Nas ‘6 Horas de Brasília’, Cacá lidera treino livre marcado pelo caos. Barrichello termina em quinto
Treino livre começou às 8h e finalizou apenas às 14h20. Tudo por conta de problemas nas zebras, que simplesmente se soltavam. A direção de prova acionou inúmeras bandeiras vermelhas, sendo que a última durou mais de duas horas. Na pista, o mais rápido foi Cacá Bueno
O primeiro grupo foi composto pelos seguintes pilotos: David Muffato, Wellington Justino, Nonô Figueiredo, Lico Kaesemodel, Ricardo Sperafico, Felipe Lapenna, Vitor Genz, Rubens Barrichello, Daniel Serra, Max Wilson, Ricardo Zonta, Popó Bueno, Galid Osman, Allam Khodair, Rodrigo Sperafico e Denis Navarro.
Provando sua evolução como piloto na Stock Car, Barrichello colocou o Chevrolet da Full Time na frente do seu grupo no primeiro treino livre no anel externo de Brasília. O veterano registrou 57s205 e foi 0s027 mais rápido que Rodrigo Sperafico. Daniel Serra, vencedor de três corridas na temporada, fechou o grupo 1 na terceira colocação.
Popó Bueno foi o quarto colocado e foi seguido pelo ‘Japonês Voador’ Allam Khodair. Ricardo Zonta, por sua vez, garantiu a sexta marca, fechando o grupo 1 à frente de Ricardo Sperafico, Denis Navarro e Galid Osman. O experientíssimo Nonô Figueiredo, que completa 175 corridas na Stock Car neste fim de semana em Brasília, ocupou a décima colocação.
Dentre os integrantes do grupo 1, a surpresa ficou com Max Wilson. O piloto da RC não conseguiu uma boa performance no primeiro treino livre e não passou da 12ª colocação pela manhã. Momentos depois, Wilson seria superado por muitos adversários, que aproveitaram a melhora das condições da pista em Brasília ao longo da sessão.
O segundo grupo foi formado pelos seguintes pilotos: Valdeno Brito, Julio Campos, Sergio Jimenez, Marcos Gomes, Diego Nunes, Ricardo Maurício, Raphael Matos, Fabio Fogaça, Átila Abreu, Tuka Rocha, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Duda Pamplona, Rodrigo Pimenta, Alceu Feldmann, Luciano Burti e o novato Beto Cavaleiro.
Entretanto, a tomada de tempos do segundo grupo foi prejudicada por conta de um problema no asfalto. A sessão foi interrompida com bandeira vermelha por mais de meia hora para que a organização do autódromo fizesse reparos na pista na altura da curva 1. Para amenizar o problema, a direção de prova determinou que, ao retorno do treino, os pilotos teriam mais 55 minutos de atividades no anel externo de Brasília.
Às 11h10 (hora de Brasília), o treino ainda não havia sido retomado. Por meio do locutor oficial da Stock Car, os chefes de equipe foram chamados à torre de controle para uma reunião em caráter de urgência. Após a reunião com os comissários esportivos e chefes de equipes, os boxes foram abertos às 11h25. Segundo o locutor, ficou decidido também que os pilotos não podem mais usar a zebra da curva 1, trecho da pista que causou a interrupção do treino. Segundo a organização da Stock Car, haverá uma tolerância para um primeiro erro, uma advertência na segunda vez e, na terceira vez, punição — a qual não foi especificada.
Finalmente, depois de quase uma hora de paralisação, a sessão foi liberada para 55 minutos para os pilotos do segundo grupo. Mas o treino seguiu seu curso por apenas 12 minutos, já que novamente foi interrompido com bandeira vermelha, obrigando os pilotos a voltarem para os boxes. Assim como da primeira vez, a interrupção foi feita para a realização de reparos na curva 1.
Depois de outra paralisação, a mais longa de todas, a sessão foi retomada às 13h50, mas a direção de prova, para adequar o apertado cronograma à Stock Car e também ao Brasileiro de Turismo, optou por reduzir o tempo restante do primeiro treino livre em apenas 30 minutos. O tempo ficou reduzido, mas o bastante para que alguns pilotos fosse mamsi rápidos que Barrichello.
A pista melhorou um pouco em relação à manhã. Entretanto, poucos foram os pilotos capazes de melhorar e bater a marca estabelecida por Barrichello. Dentre eles, o mais rápido foi Cacá Bueno. No fim da sessão, o pentacampeão da Stock Car registrou a melhor marca e foi o único a virar abaixo de 57s. Com 56s758, o piloto da Red Bull foi 0s304 mais rápido que Julio Campos, o segundo colocado. Tuka Rocha foi o terceiro, seguido por Diego Nunes. Barrichello ainda conseguiu uma boa quinta posição no treino, que foi encerrado às 14h20, 6h20 depois de seu começo em Brasília.
Stock Car, Brasília, Autódromo Nelson Piquet, treino livre 1:
1 | Cacá BUENO | RJ |
Red Bull Chevrolet Sonic |
56.758 | 27 | ||
2 | Júlio CAMPOS | PR |
Mico's Peugeot 408 |
57.062 | +0.304 | 33 | |
3 | Tuka ROCHA | RJ |
RZ Chevrolet Sonic |
57.070 | +0.312 | 30 | |
4 | Diego NUNES | SP |
Bassani Peugeot 408 |
57.102 | +0.344 | 31 | |
5 | Rubens BARRICHELLO | SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
57.205 | +0.447 | 21 | |
6 | Thiago CAMILO | SP |
RCM Chevrolet Sonic |
57.212 | +0.454 | 30 | |
7 | Marcos GOMES | SP |
Carlos Alves Peugeot 408 |
57.225 | +0.467 | 18 | |
8 | Rodrigo SPERAFICO | PR |
Mico's Peugeot 408 |
57.232 | +0.474 | 24 | |
9 | Daniel SERRA | SP |
Red Bull Chevrolet Sonic |
57.247 | +0.489 | 28 | |
10 | Luciano BURTI | SP |
Boettger Peugeot 408 |
57.252 | +0.494 | 38 | |
11 | Valdeno BRITO | PB |
WA Mattheis Peugeot 408 |
57.261 | +0.503 | 28 | |
12 | Ricardo MAURÍCIO | SP |
RC Chevrolet Sonic |
57.266 | +0.508 | 34 | |
13 | Popó BUENO | RJ |
WA Mattheis Peugeot 408 |
57.269 | +0.511 | 21 | |
14 | Sérgio JIMENEZ | SP |
JF Peugeot 408 |
57.309 | +0.551 | 33 | |
15 | Allam KHODAIR | SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
57.394 | +0.636 | 25 | |
16 | Ricardo ZONTA | PR |
RZ Chevrolet Sonic |
57.436 | +0.678 | 25 | |
17 | Raphael MATOS | MG |
Hot Car Chevrolet Sonic |
57.536 | +0.778 | 32 | |
18 | Ricardo SPERAFICO |
ProGP Chevrolet Sonic |
57.547 | +0.789 | 22 | ||
19 | Denis NAVARRO | SP |
JF Peugeot 408 |
57.576 | +0.818 | 26 | |
20 | Atila ABREU | SP |
AMG Chevrolet Sonic |
57.598 | +0.840 | 30 | |
21 | Galid OSMAN | SP |
RCM Chevrolet Sonic |
57.616 | +0.858 | 27 | |
22 | Nonô FIGUEIREDO | SP |
AMG Chevrolet Sonic |
57.645 | +0.887 | 23 | |
23 | Duda PAMPLONA | RJ |
ProGP Chevrolet Sonic |
57.709 | +0.951 | 36 | |
24 | Felipe LAPENNA | SP |
Hanier Peugeot 408 |
57.718 | +0.960 | 25 | |
25 | Max WILSON | SP |
RC Chevrolet Sonic |
57.719 | +0.961 | 27 | |
26 | Fábio FOGAÇA | SP |
Vogel Chevrolet Sonic |
57.817 | +1.059 | 25 | |
27 | Alceu FELDMANN | SP |
Full Time Chevrolet Sonic |
57.843 | +1.085 | 26 | |
28 | Wellington JUSTINO | GO |
Hot Car Chevrolet Sonic |
57.874 | +1.116 | 26 | |
29 | Lico KAESEMODEL | PR |
Boettger Peugeot 408 |
57.881 | +1.123 | 22 | |
30 | Rodrigo PIMENTA | SP |
Gramacho Chevrolet Sonic |
57.920 | +1.162 | 31 | |
31 | Vitor GENZ | RS |
Gramacho Chevrolet Sonic |
57.951 | +1.193 | 23 | |
32 | David MUFFATO | PR |
Carlos Alves Peugeot 408 |
58.498 | +1.740 | 24 | |
33 | Beto CAVALEIRO | SP |
Hanier Peugeot 408 |
59.347 | +2.589 | 41 | |
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube