Pirelli confirma retorno à Stock Car após cinco anos e fecha acordo até temporada 2016

Em evento realizado nesta terça-feira (18), em São Paulo, a Pirelli anunciou seu retorno à Stock Car. Num sinal de prestígio à categoria brasileira, Paul Hembery, diretor-esportivo, veio a São Paulo para informar que os pneus terão a mesma tecnologia que os fabricados para a F1

A Pirelli está de volta à Stock Car. Confirmando a informação que foi antecipada pelo Grande Prêmio, a fornecedora italiana de pneus assinou contrato com a principal categoria do automobilismo brasileiro, com vínculo de quatro temporadas. O evento de anúncio da união entre Stock Car e Pirelli foi realizado na manhã desta terça-feira (18), em São Paulo, e contou com a presença de Paul Hembery, diretor-esportivo da fabricante, que participou pessoalmente da conclusão do projeto, num claro sinal de prestígio à categoria – o inglês deve, inclusive, comparecer a pelo menos duas etapas em 2013.

Os pneus serão fabricados na fábrica da Pirelli na Turquia — a mesma que fabrica os pneus para a F1 — e terão a mesma tecnologia da maior categoria do automobilismo mundial. Serão dois os tipos de pneus: PZero, identificados pela cor amarela, para pista seca; Cinturato, que terá a cor azul e será destinado para asfalto molhado. O composto da borracha, por sua vez, foi desenvolvido em conjunto pela Pirelli do Brasil e da Itália e será produzido polo tecnológico de Settimo Torinese, principal instalação da marca. Cerca de cinco mil pneus devem ser fornecidos à Stock Car.

As primeiras unidades dos PZero da Stock Car já estão prontas (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Na última vez que a Pirelli foi fornecedora, em 2007, os pilotos e equipes se queixaram dos P Zero, nacionais, cujo desempenho deixava a desejar, sobretudo nas corridas. Desta vez, os compostos fornecidos pelos italianos serão importados, como foram entre 2004 e 2006. Antes disso, a Pirelli fora parceira da Stock Car desde 1982, sempre com pneus de fabricação nacional. Desde 2008, então, a Stock Car recebeu pneus fabricados pela Goodyear. Contudo, conforme apurou o GP, os pilotos e equipes estavam insatisfeitos com o trabalho da fornecedora norte-americana, e a parceria com a categoria não dava lucro para a Goodyear. Segundo o diretor-geral da Vicar, Maurício Slaviero, o rompimento foi uma decisão "de comum acordo entre as empresas por uma decisão estratégica das duas".

Hembery disse que o retorno de sua companhia ao certame brasileiro foi um projeto que ele mesmo desenvolveu e revelou que as negociações entre a Stock Car e a Pirelli começaram em maio deste ano, após o GP da Espanha de F1. “Eu vim para o Brasil, encontrei com o Maurício e disse: ‘Quero voltar. Temos uma proposta maravilhosa para vocês, em termos de produtos e serviços. Dentro da F1, pudemos ampliar o nosso conhecimento e aprimorar a nossa tecnologia, e sinto que isso nos dá a oportunidade de entrar novamente na Stock Car”, contou o dirigente.

Desde a primeira visita do britânico ao Brasil, dois testes de pista aconteceram. Em ambos, Felipe Giaffone, piloto de testes da JL, empresa que constrói o carro da Stock Car, a JL, quem andou com os compostos. A primeira avaliação aconteceu em julho, em Campo Grande, e a segunda, em novembro, em Tarumã.

Além de Hembery, estiveram presentes no anúncio do acordo o já citado Slaviero e o superintendente da Pirelli na América do Sul, Gianfranco Sgro. O representante da Stock Car agradeceu Hembery pelo envolvimento direto com o projeto. “O Paul se empenhou muito, gostaria de agradecer a ele. A gente está muito satisfeito de retomar essa parceria com a Pirelli. O contrato é de quatro anos, mas temos certeza que vão ser muitos e muitos outros”, afirmou. Slaviero ainda salientou a importância que a marca italiana está dando para esta parceria.

Paul Hembery atuou pessoalmente na elaboração do acordo com a Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Sgro, por sua vez, falou sobre o quão importante o mercado brasileiro é para a Pirelli. “Faz 83 anos que estamos no Brasil, mas ainda temos o gostinho do noivado: gostamos do país e continuamos a ter um relacionamento muito ativo em termos de pesquisa e desenvolvimento, iniciativas comerciais e de parcerias na parte esportiva”, declarou o italiano, falando um bom português, mas com um sotaque bastante carregado.

Ele ainda destacou o porquê de a Pirelli estar tão envolvida com o automobilismo no mundo todo: “Qual a melhor forma de desenvolver tecnologia senão o esporte? É por isso que essas parcerias fazem parte da direção estratégica da companhia”. Hembery acrescentou que “o Brasil e a América Latina são muito importantes para a Pirelli e, para nós, é um enorme prazer estar aqui hoje”. Segundo dados divulgados pela fabricante, a marca está envolvida com 130 campeonatos ao redor do mundo, sendo 50 na América Latina e 15 no Brasil.

Com o retorno à principal categoria do automobilismo brasileiro, a Pirelli terá sua marca exposta em todas as principais classes do turismo nacional. Além da Stock, a marca já é parceira da Vicar no Brasileiro de Marcas, e também fornece compostos para o GT Brasil e a Copa Fiat. A Goodyear, por sua vez, estuda outras propostas para permanecer atuante no automobilismo nacional em 2013

No meio do ‘bando de loucos’

Paul Hembery viajou entre ontem e hoje de Londres para o Brasil para participar do anúncio da parceria com a Stock Car. Na chegada, hoje pela manhã, se deparou com a massa de torcedores do Corinthians que estava no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, para recepcionar o time campeão mundial no último domingo. Sem perder o bom humor, o simpático britânico relatou a experiência em meio a risadas: “Não falo português, mas havia muitas pessoas cantando, dançando, acho que era algo envolvendo futebol, certo?”. Ele é torcedor do Bristol City.

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