Prévia: Em clima de decisão, Stock Car realiza esperada estreia em Curvelo

O Circuito dos Cristais vai receber a Stock Car pela primeira vez neste fim de semana. A estreia de Curvelo é um esperado alento para o automobilismo brasileiro, que finalmente conta com uma nova praça e em um centro que precisava de um bom local de competições: vai ser a primeira vez que a categoria vai correr em Minas Gerais, que verá uma etapa que vai definir quem vai chegar a Interlagos na luta pelo título

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O automobilismo brasileiro terá um grande motivo para comemorar neste fim de semana. A tão sonhada estreia do Circuito dos Cristais, em Curvelo, em uma competição de nível internacional, vai acontecer nos próximos dias com a disputa da 11ª e penúltima etapa da Stock Car, além também das rodadas duplas do Brasileiro de Turismo e do Brasileiro de Marcas. Localizada ao centro de Minas Gerais e distante 150 km da capital, Belo Horizonte, Curvelo, o ‘Portal do Sertão’, vai ser o palco da primeira etapa mineira da história da Stock Car. E uma etapa que promete muitas emoções, como tem sido toda a temporada 2016 da principal categoria do automobilismo nacional, que vive dias de decisão e definição dos postulantes ao título na corrida final, em Interlagos.

 
A Stock Car chega a Curvelo com oito pilotos ainda alimentando chances de chegar ao título, que vai ser definido em 11 de dezembro no circuito paulistano. Com a pontuação dobrada que será distribuída em Interlagos, todos os pilotos que terminarem o fim de semana em Minas Gerais com menos de 60 pontos de diferença para o líder do campeonato vão chegar com possibilidades de levantar o caneco.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Vista aérea da reta dos boxes em Curvelo (Foto: TecRacing/Divulgação)
Depois da chuvosa rodada dupla de Goiânia, muitos grandes nomes e sempre no rol dos favoritos caíram fora da luta pelo título: Cacá Bueno é o mais laureado desta lista, que conta também com outros ‘botas’ da Stock Car como Allam Khodair, Ricardo Maurício, Átila Abreu, Thiago Camilo e Ricardo Zonta, além de Julio Campos e Sergio Jimenez. Entre os postulantes à taça estão, pela ordem de classificação: Felipe Fraga, Rubens Barrichello, Valdeno Brito, Daniel Serra, Marcos Gomes, Max Wilson, Diego Nunes e o forte gaúcho Vitor Genz.
 
Com 45 pontos em jogo no fim de semana em Curvelo e considerando a vantagem de 29 pontos de Fraga para Barrichello, é muito, mas muito pouco provável que o Circuito dos Cristais veja a definição do campeão com uma etapa de antecipação. Fica a quase certeza que Fraga vai para Interlagos como líder do campeonato, com Barrichello lutando pelo bi e o aguerrido Valdeno correndo por fora. 
 
Para Serrinha, o atual campeão Marcos Gomes, Max, Diego — um dos grandes nomes do campeonato — e Vitor Genz, outro destaque de 2016, só mesmo uma combinação pouco plausível de resultados garantiria a ida para Interlagos em condições de chegar ao título.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A maior parte dos pilotos vai para Curvelo meio que no escuro. Poucos competidores tiveram a chance de acelerar no Circuito dos Cristais: Gabriel Casagrande, Lucas Foresti, Galid Osman, Diego Nunes e até mesmo Barrichello já tiveram a chance de ter uma primeira impressão sobre um traçado bastante seletivo, com 4.420 m de extensão. Bia Figueiredo se divertiu com os nomes inusitados dos trechos do novo circuito mineiro.

"A reta mais longa leva o nome de 'Adeus Mamãe', por conta de seus 800 m de extensão, mas ainda é um mistério para mim o nome dado para as curvas: o "S" da Cabeça e Curva da Orelha. Além disso, temos o Pequizeiro, o Anzol, a Cauda da Onça, 3 raios, as Gêmeas, o Boomerang e o Cotovelo. Tem gente que irá se divertir com esta transmissão. Acho que a pessoa que deu os nomes para as curvas e retas dessa pista é a mesma que dá nome para esmaltes e operações da Polícia Federal", brincou a única mulher no grid da Stock Car.

Nunes e Foresti, que já conhecem o traçado, fizeram uma descrição do que vem por aí. "Andei na pista com um Celta do Campeonato de Turismo da região. É bem mais lento que o Stock Car, mas deu para pegar a manha da pista, com certeza vamos andar bem, pois temos essa vantagem. O circuito tem dezoito curvas e é uma pista muito difícil, bem técnica", avaliou o piloto da Bassani. "É uma pista muito legal, uma grande iniciativa que só traz benefícios a quem vive do automobilismo e para a cidade, que se tornará um polo de referência no esporte, pois é um traçado espetacular, com subidas, descidas, curvas de todos os tipos e várias retas. Já andei de Stock ali na terra, agora quero ver como será no asfalto!", contou Foresti.

A Stock Car vai correr pela primeira vez em Minas Gerais neste fim de semana (Foto: Duda Bairros/Vicar)
No fim das contas, um dos grandes desafios do fim de semana vai ser encontrar o acerto ideal para a rodada dupla em uma pista ainda desconhecida da maior parte do grid. E o fato de que estão todos mais ou menos no mesmo barco pode embaralhar o jogo de forças e proporcionar algumas boas surpresas em Minas Gerais.
 
E está quase tudo pronto para Curvelo receber a Stock Car. É o que diz Marco Túlio Ferreira dos Santos, diretor da TecRacing, empresa responsável pela gestão e construção da mais nova praça do autódromo brasileiro. 
 
"Em setembro nós abrimos as portas do Circuito dos Cristais para competições regionais e intensificamos o ritmo das obras com a aproximação da etapa da Stock Car. Defensas e alambrados adicionais foram instalados para aumentar a segurança da pista, seguindo instruções da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo); torre de cronometragem e cobertura da área de camarotes sobre os boxes também foram ampliadas”, detalhou Marco Túlio.
 
 
Previsão do tempo
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A chuva que deu as caras com força em Goiânia deve voltar a aparecer neste fim de semana em Curvelo. Mas não para a rodada dupla no domingo. Na sexta-feira, dia dos primeiros treinos livres no Circuito dos Cristais, a previsão, segundo o site ‘Climatempo’, é de sol com muitas nuvens ao longo do dia, compreendendo chance de chuva a qualquer momento. Será o dia mais quente do fim de semana, com a temperatura ambiente alcançando uma máxima de 30ºC.

 
Já no sábado, a perspectiva é de garoa, sobretudo pela manhã. A tendência é que o dia seja de céu nublado com a abertura do tempo à tarde para o sol dar o ar da sua graça. A temperatura máxima não deve passar dos 26ºC. Já no domingo, não deve chover, com o sol aparecendo entre nuvens e a temperatura ambiente ficando em 28ºC.
O novo Circuito dos Cristais tem pouco mais de 4 km de extensão (Foto: TecRacing/Divulgação)
Programação do fim de semana
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O fim de semana em Curvelo começa com os carros do Brasileiro de Marcas na pista para um shakedown de 20 minutos a partir das 8h (horário brasileiro de verão), sendo seguido pelo treino extra do Brasileiro de Turismo, também com duração de 20 minutos, enquanto a Stock Car vai à pista para dez minutos de shakedown a partir das 9h. Em seguida, os pilotos da principal categoria do automobilismo nacional voltam ao Circuito dos Cristais para o treino extra, com 25 minutos para cada um dos dois grupos de competidores.

 
A sexta-feira tem sequência com os treinos livres propriamente ditos: o Brasileiro de Marcas volta à pista com a primeira sessão, também dividia em dois grupos de pilotos, a partir de 10h25. O Brasileiro de Turismo acelera em Curvelo ao meio-dia, numa sessão de 40 minutos de duração. Às 12h50, a Stock Car realiza seu primeiro treino livre no fim de semana, com uma hora para cada um dos dois grupos de pilotos. O intenso dia se encerra com o segundo treino do Brasileiro de Marcas, a partir de 15h05, e depois com a segunda sessão do Brasileiro de Turismo, às 16h40.
 
O sábado será ainda mais movimentado em Curvelo e terá início às 8h30 com o shakedown do Brasileiro de Marcas, seguido por outro shakedown, o do Brasileiro de Turismo. Às 9h10, a Stock Car volta ao Circuito dos Cristais para o segundo treino livre, a partir de 9h10. Às 10h50, o Brasileiro de Marcas define o grid de largada da primeira corrida do fim de semana, enquanto o Brasileiro de Turismo realiza seu treino classificatório pouco depois, às 11h15. 
 
A partir de 12h30, será a vez da Stock Car definir a ordem do grid com a disputa da tomada de tempos, com transmissão ao vivo pelo SporTV. Às 14h25, o Brasileiro de Marcas realiza sua primeira corrida em Curvelo, enquanto o Brasileiro de Turismo fecha a programação de sábado com a disputa da primeira prova da rodada dupla, com transmissão AO VIVO pelo GRANDE PRÊMIO.
Barrichello e Fraga protagonizam a luta pelo título da temporada 2016 da Stock Car (Foto: Miguel Costa Jr.)
O domingo começa com o desfecho da rodada dupla do Brasileiro de Marcas em Curvelo a partir de 8h55. Às 10h20, o Brasileiro de Turismo larga para a segunda corrida do fim de semana. Depois do período de uma hora, a partir de 11h10, para visitação aos boxes e Volta Rápida, a Stock Car fecha o cronograma com sua rodada dupla derradeira da temporada. A 11ª etapa da temporada 2016 começa às 13h com a disputa da corrida 1, enquanto a prova que fecha a programação em Curvelo larga às 14h10, com transmissão ao vivo pelo SporTV.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.