, os 17 seguintes. O G1 se mostrou mais forte tecnicamente, tanto que dominou a primeira fase da definição do grid de largada e colocou sete na lista dos dez que avançaram à definição da pole.

Oriundo do G1, Átila Abreu foi o mais rápido do Q1 e registrou 56s901. O veloz Átila foi seguido por Thiago Camilo, que registrou a melhor volta do segundo treino livre. Marcos Gomes, que veio do segundo grupo, assinalou o terceiro melhor tempo.

Rubens Barrichello assegurou sua vaga no Q2 com a quarta marca e foi seguido por Cacá Bueno. Ricardo Sperafico, companheiro de equipe de Duda Pamplona, conseguiu avançar com o sexto tempo, terminando à frente de Daniel Serra, da Red Bull, e da revelação Fabio Fogaça. Denis Navarro e Ricardo Zonta completam o rol dos pilotos qualificados a tentar a pole-position da polêmica etapa de Brasília.

Mas o treino foi novamente interrompido e, novamente, por conta dos problemas no bueiro na zebra da curva 1, gerando insatisfação por parte de vários pilotos. Desta vez, o bueiro ficou com pedaços de ferro à mostra, obrigando a direção de prova a intervir novamente no local e fazer o remendo do remendo. Em entrevista ao canal por assinatura SporTV, Cacá Bueno disse que “a reforma parece que foi meio mal feita”. 

E por meio de sua conta no Instagram, Felipe Massa bradou contra os dirigentes que regem o automobilismo nacional. “Olha a reforma feita pelo autódromo de Brasília! Vergonha! Isso mostra o quanto temos q melhorar o automobilismo no Brasil! Viu governo do Distrito Federal? Viu CBA?”, criticou o piloto da Ferrari, e com toda razão, diga-se.

Após aproximadamente 20 minutos, os dez candidatos à pole foram liberados pela direção de prova para o início do Q2 manchado pelo descaso frente a um dos circuitos mais tradicionais do país e ao próprio automobilismo nacional como um todo.

Praticamente todos os pilotos foram juntos à pista para tentar a melhor volta no fim da tarde deste sábado em Brasília. Após o primeiro stint, Thiago Camilo registrou 57s317 e assumiu a pole provisória, mas não demorou muito para o paulista ser batido pelas Red Bull de Cacá Bueno, que subiu para primeiro com 57s134s, e por Daniel Serra, 0s141 atrás do companheiro de equipe.

Mas aí Marcos Gomes surpreendeu a todos e foi 0s016 mais rápido que Cacá. Restava a cada um mais uma tentativa de volta rápida. Era a hora da verdade na capital federal.  Se sobrava caos na falta de estrutura do circuito, dentro da pista a promessa era de muita emoção nos segundos finais da classificação.

Com o cronômetro zerado, Camilo comprovou sua fama de rápido e realizou uma volta magistral em seu quarto giro seguido com o pneu, já bastante desgastado, e confirmou sua terceira pole-position em Brasília. Com o tempo de 57s054, o piloto da RCM superou Marcos Gomes por 0s064. “Essa foi na raça”, disse o pole no Distrito Federal.

Cacá e Serra fecham a segunda fila, enquanto Átila e Ricardo Sperafico vêm logo atrás em quinto e sexto, respectivamente. Barrichello ficou com o sétimo posto no grid, enquanto Fabio Fogaça conquistou sua melhor posição de largada e abre a prova em oitavo.
Entretanto, pouco mais de três horas depois do fim da sessão classificatória que determinou o grid de largada da quinta etapa da temporada 2013 da Stock Car, em Brasília, a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) enviou um comunicado no qual informa que 14 pilotos foram punidos pelo descumprimento de uma norma da entidade. Assim, boa parte do grid foi alterada, mas o pole-position permanece o mesmo: Thiago Camilo.

As posições foram mantidas até a oitava colocação, que ficou com Fabio Fogaça. Entretanto, as mudanças começam a ocorrer a partir do nono posto. Diz o comunicado da entidade: “Os Comissários Desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo, através de suas atribuições legais, informam que os pilotos dos carros 4, 5, 10, 11, 14, 23, 25, 27, 35, 63, 65, 70, 73, 77 foram punidos com a perda de todas as voltas nas quais descumpriram as determinações contidas na decisão de número 1 dos Comissários Desportivos”. 

Os pilotos em questão são, por ordem numérica, Julio Campos, Denis Navarro, Ricardo Zonta, Nonô Figueiredo, Luciano Burti, Duda Pamplona, Tuka Rocha, Felipe Lapenna, David Muffato, Lico Kaesemodel, Max Wilson, Diego Nunes, Sergio Jimenez e Valdeno Brito.
“Além disso, informam que o piloto do carro 65 (Max Wilson) perdeu a melhor volta do treino classificatório, segundo o artigo 16.8 do Regulamento Desportivo da categoria, já que atrapalhou o piloto do carro número 77 (Valdeno Brito)”, acrescentou a entidade em nota.

Stock Car, Brasília, Autódromo Internacional Nelson Piquet, grid de largada (atualizado):

1 Thiago CAMILO SP RCM
Chevrolet Sonic
57.054    
 
2 Marcos GOMES SP Carlos Alves
Peugeot 408
57.118 +0.064  
 
3 Cacá BUENO RJ Red Bull
Chevrolet Sonic
57.134 +0.080  
 
4 Daniel SERRA SP Red Bull
Chevrolet Sonic
57.216 +0.162  
 
5 Atila ABREU SP AMG
Chevrolet Sonic
57.309 +0.255  
 
6 Ricardo SPERAFICO PR ProGP
Chevrolet Sonic
57.344 +0.290  
 
7 Rubens BARRICHELLO SP Full Time
Chevrolet Sonic
57.409 +0.355  
 
8 Fábio FOGAÇA SP Vogel
Chevrolet Sonic
57.618 +0.564  
 
9 Tuka ROCHA RJ RZ
Chevrolet Sonic
     
 
10 Allam KHODAIR SP Vogel
Chevrolet Sonic
     
 
11 Sérgio JIMENEZ SP JF
Peugeot 408
     
 
12 Valdeno BRITO PB WA Mattheis
Peugeot 408
     
 
13 Vitor GENZ RS Gramacho
Chevrolet Sonic
     
 
14 Raphael MATOS MG Hot Car
Chevrolet Sonic
     
 
15 Popó BUENO RJ WA Mattheis
Peugeot 408
     
 
16 Rodrigo SPERAFICO PR Mico's
Peugeot 408
     
 
17 Diego NUNES SP Bassani
Peugeot 408
     
 
18 Ricardo MAURÍCIO SP RC
Chevrolet Sonic
     
 
19 Alceu FELDMANN SP Full Time
Chevrolet Sonic
     
 
20 Júlio CAMPOS PR Mico's
Peugeot 408
     
 
21 Denis NAVARRO SP JF
Peugeot 408
     
 
22 Max WILSON SP RC
Chevrolet Sonic
     
 
23 Galid OSMAN SP RCM
Chevrolet Sonic
     
 
24 Duda PAMPLONA RJ ProGP
Chevrolet Sonic
     
 
25 Rodrigo PIMENTA SP Gramacho
Chevrolet Sonic
     
 
26 Luciano BURTI SP Boettger
Peugeot 408
     
 
27 Nonô FIGUEIREDO SP AMG
Chevrolet Sonic
     
 
28 Felipe LAPENNA SP Hanier
Peugeot 408
     
 
29 Wellington JUSTINO GO Hot Car
Chevrolet Sonic
     
 
30 David MUFFATO PR Carlos Alves
Peugeot 408
     
 
31 Lico KAESEMODEL PR Boettger
Peugeot 408
     
 
32 Beto CAVALEIRO SP Hanier
Peugeot 408
     
 
33 Ricardo ZONTA PR RZ
Chevrolet Sonic
     
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.