Pilotos da Stock Car pedem novas mudanças no regulamento para temporada de 2013

Átila Abreu afirmou que as corridas deveriam voltar a ter pit-stop obrigatório, já que isso dá mais liberdade para as equipes bolarem as estratégias. Já Max Wilson se mostrou contra a pontuação dobrada na Corrida do Milhão

O emocionante fim de prova da Corrida do Milhão da Stock Car, disputada neste domingo (9), teve um responsável direto: as mudanças no novo da categoria. Em 2012, o reabastecimento deixou de ser obrigatório, por isso alguns pilotos decidiram tentar completar todos os 50 minutos da etapa paulista sem ir aos boxes.

O resultado na pista não poderia ter sido melhor. Cacá Bueno teve uma pane seca na última curva e foi ultrapassado por Thiago Camilo, que conquistou o prêmio de R$ 1 milhão ao liderar apenas menos de 500 metros em toda a prova.

Só que esse foi um cenário exclusivo da Corrida do Milhão, que teve uma duração maior que as demais etapas. Nas outras corridas, com 40 minutos de disputa, a decisão de reabastecer não teve grande importância, já que todos os carros eram capazes de chegar até o final sem se preocupar com o combustível.

Átila Abreu criticou a imposição de algumas regras da Stock Car (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

Dessa forma, nem todos os pilotos ficaram contentes com as mudanças nas regras. Átila Abreu, por exemplo, que terminou em oitavo em São Paulo, afirmou que preferia as corridas com as paradas nos boxes. O piloto da AMG disse que, com os pit-stops, as equipes têm mais espaço para bolar as estratégias.

“Uma corrida sem pit-stop é mais fácil para o público entender, embora eu ache que uma corrida com pit-stop, para o piloto, é mais legal, porque dá uma possibilidade a mais de se recuperar, de fazer uma ultrapassagem nos boxes, então a estratégia vai acabar funcionando bastante. Mas entendo as mudanças, são mudanças válidas”, declarou com exclusividade ao Grande Prêmio.

Ricardo Maurício, por outro lado, se disse entusiasta das corridas mais curtas, já que acabam sendo provas mais intensas e mais interessantes tanto para os pilotos quanto para o público. O vice-campeão de 2012, no entanto, pediu que a pontuação seja alterada para dar maior importância ao vencedor da corrida.

“Uma corrida mais longa, às vezes, não tem muita emoção. Na corrida mais curta, o pessoal vai para cima, tem uma movimentação maior. Acho que falta, talvez, uma pontuação maior para o primeiro e o segundo. Vitória é vitória, então, em vez de dois pontos, quatro, cinco de diferença, mas com a pontuação apertada o importante é a regularidade”, disse.

“Em uma corrida, talvez você não arrisque por apenas um ponto. Lógico que pode fazer diferença no final do campeonato, mas se for uma ultrapassagem muito arriscada, valendo um ponto, você não tentaria. Tem seus prós e seus contras, como qualquer regulamento”, completou o piloto ao GP.

Quem também não gostou muito do sistema de pontuação foi Max Wilson, companheiro de Maurício na RC. O campeão da temporada de 2010 se disse contrário à Corrida do Milhão distribuir pontos em dobro, já que o peso de cada vitória conquistada no campeonato deveria ser o mesmo.

 
Ricardo Maurício pediu valorização das vitórias em 2013 (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)
 
“Mesmo sem a pontuação dobrada, eu teria chances de título. Mas eu não acho muito legal a pontuação dobrada. Tem o lado de ter mais pilotos na disputa, mas não acho justo uma vitoria valendo o dobro de outra. A dificuldade é a mesma em qualquer etapa, então não acho que deveria ser assim”, disse.
 
Por fim, nem mesmo o treino classificatório escapou de vaias. Átila afirmou não ter ficado contente com o uso do push-to-pass no treino classificatório e criticou a organização da Stock Car em não ouvir os pilotos na hora de implementar essa medida.
 
“O que não me agradou muito é o push na tomada, para mim é algo sem sentido nenhum. Se você conversar com todos os pilotos, a ideia é praticamente igual. Mas a organização faz umas coisas que, mesmo todos os pilotos sendo contra, eles empurram goela abaixo e a gente tem que aceitar. Espero que mude para o ano que vem”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.