Presença de Barrichello valoriza trabalho, dizem pilotos: “Mostra que temos nível mundial”

Para os três primeiros colocados da Corrida do Milhão, poder disputar e superar Rubens Barrichello é uma prova de que o nível da Stock Car é bastante elevado e que os pilotos que estão na categoria podem competir em algo nível em qualquer campeonato

A continuação de Rubens Barrichello na Stock Carjá acertada para 2013 – é vista com bons olhos por outros pilotos da categoria. Para eles, dividir o grid com quem mais disputou corridas na história da F1 valoriza o nível dos pilotos que competem regularmente no certame nacional.

Passadas as três corridas que Barrichello disputou como convidado na equipe Full Time Medley na reta final de 2012, Cacá Bueno, Thiago Camilo e Ricardo Maurício fizeram uma boa avaliação do desempenho do veterano de 40 anos e destacaram como é importante tê-lo na Stock Car.

Barrichello não teve vida fácil e reclamou dos muitos toques nas corridas da Stock Car, mas vai continuar em 2013 (Foto: Rodrigo Berton / Agência Warm Up)

Recém-coroado pentacampeão da categoria, Bueno listou os pilotos que, assim como Barrichello, tem uma reputação internacional para mensurar a importância de suas presenças. “Todos eles valorizam o nosso trabalho aqui e mostram que a gente tem um nível mundial, poderia estar correndo em qualquer outro lugar do mundo”, avaliou Cacá. “Valoriza muito o nosso trabalho um piloto do calibre dele [Barrichello] estar na categoria”, declarou Camilo.

Cacá ainda mencionou o respeito que se tem por Barrichello. “Se ele tiver vontade, que fique. No paddock, vai ser tratado muito bem, mas, na pista, vai continuar a não ser tratado muito bem porque não estamos aqui para dar moleza para ninguém”, adicionou.

Camilo, por sua vez, considerou o desempenho de “Rubinho”, quem considera um amigo, como excepcional. “Para um cara que sai do fórmula para a Stock Car, a adaptação é um pouco complicada. Mas ele sempre teve esse poder de adaptação rápida, e ele provou isso”, destacou. “Já na segunda corrida ele largou entre os dez. Tem pilotos que em dois, três anos, não conseguiram passar para nenhum Q2, não por falta de habilidade, mas porque a categoria é muito equilibrada”, acrescentou o vencedor das duas últimas edições da Corrida do Milhão.

Já Maurício falou da paixão que Barrichello tem pela velocidade. “Todo mundo sabe como ele é apaixonado pelo automobilismo. Qualquer carroça que der para ele, carrinho de rolemã, ele vai estar lá de capacete”, afirmou o vice-campeão de 2012. Para o piloto da RC, Barrichello “não tem que provar mais nada”.

Ao Grande Prêmio, o novato Galid Osman, sensação da prova que encerrou o ano da Stock Car, também comentou sobre o tema: “Ele vai tirar uma grana preta. E gostou da categoria, também. Ele é bom pra cacete”.

Apesar de ter largado na quarta fila do grid nas provas de Brasília e de São Paulo, o desempenho nas corridas não foi o mesmo. Barrichello tem como melhores resultados dois 22º lugares, em Curitiba e na Corrida do Milhão. Na capital federal, ele abandonou prematuramente a disputa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.