Presidente da Americanet é principal investidor de fundo comprador da Stock Car

Lincoln Oliveira é pai de Enzo Bortoleto, CEO da equipe KTF Sports, e surge como maior cotista do fundo United Partners, que adquiriu a Stock Car, apurou o GRANDE PRÊMIO

Lincoln Oliveira é o novo controlador da Stock Car. A notícia foi dada com exclusividade nesta quinta-feira (17) pelo Diário Motorsport e confirmada por Carlos Col, chefão da categoria, ao GRANDE PRÊMIO. Lincoln é o principal investidor do fundo brasileiro United Partners, administrado pela Paraty Capital, que adquiriu 85% das ações da categoria no início do mês, anteriormente pertencentes ao Time 4 Fun (T4F), conglomerado internacional de eventos que controlava a Stock Car desde 2006.

Ainda, o empresário ficou também com os demais 15% da categoria que pertenciam ao Ominicom, após o grupo de publicidade, sediado na cidade americana de Nova York, adquirir as agências de Nizan Guanaes, antigo proprietário das cotas.

Oliveira é fundador e presidente da Americanet, marca que, no Brasil, patrocina a KTF na Stock Car e é uma das principais forças das 500 Milhas de Kart, mas vai atuar no comando da Stock Car sem relação com a empresa que controla desde 1996.

O novo dono da categoria é pai de Enzo e Gabriel Bortoleto. Enzo correu na F3 Britânica, na Stock Light e, recentemente, se tornou CEO da KTF na Stock Car. Gabriel, por sua vez, faz as temporadas 2020 da F4 Alemã e da F4 Italiana com a poderosa equipe Prema.

Lincoln Oliveira é o novo controlador da Stock Car (Foto: Reprodução/LinkedIn)

Sergio Figueiredo, diretor financeiro da Vicar, informou que a Americanet não adquiriu cotas do fundo. O investimento na Vicar foi o primeiro a ser efetivado e outros poderão ocorrer em “negócios correlatos e que agreguem valor ao automobilismo”, explicou ao Diário Motorsport.

Fundo de investimento adquire Stock Car

O fundo de investimento que se tornou acionista majoritário da Vicar foi criado há apenas um mês, apurou o GRANDE PRÊMIO. A Time 4 Fun (T4F), conglomerado internacional de eventos que controlava a Stock Car desde 2006, anunciou oficialmente ao mercado a venda de 85% das ações da Vicar. A notícia inicial apontava que a nova dona seria a desconhecida companhia Veloci Investimentos, abastecida financeiramente pelo fundo United Partners.

Após o anúncio do negócio, a Stock Car confirmou que passou a estar “sob controle acionário de uma nova estrutura de investimentos liderada pelo fundo nacional United Partners”. O comunicado da categoria não faz qualquer menção à Veloci, mas trouxe à tona um terceiro nome: a Paraty Capital.

De acordo com o site da companhia, com sede em São Paulo, a Paraty “administra fundos de investimento que investem em companhias que atuam nos mais variados segmentos” e é “responsável pela gestão de fundos acionistas de empresas promissoras em diversos segmentos do mercado”. A Paraty atua no mercado desde 2013 e tem 12 sócios em sua composição.

Dentro do portfólio da Paraty, surge a United Partners. A busca pelo CNPJ da companhia apontou que sua origem data de 3 de agosto deste ano — há exatamente um mês, pois. A companhia foi criada para investimento específico no automobilismo e tem como sede o endereço da Paraty.

O nascimento de um fundo de investimento leva obrigatoriamente ao surgimento de um acordo em que são especificados a forma de constituição, o público-alvo, o prazo de duração, a administração e a oferta de cotas e o montante da oferta, dentre outros itens. O regulamento de 48 páginas especificou que o valor total para composição das cotas é de R$ 38,5 milhões, com preço de emissão de cota mínimo de R$ 1.000.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube