Pilotos elogiam reforma no autódromo de Goiânia, mas divergem sobre utilização de remendos na pista

O autódromo de Goiânia volta para o calendário da Stock Car após longo período de ausência. Com traçado muito elogiado pelos pilotos, a pista sofreu com alguns problemas no asfalto

A volta de Goiânia ao calendário é um dos grandes atrativos da temporada 2014 da Stock Car. O tradicional autódromo no Centro-Oeste brasileiro sofreu grande reforma e retorna ao itinerário da principal categoria do automobilismo nacional.
 
Mesmo com as muitas obras, ainda existiam pontos para serem ajustados depois da etapa realizada há dois meses. A organização mexeu em três curvas da quarta etapa para esta, a Corrida do Milhão, após solicitação dos pilotos por excesso de sujeira na pista: na última, na 2 e na da entrada do miolo. 
 
Para grande parte do grid, a volta de Goiânia é muito positiva para o campeonato. Quem mais falou sobre o assunto foi o ex-piloto de F1, Rubens Barrichello, que hoje está na Full Time.
 
“Fiquei chocado quando parou de ter Goiânia. Goiânia para mim, em anos fortes, foi uma das melhores provas. Até pelo povo, a cara alegre, realmente gostam de automobilismo. Então foi uma grande alegria quando eles recapearam a pista e a gente veio para cá”, contou ao GRANDE PRÊMIO.
 
Barrichello, campeão brasileiro de kart em 1987 na cidade de Anápolis – 50 km distante de Goiânia –, destacou o traçado da pista, mas ponderou sobre os "remendos" feitos em alguns pontos do asfalto.
 
“O layout é um dos melhores, tanto pelas ultrapassagens, quanto para guiar. Nós temos um asfalto muito aderente, mas o remendo que foi feito, temos de saber quanto vai durar, porque eu não sei se precisava do remendo ou era melhor tirar um pedação e fazer de novo. Agora tem um remendo ali, mas quando tiver F-Truck, é de se pensar o que vai acontecer, é só este o meu medo. Hoje a gente vai em vários autódromos, de altíssima qualidade para o piloto, mas que acabam sendo largados”, falou.
 
O paulista encerrou afirmando que teme que autódromos sejam deixados de lado no Brasil quando se mostrarem necessárias. “O meu medo é que deixem sem fazer nada, como o misto de Brasília. Quando cheguei pela primeira vez, vi que o layout de lá, também é de circuito top”, completou.
Autódromo de Goiânia voltou ao calendário da Stock em 2014 (Foto: Miguel Costa Jr/ Medley)
Júlio Campos também falou da reforma do autódromo ao GP, elogiando a rapidez da organização da prova em corrigir os defeitos.
 
“O autódromo está bacana, tinham uns saltos no S, mas eu já não senti mais, o pessoal acabou de reformar e já está fazendo ajustes, é bacana de ver”, afirmou.
 
Na contramão do que disse Campos, Valdeno Brito considera que foi muito cedo para já acontecerem remendos. Contudo, o paraibano também elogiou o circuito.
 
“O autódromo ficou maravilhoso. Tem só dois remendinhos já feitos, um pouco precocemente, ao meu ver, mas tem tudo para virar, se já não é, um dos circuitos preferidos dos pilotos”, disse ao GP.
 
Sérgio Jimenez aproveitou para elogiar o trabalho e investimento das autoridades e cobrou que as mesmas atitudes sejam tomadas em outros autódromos.
 
“O autódromo está muito bom, dou os parabéns a todos, ao governo, especialmente, que colocou o dinheiro para isto acontecer. É a segunda corrida este ano, outras categorias também vão correr aqui, talvez até internacionais cheguem, ficou muito bom, realmente. Espero que seja seguido por outros estados, nós estamos precisando de uma grande reforma nas nossas pistas”, declarou ao GP.
 
Na quarta etapa, realizada no formato de rodada dupla no início do mês de junho, Felipe Fraga venceu a corrida 1, enquanto Thiago Camilo faturou a segunda prova. 
GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a Corrida do Milhão da Stock Car em Goiânia com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty. Acompanhe o noticiário aqui.
A cobertura completa da Corrida do Milhão no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da Stock Car em Goiânia
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.